Motor da versão 2018, além de eficiente, chama a atenção pela beleza de sua construção. Motocicleta chega ao mercado por R$ 35.500
Texto: Redação
Fotos: Gustavo Epifânio/Jéfferson John
Honda CBR 650F
A CBR 650F vem com visual mais moderno, com novas cores e grafismos, transmitindo força e robustez ao modelo. A versão do tetracilindro Honda de 649 cm3 que equipa tanto a naked CB 650F como a esportiva CBR 650F preserva o genuíno DNA dos “quatro em linha” da marca, onde o típico urro de escape está aliado à performance superior, economia de exercício e extrema confiabilidade.
A bancada dos cilindros inclinada 30º à frente, o câmbio verticalizado e o compacto motor de arranque situado atrás da bancada propiciou ao motor dimensões longitudinais contidas, favorecendo um posicionamento ideal no chassi. Ela possui freios ABS que evitam o travamento das rodas em frenagens bruscas.
O cabeçote DOHC (Double Over Head Camshaft) é dotado de comandos que acionam diretamente as quatro válvulas por cilindro. Os pistões têm saia assimétrica que reduz o atrito com a parede dos cilindros, dotada de um tratamento de superfície destinado a favorecer a dispersão de calor e reduzir o consumo de lubrificante.
Arrefecido a líquido, nesta versão 2018 a potência máxima cresceu dos 87 cv a 11.000 rpm para 88,5 cv ao mesmo regime. O torque permaneceu de 6,22 kgf.m a 8.000 rpm enquanto o câmbio, sempre de seis velocidades, recebeu relações mais curtas na 2ª, 3ª e 4º marcha, privilegiando as acelerações e retomadas de velocidade em qualquer condição de uso.
Impressões do Piloto
Fabio Amorim Soares, de 53 anos, delegado da Polícia Federal: “A CBR 650F é uma moto muito dócil, boa de curva, com um motor muito potente e freios muito bons. Com certeza, quem pilotar essa máquina vai se apaixonar. Agradeço à Honda e à Moto Adventure pelo convite e por proporcionar essa experiência fantástica”.
Características marcantes
– Som do motor
– Nova transmissão
– Nova suspensão dianteira
– Posicionamento de pilotagem
– Farol em LED
– 4 Cilindros
– Facilidade na condução
– Novo design
FICHA TÉCNICA:
MOTOR
Tipo: DOHC, Quatro cilindros 4 tempos, refrigeração líquida
Cilindrada: 649cc
Potência máxima: 88,5 cv a 11.000 rpm
Torque máximo: 6,22 kgf.m a 8.000 rpm
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 67,0 x 46,0 mm
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 8,6 Ah
Farol: LED
CAPACIDADE
Tanque de combustível/Reserva: 17,3 litros
Óleo do motor: 3,5 litros
DIMENSÕES
Comprimento x Largura x Altura: 2107 x 753 x 1149 mm
Distância entre eixos: 1449 mm
Distância mínima do solo: 133 mm
Altura do assento: 810 mm
Peso seco: 200 kg
CHASSI
Tipo: Diamond Frame
Suspensão dianteira/Curso: Garfo telescópico / 120 mm
Suspensão traseira/Curso: Mono Shock / 128 mm
Freio dianteiro/Diâmetro: A disco / 320 mm (ABS)
Freio traseiro/Diâmetro: A disco / 240 mm (ABS)
Pneu dianteiro: 120/70 – 17M/C
Pneu traseiro: 180/55 – 17M/C
PREÇO SUGERIDO: R$ 35.500,00
VEJA TAMBÉM: Especial Honda: CRF 1000L Africa Twin TE – Viagens Inesquecíveis.