NC 750X DCT se torna o segundo modelo com a exclusiva tecnologia da Honda a ter produção local confirmada.
A Honda NC chegou ao Brasil em 2012 como NC 700X em duas versões, Standard e ABS. Era exatamente o mesmo modelo que, pouco tempo antes, havia estreado na Europa, mercado extremamente exigente, mas que logo reverenciou a novidade como uma das mais interessantes e inovadoras motocicletas surgidas naquele período.
Desde então, a Honda NC conquistou uma significativa parcela de fãs mundo afora, e no Brasil não foi diferente. Cerca de 25 mil unidades foram produzidas na planta da Honda em Manaus, AM, com a mesma especificação do modelo à venda no restante do planeta. A versátil crossover definiu um novo padrão, que no lugar da agressividade dos motores de 750 cc conhecidos até então valorizou um comportamento que privilegiava o torque em detrimento da potência máxima.
Oferecida em seus dois primeiros anos de produção com motor de 670 cc em versões com freio convencional e ABS, a Honda NC virou sinônimo de motocicleta inteligente e versátil, adequada para uso urbano, rodoviário e competente em vias sem pavimentação. Em 2015 veio a primeira modernização, com a chegada do motor de exatos 745 cc, seguida de aperfeiçoamentos como as suspensões de maior curso, iluminação por LED, novo painel e ampliação do compartimento porta-capacete.
No início de 2022 a Honda NC 750X foi alvo de uma mais profunda e extensa atualização: a filosofia original do projeto foi mantida, mas a chegada de mais uma versão, com câmbio DCT, a exclusiva transmissão de dupla embreagem que já equipava a scooter X-ADV, a touring GL 1800 Gold Wing e versões da Honda CRF 1100L Africa Twin, deu para a crossover NC 750X maior capacidade de atender motociclistas que ambicionam uma moto com alta tecnologia, confiável, de excelente desempenho, econômica, confortável e adequada para diferentes tarefas.
E a partir de novembro de 2023 a fábrica da Honda em Manaus, AM, passará a produzir o sofisticado e exclusivo câmbio DCT a NC 750X. Trata-se da única unidade fabril da Honda fora do Japão para a produção do câmbio DCT que agora será extendido à NC, além da CRF 1100L Africa Twin
Duas versões – mesmo motor
A NC 750X é oferecida em duas versões que se diferenciam no quesito transmissão. A versão MT conta com câmbio convencional de seis marchas, dotado de embreagem deslizante e assistida. A versão NC 750X DCT traz o exclusivo câmbio de dupla embreagem, o sistema Dual Clutch Technology através do qual as mudanças de marchas podem ocorrer de modo manual, através de teclas situadas no punho esquerdo, ou de modo automático.
O motor da NC750X e NC 750X DCT é um bicilíndrico paralelo de arrefecimento líquido e cabeçote OHC de 8 válvulas. Os projetistas buscaram dar a tal motor um caráter que privilegia baixas e médias rotações, com curso dos pistões longo, peculiar conformação das câmaras de combustão e virabrequim de elevada massa de inércia, que auxiliam neste intento. Os cilindros são inclinados 62º à frente, o que restringe a altura e permite centro de gravidade baixo. Tanto a NC 750X MT como a DCT dispõe do acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire e três modos de condução pré-definidos e um personalizável, além do controle de tração HSTC. A potência máxima é de 58,6 cv a 6.750 rpm, o torque máximo de 7,03 kgf.m a 4.750 rpm.
Os três modos de condução – Standard, Sport, Rain mais o User, personalizável –, podem ser selecionados através do seletor no punho esquerdo e pelo painel. O modo Sport a entrega a potência integral e o freio-motor é mais agressivo, com baixa atuação do sistema HSTC e, quando disponível, o DCT estará em modo 4. No modo Rain a entrega da potência é mais suave, assim como freio-motor. A intervenção do HSTC é elevada e o DCT fica em nível 1. O modo Standard é o ponto intermediário na entrega de potência, efeito de freio-motor e nível de atuação do HSTC, com DCT em 2. O User oferece a possibilidade de escolha dos parâmetros de acordo com as preferências do condutor.
O sistema HSTC permite ajuste do controle de tração em três níveis, sendo o 1 menos intrusivo e o 3 o mais elevado, adequado a pisos escorregadios. A desativação do sistema é possível. Tanto a versão com MT como a DCT têm como característica da relação de câmbio as três primeiras marchas curtas para favorecer a capacidade de aceleração, enquanto as três restantes marchas são longas, o que é particularmente benéfico para o consumo e uso rodoviário. Uma importante característica deste motor é o baixo nível de vibrações por ser dotado de eixos equilibradores. O virabrequim a 270º e os intervalos de ignição irregulares também contribuem para a suavidade do motor, cuja pulsação característica é outro aspecto muito apreciado pelos fãs do modelo.
A modernidade no projeto do motor bicilíndro que equipa as NC 750X não se verifica apenas em sua arquitetura externa, mas também em aspectos internos inovadores, como a solução de dar ao eixo de comando de válvulas a tarefa de acionar a bomba de água, assim como os eixos equilibradores servem para movimentar a bomba de óleo. A embreagem da NC 750X MT tem assistência no manete, o que reduz o esforço no acionamento. Por ser do tipo deslizante, a tendência ao bloqueio da roda traseira em reduções de marcha mais rápidas é contida em prol da segurança. Reconhecido pela sua economia de combustível, o motor da NC750X é capaz de oferecer autonomia próxima dos 400 km.
As Honda NC 750X MT e Honda NC 750X DCT 2024 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia. A previsão de chegada às concessionárias de todo o Brasil é a partir de janeiro e preço sugerido de R$ 52.680,00 (versão MT) e R$ 58.680,00 (versão DCT), base São Paulo, SP, não inclui despesas com frete ou seguro:
Honda NC 750X MT (Vermelho e Prata Metálico): R$ 52.680,00
Honda NC 750X DCT (Vermelho e Prata Metálico): R$ 58.680,00
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