Honda CB 500X. Foto: Divulgação

As Honda CB 500F e CB 500X acabam de completar seis anos de pleno sucesso no mercado brasileiro. Neste espaço de tempo, obtiveram a unanimidade de seus usuários, tanto dos novatos que nelas encontraram o meio ideal para ascensão à alta cilindrada, quanto os mais experientes, atraídos pela eficiência dinâmica do moderno projeto.

A genialidade da família Honda CB 500 está em compartilhar itens fundamentais como motor e chassi e, através deles, criar motocicletas de personalidades bem diferentes – uma crossover aventureira e uma naked com alma de streetfighter. O resultado alcançado pela engenharia da Honda uniu eficiência máxima em aspectos variados e as CB 500F e CB 500X são, reconhecidamente, modelos seguros, robustos, econômicos e de baixo custo de manutenção. Máquinas cativantes, divertidas de se pilotar, adequadas para o uso cotidiano e escapadas nos finais de semana.

Honda CB 500F. Divulgação

As qualidades de aventureira da Honda CB 500X foram exaltadas nesta versão 2020 através da adoção da roda dianteira de 19 polegadas, escolha que amplia a capacidade do modelo de encarar terrenos ruins com maior segurança e desenvoltura. Já a Honda CB 500F em versão 2020 atende de modo ainda mais completo os fãs do estilo essencial e agressivo das naked, que tem na grande maneabilidade seu ponto de destaque.

2. Generalidades dos modelos

O design da CB 500X 2020 está mais afinado ao caráter “off” que a roda aro 19 polegadas confere ao modelo, escolha técnica que eleva a dirigibilidade em estradas de pavimentação degradada, e até mesmo permite breves incursões na terra. A posição de pilotagem, aperfeiçoada, confere maior domínio, mérito em parte de um novo guidão cônico. Complementam a atitude mais aventureira da CB 500X 2020 as suspensões de curso ampliado e um amortecedor posterior mais eficaz. Novo painel de instrumentos black out em LCD e para-brisa mais protetivo são outras novidades da CB 500X 2020.

Novo painel e novo guidão são destaques nas novidades da nova linha CB 500. Foto: divulgação

Já a naked CB 500F 2020 tem no design radical o ponto que mais a diferencia da versão anterior, mas não só. O novo guidão cônico proporciona posição de pilotagem mais adequada, que facilita o controle. Amortecedor traseiro aperfeiçoado, painel black out LCD com indicador de marchas engatadas são outras atualizações do modelo.

Comum à ambas CB 500 é o motor bicilíndrico, cuja potência máxima de 50,4 cv permaneceu inalterada mesmo tendo recebido novos comandos de válvulas e dutos de admissão e escape redesenhados. Estas alterações visaram a melhoria da potência e torque em regimes baixos e médios de rotação. Outra novidade é a introdução da embreagem assistida do tipo deslizante, item que geralmente equipa motos superesportivas.

O chassi tubular de aço de arquitetura tipo Diamond é igual em ambas CB 500, que também compartilham o painel com luz-alerta “shift-up”, que avisa o momento ideal para troca de marcha, e o indicador digital de marcha engatada. A iluminação Full LED é equipamento padrão nas CB 500F e CB 500X 2020.

3. Características principais

3.1 Motor & ciclística

• Roda dianteira 19″ e suspensões curso ampliado (CB 500X)
• Potência e torque 4% maior em baixas e médias rotações
• Embreagem deslizante de acionamento assistido
• Novo amortecedor traseiro

O motor bicilíndrico paralelo arrefecido a líquido da família Honda 500 conta com dois comandos de válvula no cabeçote (DOHC) que atuam por meio de balanceiros roletados nas quatro válvulas de cada cilindro. O acionamento dos comandos se dá por corrente com tratamento da superfície em Vanádio, que garante grande durabilidade. Um preciso trabalho de aperfeiçoamento foi realizado neste motor para incrementar torque e potência em regimes entre 3.000 e 7.000 rpm. O melhoramento de 4% foi conseguido graças à antecipação em 5º do fechamento das válvulas e a ampliação do levantamento em 0,3 mm (agora 7,8 mm).

A melhoria na entrega de potência e torque também se beneficiou do trabalho realizado nos dutos de aspiração, que tiveram sua eficiência aumentada pelo reposicionamento da bateria, o que permitiu criar espaço para um percurso mais retilíneo dos dutos da caixa do filtro de ar até as borboletas do sistema de injeção PGM-FI.

Potência e torque máximo permaneceram inalterados nas CB 500F e CB 500X 2020: 50,4 cv a 8.500 rpm e 4,53 kgf.m a 6.500 rpm. Idem com relação às medidas fundamentais deste moderno motor, reconhecido pela leveza, economia, robustez e versatilidade: diâmetro e curso tem 67 x 66,8 mm e a capacidade cúbica é de exatos 471 cm3. A taxa de compressão é de 10,7:1 e o virabrequim tem moentes a 180º. Um eixo equilibrador está posicionado na parte de trás dos cilindros, próximo ao baricentro da moto, visando a redução de vibrações. O câmbio de seis velocidades é agora dotado de uma embreagem do tipo deslizante com acionamento assistido. A transmissão final é por corrente vedada tipo 520.

