As novas versões trazem importantes novidades técnicas para evoluir em performance e segurança
1. Introdução
As Honda CB 500F e CB 500X ocupam um posto de indiscutível unanimidade entre motociclistas brasileiros, sendo apreciadas por múltiplas qualidades que as colocaram como campeãs de preferência em seus respectivos segmentos. De fato, tal sucesso simplesmente repete o que ocorre em todos os mercados mundiais nos quais estas 500 são vendidas, um reconhecimento global que espelha o acerto de escolhas técnicas e de estilo . À distância de quase uma década do lançamento mundial, são os pontuais e rotineiros aperfeiçoamentos como estes ora aplicados na linha CB 500 2023 que tornam tais modelos ainda plenamente atuais.
Presentes no mercado nacional desde 2014, as CB 500F e CB 500X são o passaporte de diversos motociclistas para o mundo das motocicletas de alta cilindrada, conciliando custos de aquisição e manutenção acessíveis a uma performance capaz de atender as expectativas de quem vem de modelos menores e deseja um upgrade. Por outro lado, mesmo motociclistas experientes e habituados a modelos de elevada potência serão atendidos pelo desempenho das CB 500F e CB 500X, que exaltam a pilotagem em múltiplas situações de uso, tendo como base de apoio uma excelente relação peso- potência que se reverte em grande agilidade.
Nesta mais recente atualização, tanto a naked CB 500F como a aventureira CB 500X preservam a consagrada motorização, o bicilindro DOHC de 471 cc e arrefecimento a líquido, que esbanja torque desde as mais baixas rotações e é capaz de entregar potência surpreendente quando levado às altas rotações. No âmbito da ciclística, grandes novidades técnicas certamente posicionarão a experiência de pilotagem de ambas em um degrau acima do já elevado patamar dos modelos anteriores.
2. Generalidades dos modelos
Grande destaque nesta nova geração das CB 500F e CB 500X é a adoção da suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm de diâmetro do tipo SFF-BP USD, evolução importante que veio acompanhada do aperfeiçoamento na frenagem dianteira, agora atributo de um par de discos tipo Wave de 296 mm de diâmetro em substituição ao disco simples de 310 mm, também tipo Wave.
A redução de peso nas rodas e novos cálipers de freio – de quatro pistões e fixação radial na CB 500F, de dois pistões e fixação axial na CB 500X – permitiram incrementar a segurança e a maneabilidade dos modelos, aspecto que foi favorecido também pela balança de suspensão traseira redesenhada, novo ajuste do conjunto mola-amortecedor traseiro e diferente distribuição do peso entre roda dianteira e traseira.
A iluminação full-LED teve o farol dianteiro de ambas CB 500 aperfeiçoado visando uma melhor distribuição do facho de luz baixo e alto, e veio acompanhada de novos piscas dianteiros, mudanças estas complementadas por cores inéditas para a naked CB 500F e aventureira CB 500X.
3. Características principais 3.1 Estilo & ciclística
- Suspensão dianteira invertida, Showa SFF-BP de 41 mmØ
- Disco de freio duplo na dianteira, com 296 mm de diâmetro
- Nova balança de suspensão traseira, 1,1 kg mais leve
- Farol alto/baixo de LED e piscas mais eficientes
- O chassi de tubos de aço de 35 mm, reconhecido pela resistência e leveza, permaneceu inalterado tanto na CB 500F como na CB 500X, que receberam uma inédita suspensão dianteira invertida com tubos de 41 mm de diâmetro, realizada pela Showa com a consagrada tecnologia SFF-BP – Separated Function Fork Big Piston, a mesma usada nas Honda CB 650R e CBR 650R. A fixação desta nova suspensão à coluna de direção das CB 500X e CB 500F exigiu novo par de mesas, exclusivas para cada um dos modelos. O funcionamento da suspensão SFF-BP – Separated Function Fork Big Piston, tem a vantagem – como o próprio nome indica – de separar as funções em cada um dos lados da suspensão dianteira. A função de amortecimento hidráulico (Big Piston) está localizada em uma bengala de suspensão enquanto na outra fica o mecanismo da mola. Com isso a reação do sistema às imperfeições do piso foi apurada, o que se traduziu em melhoria da pilotagem. Na suspensão traseira, o conjunto único de mola-amortecedor continua com cinco níveis de regulagem na carga da mola, mas seu ajuste foi modificado para melhor se adequar à nova suspensão dianteira e balança de suspensão traseira redesenhada, que agora dispõe de travessa de reforço transversal. A nova balança de suspensão traseira está mais leve pela alteração no material com o qual é construída, chapa de aço de espessura de 2 mm (em vez de 2,3 mm). Apesar do menor peso, a balança de suspensão traseira está mais resistente à torção, mas com maior flexibilidade lateral o que permitiu melhora na maneabilidade.
