Quando a marca lançou a VFR 1200F em 2010, inaugurava uma nova era entre as motocicletas e até hoje segue como a única marca que tem utilizado o sistema no mundo das duas rodas.
Em 2010 a Honda apresentou ao mundo a primeira motocicleta equipada com um sistema de transmissão com dupla embreagem, a VFR 1200F. Na verdade, a primeira versão protótipo havia sido mostrada na edição de 2008, do Salão de Milão (EICMA), quando recebeu o nome de V4 Concept e não havia um motor instalado no projeto.
Hoje, 10 anos depois e 140.000 motocicletas produzidas, a marca continua sendo a única entre todas as demais a produzir e vender motos equipadas com este sistema inovador, que surgiu nos carros de luxo e esportivos.
Com o passar dos anos, a tecnologia tem conquistado um número cada vez maior de motociclistas, que depois que rodam com o sistema, percebem as suas vantagens. Na Europa, motos como a NC 750X e a CRF 1100L Africa Twin já têm 50% de suas vendas focadas em unidades equipadas com o câmbio DCT e no caso da GL 1800 Gold Wing, este índice é de 67%.
Lá fora, dez modelos já contam com o DCT que tem evoluído ao longo dessa década e hoje, o câmbio não só permite trocas automáticas de marcha com rapidez e suavidade incríveis, como também, permite ao condutor efetuar as trocas quando desejar, sem precisar mudar o sistema para manual, além de oferecer um modo (G Mode) que amplia a tração da roda traseira para ser usado em terrenos escorregadios. O sistema também trabalha de forma integrada com o assistente de subida (Hill Assist) e com o modo Walking, que faz com que a moto avance para frente em velocidade super lenta, presente na Gold Wing e que ajuda em manobras de estacionamento.
Por Aqui
Aqui no Brasil a VRF 1200F desembarcou em 2011, junto com a trail XL 700V Transalp. A moto foi comercializada até outubro de 2015, quando então, saiu de linha.
Atualmente, somente a scooter X-ADV e a Gold Wing contam com o sistema aqui no Brasil, mas espera-se que no ano que vem a Honda traga a nova CRF 1100L Africa Twin, equipada com o DCT.