Tanto a naked CB 650R como a esportiva CBR 650R apresentam novas cores e grafismos e são complementadas por detalhes na cor cobre na tampa do motor, além de um novo suporte de placa

1. Introdução
Fãs das naked e aqueles que preferem as esportivas encontram no motor DOHC quatro cilindros em linha Honda um ponto de convergência. Apesar das marcantes diferenças entre a Honda CB 650R Neo Sport Café e a Honda CBR 650R, ambas compartilham o mágico “Four” de exatos 649cc, motor que é verdadeira referência tecnológica e garantia de performance superior.

Apresentadas no final de 2014, as Honda 650 desde então reproduzem em nosso país o sucesso alcançado em todo mundo. Renovadas quatro anos atrás, quando receberam importantes atualizações técnicas no motor, parte ciclística e design, tal evolução resultou no surgimento da Honda CB 650R Neo Sports Café, naked inspirada na irmã maior CB 1000R, e na esportiva Honda CBR 650R, cujo estilo remete imediatamente à superesportiva CBR 1000RR-R Fireblade.
Acessíveis e versáteis, esta dupla de Honda 650 são motocicletas direcionadas a uma ampla gama de usuários, e capazes de atender tanto aos anseios de novatos como também dos mais experientes. Potentes, mas “na mão”, as Honda 650 se destacam pelo justo equilíbrio, qualidade que está na raiz de seu sucesso.

2. Generalidades dos modelos
O conceito Neo Sports Café aplicado a CB 650R valoriza as proporções compactas, e destaca o motor quatro cilindros em linha como forte elemento no design. Nesta versão 2022, a novidade principal é justamente o novo padrão cromático do motor, cuja base e o cabeçote agora são pintados em um elegante tom de bronze, com o bloco dos cilindros permanecendo preto.

Leve e ágil, a Honda CBR 650R se vale de uma nova e sofisticada suspensão dianteira tipo invertido SHOWA, que recebe a tecnologia do “Showa – Separate Funcion Big Piston Forks (SFF-BP)”. O chamado “Big Piston” é cerca de 3,5 vezes maior que o sistema anterior, e proporciona melhor amortecimento com menos pressão de óleo, o que resulta em uma resposta mais rápida e uma ação mais suave para melhor dirigibilidade e ciclística. A modernidade da iluminação full-LED de grupo ótico dianteiro circular, característico do estilo Neo Sports Café, faz par com o painel black out LCD, que traz indicador de marchas e luz-alerta shift-up, que avisa o momento ideal para troca de marchas. A posição de pilotagem agressiva é exaltada pelo guidão de alumínio cônico e pedaleiras recuadas.

Já na CBR 650R, o caráter esportivo traz o que se espera de uma moto com a sigla CBR. A agressividade das formas da carenagem é valorizada pelo grupo ótico duplo e tomadas de ar. O banco em dois níveis termina em uma rabeta essencial, e os semi-guidões fixados sob a mesa superior oferecem posicionamento coerente com a pilotagem esportiva.


Um vistoso painel black out LCD, com indicador de marchas e a iluminação full-LED acompanha a esportividade técnica determinada pela nova suspensão invertida Showa SFF-BP e frenagem com cálipers de fixação radial.

Além do mesmo motor, o tetracilindro DOHC arrefecido a líquido com câmbio de seis marchas, embreagem assistida, deslizante e dotado de sistema HSTC – Honda Selectable Traction Control, as CB 650R e a CBR 650R compartilham de um mesmo motor e chassi. A estrutura de tubos de aço tem arquitetura tipo Diamond, com a região da fixação do eixo da balança realizada com aço estampado.

3. Características principais

3.1 Motor & ciclística
• Potência máxima de 88,4 cv a 11.500 rpm
• Torque máximo de 6,13 kgf.m a 8.000 rpm
• Embreagem deslizante de acionamento assistido
• Suspensão dianteira Showa SFF-BP (Showa – Separate Function Big Piston Forks) de 41mm de diâmetro
• Cálipers de freio dianteiro com fixação radial

A qualidade principal buscada pelos técnicos da Honda no desenvolvimento deste motor tetracilíndrico foi a obtenção de uma entrega de potência linear em médias rotações, sem todavia alterar o caráter que se espera de um quatro-em-linha: a forte progressão até a rotação-limite estabelecida em 11.500rpm.