Na CB 500F as novas rodas, agora mais leves, tem cinco raios em formato de Y e são calçadas com pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira. Na CB 500X apenas a roda dianteira, agora mais leve graças a adoção de raios mais estreitos, foi modificada para poder receber o par de discos de freio de 296 mm de diâmetro que substituíram o disco único de 310 mm. Importante ressaltar que o pequeno aumento de peso resultante da troca do disco simples pelo par de discos foi plenamente compensado pela redução de pressão exigida na alavanca do freio, assim como a roda dianteira de menor peso reduziu a massa não suspensa, beneficiando a maneabilidade. Em relação aos pneus da CB 500X, permaneceram os modelos mistos on-off, sem alterações nas medidas, 110/80-R19 na dianteira e 160/60-R17 atrás.
Como já mencionado, a naked CB 500F 2023 traz frenagem com dois cálipers Nissin de quatro pistões e fixação radial, um conjunto ideal para uma naked leve, compacta e agressiva, de excelente desempenho dinâmico. Na aventureira CB 500X a opção foi por duas cálipers Nissin de pistão duplo e fixação axial, mais consoante com as necessidades de frenagem de um modelo que permite uso mais eclético, tanto rodoviário como também em pisos de baixa aderência.
As intervenções na ciclística da família CB 500 2023 resultaram em alterações positivas na distribuição de peso entre roda dianteira e traseira. Na CB 500F houve leve incremento na massa que grava sob o eixo dianteiro. O percentual de distribuição de peso agora passou a ser de 49,7% na dianteira e 50,3% na traseira (antes 46,8/53,2%), o que melhorou a maneabilidade da motocicleta e a aderência do pneu dianteiro. A distância entreeixos permaneceu em 1.409 mm e o cáster e trail são de 25,5o e 102 mm respectivamente. Na CB 500X a distribuição de peso entre roda dianteira e traseira também foi levemente modificada. Agora o percentual entre frente e traseira é de 48,7/51,3% (antes 48/52%). A distância entreixos permaneceu de 1.443 mm, com cáster e trail de 27,5o/108 mm.
A natureza agressiva da naked CB 500F foi exaltada com o novo farol dianteiro, agora com LEDs mais potentes assim como os piscas dianteiros. O posicionamento do painel Blackout LCD, o assento baixo, a apenas 789 mm do solo, as novas pedaleiras de alumínio e o guidão cônico resultam em uma postura do piloto que favorece a pilotagem agressiva. O desenho interligado das aletas laterais ao tanque, que com 17,1 litros de capacidade proporciona autonomia superior a 450 km, dá total destaque ao motor, enquanto as tampas laterais formam um conjunto com o assento que ressalta o estilo anguloso e muscular. O compacto para-lamas dianteiro deriva diretamente do que equipa a CB 650R.
A CB 500X tem um marcante estilo direcionado para a aventura, que se percebe pelas longas aletas laterais do tanque, que protegem o novo radiador e proporcionam um conjunto que se une de maneira harmoniosa ao banco, laterais e rabeta.
