A Honda CB 500F entrega esportividade, desempenho, estilo e muita versatilidade. Num teste de quase mil quilômetros, podemos desvendar todos os segredos desta fera. Acompanhe!

POR: JAN TERWAK

FOTOS: CARLA GOMES

A Revista Moto Adventure acelerou a Honda CB 500F por mais de 1000 km para avaliar a motocicleta. Logo de cara, fica evidente a esportividade da moto, com linhas arrojadas, agressivas e marcantes, combinando com uma cor que chama a atenção nas ruas – o modelo testado foi na cor laranja perolizada.

Uma naked, que tem o preço público sugerido de R$ 25.390,00 e entrega um motor potente, além de estilo e versatilidade para o dia a dia. Assim é a CB 500F,  irmã de outras duas motos da família das 500cc da Honda, a CB 500X (crossover) e a CBR 500 R (esportiva). Todas as três motos compartilham alguns itens como: motor, freios, além de outros componentes.

A Honda CB 500F vai muito bem na cidade, nas estradas e garante conforto para viagens pequenas e médias. Ela é ágil, tem uma posição de pilotagem confortável e, ao mesmo tempo, esportiva. Ela garante conforto para o garupa também, que dispõe de um espaçoso assento e alças para se segurar.

DETALHES

A máquina vem equipada com um painel 100% digital, com indicador de consumo médio e instantâneo, hodômetro total e parcial. A lanterna traseira e o conjunto óptico são de LED, seguindo a tendência mundial, que, aliás, ilumina muito bem o caminho à frente e confere mais estilo à moto. O tanque de combustível tem capacidade para 16,7 litros, que garante boa autonomia, um ponto alto para viagens médias e curtas.

MOTORIZAÇÃO

A CB 500F é equipada com um motor DOHC – Duplo comando de válvulas – refrigerado a líquido, bicilíndrico de 471 cc, que gera 50,4 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm. Um motor forte, que entrega a potência de maneira linear e gradual. É um motor que garante potência nas mais variadas situações, porém, como a entrega é feita de maneira suave, fica fácil domar a “fera”. O câmbio tem 6 marchas e está bem escalonado com a faixa de potência. Gostoso de acelerar nas estradas por conta das respostas rápidas, e ainda garante facilidade para pilotar nas cidades, visto que não é necessário trocar de marchas a todo instante, ou abusar da embreagem.

AGILIDADE NA CURVAS

Se o caminho tem muitas curvas, a diversão é garantida! A moto tem um comportamento esportivo na hora da pilotagem. Ela faz curvas muito bem, transmitindo segurança na hora da inclinação. As respostas são rápidas e muito ágeis, ou seja, é muito fácil colocar a CB 500F no local exato em que pretendemos. O conjunto ciclístico equipado com chassi do tipo Diamond Frame garante a rigidez necessária para oferecer estabilidade em altas velocidades e maneabilidade na medida certa para encarar as mais diversas curvas.

SUSPENSÃO E FREIOS

A suspensão dianteira tem garfos telescópicos com curso de 120 mm e a traseira é equipada com sistema Pro-link, com 119 mm de curso e ajuste da pré-carga da mola. As suspensões garantiram conforto para rodar na cidade, encarando as imperfeições do asfalto, como buracos, paralelepípedos, valetas e lombadas sem maiores problemas. O conjunto tem um acerto adequado para o tipo de pavimento que normalmente encontramos no Brasil. Nas estradas garantiu estabilidade para rodar com segurança também.

Os freios são a disco, equipados com sistema ABS. O dianteiro tem 320 mm, enquanto o traseiro tem 240 mm. O sistema de frenagem cumpriu seu papel com maestria, garantindo eficiência e segurança na hora de parar os 178 kg desta motocicleta.

A Honda CB 500F é uma máquina completa. Uma naked que transmite estilo, esportividade, desempenho e muita versatilidade!

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também