Honda-anuncia-eletrificação-de-suas-motocicletas-durante-a-década-de-2040

Marca planeja apresentar dez ou mais modelos de motocicletas elétricas globalmente até 2025 e visa aumentar as vendas anuais de modelos elétricos para 1 milhão de unidades nos próximos cinco anos e 3,5 milhões de unidades (equivalente a 15% das vendas totais) a partir de 2030.

A Honda realizou uma coletiva de imprensa internacional na semana passada onde definiu sues objetivos e estratégias para os próximos anos e deixou claro que o caminho rumo à eletrificação de seus produtos e atividades é irreversível.

Veja abaixo o resumo do que foi comunicado pela empresa.

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Honda U-GO. Foto: Divulgação

1. Abordagem em relação à neutralidade de carbono das motocicletas

Para atender uma variedade de usos e necessidades dos clientes em todo o mundo, a Honda oferece uma ampla gama de produtos no segmento de motocicletas, desde pequenos modelos para o deslocamento diário até modelos maiores, voltados para o lazer, que são usados globalmente, tanto em países emergentes quanto desenvolvidos. Em nações emergentes, especialmente, há uma grande demanda por motocicletas, principalmente modelos para o deslocamento diário, como uma solução para as pessoas em sua vida cotidiana.No entanto, a popularização dos modelos elétricos enfrenta desafios como um maior peso do veículo e os preços mais altos. Adicionalmente, a demanda por modelos elétricos depende, em grande parte, de incentivos governamentais, regulamentações e disponibilidade de infraestrutura de carregamento em cada mercado.


Considerando essas circunstâncias, a Honda irá acelerar a eletrificação das motocicletas como o foco principal das estratégias ambientais para o negócio no segmento de duas rodas, enquanto também continuará avançando nos modelos com motores de combustão interna, visando alcançar a neutralidade de carbono para todas as motocicletas durante a década de 2040. Além disso, a Honda continuará liderando a indústria na vanguarda de suas iniciativas ambientais.
 

Para alcançar a neutralidade de carbono e, ao mesmo tempo, atender a ampla gama de necessidades dos clientes e de ambientes de uso, característicos das motocicletas, a Honda continuará com suas iniciativas para reduzir as emissões de CO2 dos modelos de combustão interna, desenvolvendo também modelos compatíveis com combustíveis neutros em carbono, assim como a mistura gasolina-etanol. Para ser mais específico, adicionalmente ao Brasil, onde já estão disponíveis modelos de motocicletas Flex (E100)*1, a Honda planeja introduzir modelos Flex também na Índia, um dos principais mercados de motocicletas. O plano é introduzir os modelos flex (E20)*1 a partir de 2023 e modelos flex (E100) em 2025.

*1 Combustível de mistura gasolina-etanol. Várias taxas de mistura estão disponíveis, de 100% gasolina a 100% etanol. E100 é 100% etanol, enquanto E20 é 20% etanol.

2. Iniciativas de eletrificação

Antecipando a expansão do mercado, a Honda apresentará motocicletas elétricas que atendem a uma ampla gama de necessidades dos clientes. Considerando modelos para o deslocamento diário e os voltados para o lazer, a Honda apresentará mais de dez novos modelos de motocicletas elétricas até 2025, com o objetivo de atingir vendas anuais de motocicletas elétricas de 1 milhão de unidades nos próximos cinco anos e 3,5 milhões de unidades (aproximadamente 15% do total de vendas) a partir de 2030.

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Seguem detalhes do plano de lançamento dos produtos:

(1) Motocicletas elétricas para deslocamentos diários

À medida que os negócios estão se tornando mais conscientes em relação ao meio ambiente, a demanda por modelos de motocicletas elétricas para uso comercial tem aumentado nos últimos anos. Para atender a essa demanda, a Honda vem oferecendo os modelos da série Honda e: Business Bike e acelerando o lançamento global de motocicletas elétricas de uso empresarial. Além de fornecer um modelo da série Honda e: Business Bike para o Japan Post (serviço de postagens do Japão) e Vietnam Post Corporation*2 para entregas pelo correio, a Honda está atualmente realizando testes conjuntos com a Thailand Post Company Limited*3 e planejando iniciar a produção e vendas do Benly e: na Tailândia antes do final deste mês. Esses modelos da série Honda e: Business Bike estão equipados com baterias intercambiáveis Honda Mobile Power Pack (MPP), que são adequadas para uso comercial de entrega de pacotes pequenos e atendem questões relacionadas à autonomia e tempo de carregamento, que são os principais desafios que precisam ser abordados para realizar o uso generalizado de motocicletas elétricas.

Para uso pessoal, a Honda planeja lançar dois modelos elétricos para o deslocamento diário entre 2024 e 2025 na Ásia, Europa e Japão. Prevendo o futuro do mercado, da utilização e dos avanços tecnológicos, a Honda está explorando uma gama de futuros modelos de uso pessoal, incluindo aqueles equipados com uma fonte de energia além das baterias substituíveis.

(2) Deslocamento diário EMs*4 / EBs*5

Atualmente, EMs e EBs respondem por mais de 90% das vendas globais de motocicletas elétricas em todo o setor (aproximadamente 50 milhões de unidades). Na China, o maior mercado de motocicletas elétricas do mundo, os EMs/EBs são amplamente adotados como uma forma conveniente de mobilidade cotidiana, e a Honda oferece esses produtos aproveitando sua infraestrutura de fornecedores locais e operações de desenvolvimento/fabricação. Com a expectativa de que a demanda por EMs/EBs irá se expandir globalmente, a Honda planeja lançar um total de cinco modelos EM e EB compactos e acessíveis até 2024 na Ásia, Europa e Japão, além da China.

