CRF1100L-Africa-Twin-2026

A grande novidade é a chegada da roda de 19 polegadas equipando as versões DCT da CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports, opção particularmente indicada aos que pretendem usar a big trail Honda em percursos predominantemente rodoviários.

A Honda anunciou oficialmente a chegada das novas CRF1100L Africa Twin 2026, reforçando a tradição do modelo que, desde o renascimento em 2015, se consolidou como um dos principais nomes do segmento big trail. A nova linha mantém a filosofia True Adventure, aprimorada ao longo dos últimos dez anos, e introduz melhorias em ergonomia, aerodinâmica, eletrônica e configurações distintas para uso on-road e off-road.

CRF1100L Africa Twin 2026

Evolução contínua de uma lenda

Relançada em 2015 com motor bicilíndrico paralelo e um pacote ciclístico voltado para a aventura real — rodas 21”/18”, suspensões de longo curso e foco total em baixas massas — a Africa Twin reabriu caminho para big trails mais leves, ágeis e orientadas ao uso misto. Ao longo dos anos, a Honda incorporou modos de pilotagem, controle de tração HSTC, IMU de seis eixos, versões Adventure Sports e, posteriormente, o câmbio DCT — hoje produzido também na fábrica de Manaus.

Em 2026, a família Africa Twin mantém essa trajetória, oferecendo três versões bem definidas:

  • CRF1100L Africa Twin MT (câmbio manual)
  • CRF1100L Africa Twin DCT (câmbio automático de dupla embreagem)
  • CRF1100L Africa Twin Adventure Sports DCT

As duas primeiras permanecem como as opções mais orientadas ao off-road, enquanto a Adventure Sports reforça sua aptidão estradeira com tanque de 24,8 litros, assento mais confortável e roda dianteira aro 19”.

CRF1100L Africa Twin Adventure Sports DCT 2026
CRF1100L Africa Twin Adventure Sports DCT 2026

Motor e eletrônica: mais refinamento e controle

Todas as versões mantêm o conhecido bicilíndrico paralelo de 1.084 cm³, que entrega 99,3 cv a 7.500 rpm e 10,9 kgf.m a 5.250 rpm, com torque abundante desde baixas rotações e funcionamento elástico favorecido pelo virabrequim a 270º. O sistema de escape continua equipado com a válvula ECV, que otimiza resposta em baixa e média rotação.

A eletrônica é um dos pontos altos da linha 2026:

  • IMU de seis eixos
  • HSTC com 7 níveis (e desligamento)
  • Wheelie Control com 3 níveis (e off)
  • Cornering ABS Road e Off-Road
  • Seis modos de pilotagem (Urban, Tour, Gravel, Off-Road, além dos customizáveis User 1 e 2)
  • Ajustes independentes de potência, freio-motor, intervenção do controle de tração e wheelie control.
CRF1100L Africa Twin DCT_CRF1100L Africa Twin MT 2026
CRF1100L Africa Twin DCT_CRF1100L Africa Twin MT 2026

A Honda destaca ainda a ergonomia aprimorada e a carenagem redesenhada para reduzir a pressão do vento na parte superior do corpo, além do novo parabrisa com cinco níveis de ajuste em todas as versões.

Painel e conectividade

Todas as Africa Twin 2026 vêm equipadas com o painel TFT touchscreen de 6,5’’ (MID), compatível com Apple CarPlay® e Android Auto®, conexão via Bluetooth e USB. Cruise control é item de série, assim como iluminação full LED com DRL duplas automáticas. Nas versões DCT e Adventure Sports, há também aquecimento de manoplas.

Ciclística e suspensões

O chassi em aço tipo berço semi-duplo segue acompanhado do sub-chassi em alumínio e da balança traseira derivada da CRF450R. A versão MT mantém suspensões Showa convencionais, totalmente ajustáveis, enquanto as versões DCT utilizam o sistema eletrônico Showa EERA™, que adapta o amortecimento às condições de pilotagem.

A Adventure Sports conta com curso de suspensão levemente menor (210 mm dianteira / 200 mm traseira), menor distância livre do solo (220 mm) e peso a seco de 234 kg. Já as versões MT e DCT mantêm roda dianteira de 21 polegadas, suspensões de longo curso (230/220 mm) e distância livre do solo de 250 mm, priorizando capacidade off-road.

Os freios são compostos por discos flutuantes de Ø 310 mm na dianteira (com cálipers radiais Nissin) e disco traseiro de Ø 256 mm, com Cornering ABS capaz de evitar o levantamento da roda traseira e permitir o desligamento do ABS traseiro em off-road.

CRF1100L Africa Twin DCT 2026
CRF1100L Africa Twin DCT 2026

Câmbio DCT: evolução constante

A transmissão automática de dupla embreagem segue disponível tanto na Africa Twin padrão quanto na Adventure Sports, oferecendo modos:

  • MT (manual)
  • D (urbano/eficiente)
  • S (três níveis, mais esportivos)

O tradicional G-Switch otimiza a tração em situações off-road, proporcionando ligação mais direta entre acelerador e roda traseira.

Acessórios e disponibilidade

O catálogo de Acessórios Genuínos Honda para a Africa Twin 2026 inclui 18 itens exclusivos, como malas laterais, top box, assento rebaixado, bolsa de tanque, cavalete central e peças específicas para motociclistas — jaquetas, calças e camisetas oficiais.

As motos chegam às concessionárias Honda em janeiro de 2026, com garantia de 3 anos (sem limite de quilometragem) e cobertura do Honda Assistance em países da América do Sul.
Os preços sugeridos (base São Paulo) são:

CRF1100L Africa Twin MT 2026
CRF1100L Africa Twin MT 2026
  • CRF1100L Africa Twin MT (Preto)R$ 85.500
  • CRF1100L Africa Twin DCT (Branco Perolizado)R$ 96.346
  • CRF1100L Africa Twin Adventure Sports DCT (Cinza Fosco / Branco Perolizado)R$ 116.513

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