Além do apelo off road, a motocicleta vem com acessórios indispensáveis para viagens e tecnologia que facilita a condução

Texto: Redação
Fotos: Gustavo Epifânio/Jefférson John

Honda CRF 1000L Africa Twin TE

Uma Africa Twin ainda mais poderosa! A Honda CRF 1000L Africa Twin TE chega com design marcante, projetado para obter a melhor aerodinâmica e contribuir para uma pilotagem versátil. A moto oferece agressividade para o extremo off road, conforto para viagens e agilidade na cidade. Seu conjunto óptico é especial e conta com lanterna e piscas em LED, que acentuam seu design agressivo e garantem excelente visibilidade em pilotagem noturna.

O novo painel da motocicleta conta com duas telas de LCD, o computador de bordo permite a visualização do funcionamento do motor e do consumo de combustível, ou seja, tudo que você precisa saber sobre a máquina durante sua aventura. A Africa Twin TE supera obstáculos em qualquer terreno. As rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira reduzem o impacto causado pelas imperfeições do solo.

No chassi, a moto exibe berço semiduplo em aço com amplo ângulo de direção, o que garante conforto nos mais variáveis tipos de terreno e velocidade. Com motor bicilíndrico paralelo de 999cc com cabeçote OHC Unicam derivado das CRFs de competição. Leve e compacto, contribui para a distribuição de massas e posicionamento ideal do centro de gravidade. Para deixar claro, essa versão que testamos, a denominada “TE” vem com 3 maleiros e o para-brisa um pouco mais alto que o outro modelo.

Impressões do Piloto

Cezar Augusto de Souza Oliveira, mais conhecido como Cesinha, advogado, de 41 anos: “Tive o prazer de participar desse projeto da Honda e pilotar quase todas as motocicletas envolvidas. Em especial, minha missão foi avaliar a Africa Twin. Se engana quem vê uma motocicleta daquele tamanho e pensa que é algo difícil de conduzir. Trata-se de uma máquina maravilhosa, versátil, muito leve e fácil de pilotar. Recomendo o test ride!”, afirma Cezinha.

Características marcantes

– Habilidade On/Off

– Tamanho da roda

– Performance do Motor

– Espírito Aventureiro

– Conceito True Adventure

FICHA TÉCNICA:

MOTOR

Tipo: OHC, 2 cilindros, 4 tempos, arrefecido a líquido

Cilindrada: 999,1 cc

Potência máxima: 90,2 cv a 7.500 rpm

Torque máximo: 9,3 kgf.m a 6.000 rpm

Transmissão: 6 velocidades

Sistema de partida: Elétrico

Diâmetro x Curso: 92,0 x 75,1 mm

Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI

Combustível: Gasolina

SISTEMA ELÉTRICO

Ignição: Eletrônica

Bateria: 12V – 11,2 Ah

Farol: LED

CAPACIDADE

Tanque de combustível/Reserva: 18,8 litros / 3,6 litros

Óleo do motor: 4,9 litros

DIMENSÕES

Comprimento x Largura x Altura: 2334 x 932 x 1478 mm

Distância entre eixos: 1574 mm

Distância mínima do solo: 250 mm

Altura do assento: 870 / 850 mm (STD / LOW)

Peso seco: 212 Kg (versão sem acessórios)

CHASSI

Tipo: Berço Semiduplo

Suspensão dianteira/Curso: Garfo telescópico / 230 mm

Suspensão traseira/Curso: Pro-link / 220 mm

Freio dianteiro/Diâmetro: A disco / 310 mm (ABS)

Freio traseiro/Diâmetro: A disco / 256 mm (ABS)

Pneu dianteiro: 90/90 – 21M/C

Pneu traseiro: 150/70 – 18M/C

PREÇO SUGERIDO: R$ 64.400,00

Acompanhe o depoimento do piloto:

VEJA TAMBÉM: Especial Honda: CB 500X – DNA Aventureiro.