Requintes técnicos como os pistões de saia assimétrica, cilindros com tratamento para redução de atrito e consumo de óleo fazem par com os comandos de válvulas que atuam diretamente nas válvulas, solução que reduziu o volume do cabeçote. Outro fator que revela a modernidade do projeto é o sistema de refrigeração, com passagens internas que eliminaram parte das mangueiras externas. A bancada dos cilindros, inclinada 30º à frente, o posicionamento do câmbio e o compacto motor de arranque atrás da bancada ajudaram a obtenção de um motor curto, que traz vantagem para o equilíbrio do conjunto.

Na Honda CB 650R as tomadas de ar são duas, posicionadas ao lado do tanque. Na Honda CBR 650R, as tomadas de ar ¬duplas ficam na parte frontal da carenagem. A caixa do filtro de ar de generosas dimensões contribuiu significativamente para a entrega linear da potência. Idem com relação aos tubos de escape, corretamente dimensionados, e que elegantemente se unem abaixo do motor para encontrar a compacta ponteira realizada em aço inox.

A embreagem deslizante, que limita a perda de aderência da roda traseira em reduções de marcha extremas, favorece a pilotagem esportiva, assim como o acionamento da embreagem assistido reduz o esforço no acionamento da alavanca.

O controle de tração HSTC – Honda Selectable Traction Control -, comprova o estágio tecnológico das Honda 650. O sistema se vale de sensores para gerenciar as eventuais perdas de aderência do pneu traseiro, que podem ocorrer tanto em uso esportivo como no dia-a-dia em pisos de baixa aderência.

O chassi tubular de aço tipo Diamond das Honda CB 650R e CBR 650R é elemento protagonista, que em conjunto com as suspensões responde pela maneabilidade superior destes modelos. A moderna suspensão Showa SFF-BP (Separated Function Big Pistons Forks) é do tipo invertido, que concilia baixo peso e alta eficiência. Na suspensão traseira, o conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições atua vinculado diretamente a balança de suspensão traseira, que é assimétrica.

O sistema de freios equipado com ABS de dois canais age nos discos dianteiros duplos tipo flutuante. Os cálipers de quatro pistões de fixação radial reduzem torções e favorecem maior sensibilidade e eficiência na frenagem. O disco traseiro tem cáliper de pinça simples. As rodas tem cinco raios duplos com pneus de medidas 120/70-ZR17 na dianteira e 180/55-ZR17 na traseira.

3.2 Design & aspectos práticos
• Novo para-lama traseiro/suporte de placa
• Iluminação full LED e painel LCD
• Porta USB-C sob o banco

As características do estilo Neo Sports Café – rabeta curta e grupo ótico circular, tanque anguloso – dão destaque ao motor de quatro cilindros em linha, agora em duas cores. O painel retangular LCD colado ao guidão cônico plano caracteriza a agressividade da CB 650R, certamente uma das mais harmoniosas naked da produção atual.

A CBR 650R conta com carenagem que entrega toda sua esportividade: faróis duplos e o par de tomadas de ar frontais compõe um conjunto de inegável agressividade. A posição de pilotagem é esportiva sem ser extrema, mérito do assento em dois níveis, semiguidões e pedaleiras corretamente posicionados.

Ambas dispõem do dispositivo de segurança suplementar ESS (Emergency Stop Signal), que reconhece frenagens de emergência em velocidades superiores a 56 km/h e, através de sensores do módulo do ABS, aciona automaticamente o pisca-alerta.

4. Preço, cores, garantia
A Honda CB 650R e Honda CBR 650R 2022 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (Assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia. Os modelos chegam às concessionárias de todo o Brasil a partir de janeiro de 2022. O preço sugerido para a Honda CB 650R 2022 é de R$ 47.350,00. Para a Honda CBR 650R 2022 o preço sugerido é de R$ 49.750,00, base Distrito Federal, e não inclui despesas com frete ou seguro.

Cores disponíveis
Honda CB 650R: Vermelho Perolizado e Cinza Metálico
Honda CBR 650R: Vermelho e Cinza Fosco

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