CEO da Omno Motorcycle Company Support aborda questões sobre estratégias para conquistar o coração dos clientes

Texto: Oswaldo Fernandes Junior
Fotos: Divulgação

Cada vez mais as empresas buscam modelos que proporcionem produtos diferenciados e, consequentemente, ações de marketing e vendas com maior participação de mercados e lucratividade. Mas, nem sempre assim ocorre. Seja por falha em desenvolvimento de produtos ou programas inadequados, ou até pela capacidade de integrar programas diferenciados, inovadores e mundiais. Muitas companhias pecam, investem de forma errada e perdem clientes com estratégias fora de foco.

Atualmente, diversos programas de avaliação pessoal em relação aos produtos ofertados passam a ser entendidos como “experiência ao cliente”. Nenhum produto industrializado tem experiência embarcada. As soluções devem ser propostas de acordo com a personalidade, interesse e desafio de cada cliente ou grupos de clientes com mesmas características e afinidades.

Existem diversas formas de proporcionar experiências únicas e inesquecíveis aos clientes e, cada vez mais, as empresas devem dar total atenção a esse tipo de ação. Experiências são atividades que marcam a personalidade de um indivíduo. No entanto, o modo como cada pessoa encara os acontecimentos, o significado que lhes atribuem e a forma como os integram, depende das suas características físicas, emocionais e psicológicas, ou seja, é um reflexo da própria personalidade.

Ter clientes fiéis e apaixonados é o sonho de toda marca/empresa. No entanto, conquistar a confiança e cair no gosto dos clientes exige uma série de tarefas de desenvolvimento, planejamento, criatividade, avaliação, estratégia e formação de valor (aos clientes e, principalmente, aos funcionários da empresa).

O desenvolvimento de novas experiências é associado ao aumento na produção de serotonina, responsável pela geração de novos neurônios e integração deles no hipocampo, uma região do cérebro que suporta o aprendizado e a memória, com isto, permitimos ao cérebro uma maior flexibilidade com novas informações. Possibilita também a redução dos níveis de cortisol na corrente sanguínea, em conseqüência, redução do hormônio de estresse.