Criado com o objetivo de reunir os proprietários e aficionados pela motocicleta, clube tem se fortalecido e atraído um número cada vez maior de participantes.
Texto: André Ramos
Fotos: Arquivo Gold Wing Club do Brasil
O Gold Wing Club do Brasil é o único moto clube do país que reúne proprietários desta exclusivíssima motocicleta da marca japonesa. Ele surgiu a partir da ideia de um proprietário chamado Wilsinho, que há cerca de dez anos buscou reunir os aficionados pela motocicleta espalhados pelo país.
Conseguiu realizar dois eventos no estado de São Paulo, um em Campos do Jordão e outro no Guarujá, mas por não ter habilidade com as ferramentas da internet, acabou não conseguindo levar a ideia adiante, até que há cerca de seis anos, Paulo Duarte Coutinho, um apaixonado por Gold Wing, decidiu encampar a ideia.
Por ser proprietário da Drop Red-Red Bikes, uma oficina de São Paulo (SP) especializada na manutenção e customização destas motocicletas, e possuir um cadastro com muitos nomes de proprietários de Gold Wing no país, Coutinho criou um grupo de Whatsapp para servir como um hub de contato com estas pessoas.
“A aceitação do pessoal foi tão boa que rapidamente chegamos ao limite de 256 pessoas imposto pelo Whatsapp e isso fez com que começássemos a criar grupos regionais de proprietários. Assim surgiram as regionais Sul (RS, PR e SC), Minas Gerais, Centro-Oeste (Goiânia e Brasília), Rio de Janeiro, Nordeste e, claro, São Paulo”, destaca Coutinho, que está em sua 18ª Gold Wing. “Isso foi muito legal, pois muitas pessoas se conheceram a partir do clube e começaram a sair juntas, o que não acontecia antes, e hoje conversamos diariamente”, complementa.
O primeiro evento aconteceu em Araxá (MG), e foi o maior encontro de Gold Wing do Brasil: estiveram presentes nada menos que 181 motocicletas. Neste mesmo evento, já foi agendado o próximo, que aconteceu em Salvador (BA) e deste surgiu o terceiro, que aconteceu em novembro do ano passado, em Foz do Iguaçu (PR).
Para este ano estava programado um novo encontro, que aconteceria durante o Brasília Moto Capital, mas devido à pandemia, foi adiado para acontecer na mesma cidade, mas entre os dias 15 e 18 de outubro.
Paulo Coutinho explica que até antes da pandemia, realizavam dois eventos por ano mas agora, quatro novas datas estão programadas.
Para tentar minimizar os impactos negativos da pandemia, o Gold Wing Club tem feito um trabalho filantrópico em alguns pontos da capital paulista, distribuindo marmitex para pessoas em situação de rua. Todas as noites, a Kombi da entidade, batizada de “Jéssica”, sai pelas ruas da cidade para levar, muitas vezes, a única refeição para centenas de pessoas.
“Este grupo está crescendo. Criou-se uma afinidade e um respeito muito grande com esses usuários, que até então, não tinham com quem andar, mas que agora estão unidos em torno deste clube”, explica Coutinho, que encerra deixando um agradecimento a todos que fazem parte e renovando o convite para que participem do próximo evento, em Brasília (DF).