(3) Modelos elétricos para o lazer

Além dos modelos elétricos para o deslocamento diário, a Honda está desenvolvendo ativamente modelos eletrificados na categoria de alta cilindrada. Com base em sua plataforma atualmente em desenvolvimento, a Honda planeja lançar um total de três modelos elétricos no Japão, EUA e Europa entre 2024 e 2025. A Honda também apresentará o modelo Kids Fun EV, projetado para transmitir a alegria de pilotar para a próxima geração.

*2 Serviço Postal Vietnamita

*3 Serviço Postal da Tailândia

*4 EM — Eletric Moped: Categoria de ciclomotor elétrico. Velocidade máxima: 25km/h-50km/h

*5 EB — Eletric Bikes: Categoria de bicicleta elétrica, não incluindo bicicletas elétricas. Velocidade máxima: 25km/h ou menos.

Com base em seu conhecimento competitivo “Monozukuri” (palavra em japonês que significa “arte de produzir coisas”), acumulado ao longo do desenvolvimento e aplicação de plataformas para modelos movidos a motores de combustão interna, a Honda desenvolverá e aplicará plataformas de motocicletas elétricas que combinam os três componentes principais para veículos elétricos — a bateria, o PCU e o motor elétrico — com a carenagem. Ao atender às necessidades dos clientes com um Monozukuri altamente eficiente, a Honda continuará a oferecer a alegria da mobilidade com modelos de motocicletas elétricas a um preço acessível.

Em relação à bateria, um componente central dos veículos elétricos, a Honda pretende equipar seus modelos de motocicletas elétricas com uma bateria em estado sólido que a empresa está desenvolvendo atualmente, fazendo uso ativo de seus próprios recursos.

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3. Uso mais suave e inteligente de motocicletas elétricas

O aprimoramento da infraestrutura de carregamento e a padronização das especificações das baterias são vitais para a ampla adoção de motocicletas elétricas. Como parte do aprimoramento da infraestrutura de carregamento, a Honda está trabalhando para popularizar o compartilhamento de baterias.

(1) Popularização do compartilhamento de baterias

– A Honda estabeleceu uma joint venture na Indonésia, um dos maiores mercados de motocicletas, para operar um serviço de compartilhamento de baterias utilizando MPPs (Mobile Power Package) e motocicletas movidas a MPP. A JV está atualmente operando um serviço de compartilhamento de baterias em Bali.


– Na Índia, a Honda planeja iniciar seu serviço de compartilhamento de baterias para táxis triciclos elétricos (os chamados “riquixás”) até o final deste ano. A Honda também planeja expandir suas iniciativas para popularizar o compartilhamento de baterias para outras nações asiáticas.


– No Japão, em abril deste ano, a ENEOS Holdings, Inc. e os quatro maiores fabricantes japoneses de motocicletas*6 incorporaram em conjunto a Gachaco, Inc., que fornecerá um serviço de compartilhamento de baterias intercambiáveis padronizadas para motocicletas elétricas e desenvolverá infraestrutura para esse serviço. A empresa planeja iniciar seu serviço de compartilhamento de baterias de motocicletas até o final desse ano.

(2) Padronização de baterias

– No Japão, quatro grandes fabricantes japoneses de motocicletas concordaram com especificações comuns para baterias substituíveis com base na diretriz JASO TP21003*7


– A Honda está trabalhando para a padronização de baterias intercambiáveis enquanto participa de um consórcio de baterias na Europa*8 e trabalha com uma empresa parceira na Índia.
 

*6 Honda, Kawasaki Motors, Ltd., Suzuki Motor Corporation e Yamaha Motor Co., Ltd.

*7 O documento técnico TP21003 da Society of Automotive Engineers of Japan, Inc. Organization (JASO), a “Diretriz para Baterias Trocáveis de Veículos Elétricos de Duas Rodas”

*8 Consórcio de baterias de motocicletas intercambiáveis estabelecido com o objetivo de alcançar ampla adoção de motocicletas elétricas e outros produtos de mobilidade elétrica de pequeno porte.

Para aumentar o valor agregado de suas motocicletas elétricas, a Honda pretende transformar seus negócios de um foco em vendas não recorrentes de hardware (produto) para um modelo de negócios recorrente que combina hardware e software.
 

Na área de desenvolvimento de software, a Honda está trabalhando com sua subsidiária de software, Drivemode*9, para aprimorar a criação de novo valor para seus produtos de motocicletas elétricas no âmbito da conectividade. Começando com o modelo elétrico para o deslocamento diário, programado para ser colocado à venda em 2024, a Honda oferecerá recursos de experiência do usuário (UX) que enriquecem continuamente a qualidade da pilotagem por meio da conectividade, como oferecer opções de rotas ideais que levam em consideração o alcance restante, notificação de ponto de carregamento, treinamento de pilotagem segura e suporte de serviço pós-venda.
 

Olhando para o futuro, a Honda trabalhará para o estabelecimento de uma plataforma conectada, em que maior valor será gerado não apenas conectando suas motocicletas, mas vinculando uma ampla gama de produtos Honda e realizando conectividade além de seus domínios de produtos.


*9 Desenvolvedor de software que transforma UX em mobilidade. O Drivemode cria uma tecnologia de direção mais inteligente, segura e conectada para todos na estrada.