Quatro pontos de ancoragem ligam o cabeçote ao chassi, permitindo ao motor contribuir para uma maior rigidez da estrutura realizada com tubos de aço de 35 mm de diâmetro, que segue a arquitetura tipo Diamond. A centralização das massas, com o motor posicionado próximo ao eixo de fixação da balança de suspensão, resulta em excelente agilidade enquanto a distribuição de pesos ideal garante maneabilidade exemplar.

A suspensão dianteira telescópica convencional tem tubos de 41 mm de diâmetro e regulagem na pré-carga da mola. O curso é de 120 mm na CB 500F e 150 mm na CB 500X (aumento de 10 mm em relação à versão anterior). A suspensão traseira se vale de um novo conjunto mola-amortecedor, regulável na pré-carga da mola (cinco posições). Tal conjunto mola-amortecedor agora é de tubo único e tem diâmetro majorado. Ligado à balança de aço vinculada ao sistema Pro-Link, propicia um curso da suspensão traseira de 119 mm na CB 500F enquanto na CB 500X o curso é de 135 mm (aumento de 17 mm em relação à versão anterior).

Quanto aos freios, o disco dianteiro simples tipo margarida é flutuante, com diâmetro de 320 mm na F e 310 mm na X. A pinça de ambos modelos é de pistão duplo. Na traseira o disco tipo margarida tem 240 mm de diâmetro e pinça de pistão único. O sistema ABS é de dois canais.

Roda dianteira de 19″ é destaque na CB 500X. Foto: Divulgação

Na CB 500F, as rodas de liga leve tem 17 polegadas e seis raios em formato de Y. A dianteira tem 3,5 polegadas de largura e calça pneu medida 120/70-ZR. A roda traseira tem 4,5 polegadas de largura e o pneu tem medida 160/60-ZR. A CB 500X tem rodas de liga leve com sete raios duplos, a dianteira com aro de 19″ e largura de 2,5 polegadas, a traseira tem aro 17″ e largura de 4,5 polegadas. Os pneu são tipo on/off na proporção 60%-40%, medida 110/80R M/C na dianteira e 160/60R M/C atrás.

3.2 Design & aspectos práticos

• Painel LCD Black out, dotado de Shift-Up e indicador de marcha engatada
• Iluminação Full LED
• Guidão de alumínio cônico

A renovação no design da família Honda 500 é evidente. Na CB 500X, o caráter aventureiro foi exaltado através de formas que enfatizam a vocação multiuso. As aletas que direcionam o ar para o radiador e todas as partes plásticas das laterais ganharam mais definição na passagem de uma superfície para outra, enquanto o tanque, agora com 17,7 litros, está perfeitamente alinhado com as laterais, característica que facilita a pilotagem de pé nas pedaleiras.

O banco de dois níveis foi redesenhado, está mais estreito e arredondado na porção dedicada ao condutor, facilitando assim o apoio dos pés no solo. O novo guidão, mas plano e alto, contribui para um melhor controle enquanto o aumento do raio de esterço facilita manobras em baixas velocidades. Já o para-brisa, é fixado a uma barra metálica tubular que facilita a montagem de sistemas de navegação acima do painel de instrumentos.

A aerodinâmica da CB 500X 2020 foi refinada, e favorece a fluidez do ar em volta da carenagem e para-brisa, agora mais alto, melhorando a proteção para o piloto em velocidades elevadas.

A novo design da naked CB 500F buscou aumentar ainda mais a agressividade do modelo, dando-lhe característica de verdadeira streetfighter. Exemplo deste trabalho é o formato dos conjunto ótico frontal, que confere à CB 500F um “olhar” agressivo e penetrante. As aletas laterais que direcionam o ar para o radiador, mais integradas ao tanque de combustível (agora com 17,1 litros), colocam o motor em maior evidência. Idem quanto as laterais, de desenho essencial, e que valorizam a afilada rabeta.

Em ambas CB 500 o inédito painel LCD Black out é protagonista, e inclui indicador digital de marcha engatada e uma luz alerta Shift-Up, que lampeja no momento ideal para a passagem à marcha superior. Tal luz vem com ajuste de fábrica para piscar quando o motor alcança 8.750 rpm, mas é possível regulá-la para atuar de 5.000 e 8.750 rpm, conforme a preferência do condutor.

Outro elemento em comum, inédito e de grande efeito estético, é a ponteira de escape, agora com dupla saída, o que resulta também em uma nova identidade sonora para a família CB 500 2020.

4. Preço, cores, garantia

A Honda CB 500F e CB 500X 2020 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda assistance (Assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia. A família CB 500 chega às concessionárias de todo o Brasil à partir de março de 2020. O preço sugerido para a CB 500F 2020 é de R$ 26.900,00. Para a CB 500X 2020 o preço sugerido é de R$ 28.900,00, ambos base Estado de São Paulo.

Cores disponíveis – Honda CB 500F: Vermelha, Prata e Laranja. Honda CB 500X: Vermelha, Preta e Prata