ktm-1290-super-adventure-2021-moto-adventure

Além do novo design, motocicleta conta com novo controle adaptativo de velocidade e será comercializada em duas versões.

Vieram à tona hoje novas fotos-espiãs que revelam que a KTM está prestes a tirar do forno as novas versões da sua aventureira 1290 Super Adventure, nas versões R e S. Estas novas imagens revelam um protótipo já muito próximo de sua versão final para produção, incluindo elementos como protetores laterais e de motor, malas laterais e até mesmo, protetores de mão. A motocicleta apresenta visual renovado e ainda mais contemporâneo, além de outras mudanças funcionais.

ktm-1290-super-adventure-2021-moto-adventure
KTM 1290 Super Adventure versão R

Saindo na frente

Claro que a moto não poderia deixar de contar com eletrônica top de linha. Localizada entre e abaixo do farol está uma caixa preta que é o coração do novo cruise control adaptativo, um dos trunfos tecnológicos da KTM e que foi apresentado a jornalistas a cerca de dois anos. Marcas como BMW e Ducati também já estão preparando suas motos para receberem este sistema, mas pelo andar da carruagem, ops, da moto, a KTM pode estar saindo na frente nesta corrida.

Este sistema trabalha regulando automaticamente a velocidade da motocicleta para manter uma distância de segurança dos demais veículos que seguem à frente, independentemente do seu tamanho. NO caso da KTM, esta novidade será oferecida como um item opcional.

ktm-1290-super-adventure-2021-moto-adventure
A nova carenagem oculta boa parte do quadro da motocicleta

Visualmente a mudança mais significativa sofrida pela motocicleta se deu com as novas carenagens, que agora cobrem quase todo o motor bicilíndrico LC8 de 1301 cm3. As linhas angulares conferiram um toque mais moderno à moto (embora mais robótico), seguindo uma linha que já tínhamos visto na 790 Adventure. Para baixar o centro de massas da moto, agora o tanque de combustível está dividido em duas metades, o que também contribuiu para aumentar sua capacidade em relação aos 23 litros presentes na versão atual.

A nova 1290 Super Adventure sairá em duas versões: a S, calçada com rodas de alumínio 19″ na frente e 17″ atrás e a versão R, esta, com mais vocação on/off-road, com rodas raiadas 21/18″.

ktm-1290-super-adventure-2021-moto-adventure
Versão R contará com rodas de alumínio

Controle e Euro5

Contrariando a tendência de apresentar faróis menores, a 1290 Super Adventure 2021 traz um conjunto óptico frontal grande, o que pode suscitar a presença de lâmpadas de acendimento adaptativo em curvas.

As fotos também mostram um para-brisas redesenhado para a versão S, que oferece maior proteção ao piloto e que aparentemente, mantém a opção de regulagem. Já na versão R, o pára-brisa foi reduzido, estando visualmente mais próximo da versão atual. O manípulo de regulagem agora está mais triangular, para ampliar o torque.

ktm-1290-super-adventure-2021-moto-adventure

Com boa parte do quadro oculto pelas novas carenagens, este permanece um treliçado com sutis modificações, apresentando, agora, um novo sub-quadro destacável em alumínio, com tubos mais grosso. O quadro elástico agora está mais encorpado, o que sugere a busca por maior rigidez e mais apropriado para trabalhar com um conjunto de suspensões eletrônicas da WP.

E aí, o que achou da novidade?

Let’s go together!

Com informações e fotos de ADV Pulse