Destaque merece a carenagem frontal e para-brisa, este regulável em duas posições de altura, que oferece a devida proteção contra as intempéries e “quebra” a pressão aerodinâmica sobre o piloto em trechos rodoviários realizados em velocidades elevadas. O novo farol, de LEDs mais potentes, assim como os piscas, resulta em plena melhoria da visibilidade. O banco, situado a 834 mm do solo, tem conformação que favorece a movimentação do condutor e o alcance dos pés no solo, e também ajuda nas manobras de estacionamento o amplo ângulo de rotação do guidão, de 76o de batente a batente.
A posição de pilotagem ereta, decorrente de um apurado estudo ergonômico que teve como meta unir conforto e a sensação de controle típica das motocicletas aventureiras, é em parte atributo do guidão cônico e exata triangulação entre ele, assento e pedaleiras. O resultado prático é a perfeita visibilidade tanto dos caminhos percorridos quanto do painel LCD, que como na CB 500F é dotado de indicador de marcha engatada e da possibilidade de ajuste a luz indicadora de troca de marchas Shift-Up, cuja regulagem de fábrica é em 8.750 rpm, mas que pode ser alterada em intervalos de 250 rpm dos 5.000 aos 8.750 rpm. Na CB 500X a capacidade do tanque de combustível, de 17,7 litros, o que permite autonomia próxima aos 480 km.
3.2 Motor
- Bicilindro DOHC de 471 cc, arrefecimento líquido
- Potência de 50,2 cv e torque de 4,54 kgf.m
- Sistema de injeção eletrônica PGM-FI com novo ajuste
- Novo radiador, mais leve
- Embreagem deslizante de acionamento assistido
- O bicilindro paralelo arrefecido a líquido que equipa as Honda CB 500F e CB 500X é um DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) no qual o acionamento das quatro válvulas de cada cilindro se dá por meio de balancins roletados. Os comandos, por sua vez, são movimentados por corrente com tratamento da superfície em Vanádio, que garante grande durabilidade. O novo ajuste do sistema de injeção PGM-FI melhorou a sensação de torque e o caráter do motor sem comprometer o desempenho. A potência e o torque máximo permaneceram inalterados: 50,2 cv a 8.500 rpm e 4,54 kgf.m a 7.000 rpm. Idem com relação às medidas fundamentais, diâmetro e curso de 67 x 66,8 mm e a capacidade cúbica é de exatos 471 cc. A taxa de compressão é de 10,7:1 e o virabrequim tem moentes a 180o, com eixo balanceiro posicionado na parte de trás dos cilindros. O formato dos pistões foi cuidadosamente projetado para redução de ruído em altas rotações. O atrito foi reduzido por estrias na saia dos pistões, que aumentaram a área da superfície e ainda favoreceram o acúmulo do óleo para melhor lubrificação. Reconhecido por ser um motor compacto, tal qualidade deriva em parte de paredes do cárter fundidas por centrifugação, com design interno que visou reduzir perdas por bombeamento. O reservatório de óleo profundo reduz o movimento do lubrificante em curvas fechadas e frenagens, o que beneficia o motor em termos de durabilidade. A capacidade de óleo é de 3,2 litros. A caixa de câmbio de seis marchas é gerenciada por
uma embreagem assistida e deslizante, o câmbio tem seis velocidades e a transmissão final é por corrente vedada tipo 520. Fixado ao chassi de arquitetura tipo Diamond por quatro pontos de ancoragem, o motor é elemento estrutural, contribuindo para a rigidez do conjunto e consequente maneabilidade.
4. Preço, cores, garantia
A Honda CB 500F e CB 500X 2023 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, e chegam às concessionárias de todo o Brasil a partir de maio de 2022. O preço sugerido para a CB 500F 2023 é de R$ 39.100,00. Para a CB 500X 2023 o preço sugerido é de R$ 41.600,00, ambos base Brasília/DF.
Cores disponíveis:
Honda CB 500F: Vermelho, Prata Metálico e Cinza Fosco. Honda CB 500X: Vermelho, Prata Metálico e Verde Fosco
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