Pequena trail é lançada trazendo profundas mudanças estéticas e técnicas e agora, em duas versões: NXR 160 Bros ABS e NXR 160 Bros CBS.
Desde que foi lançada no começo de 2003, a Honda NXR Bros tem sido um sucesso de vendas graças à uma salutar combinação entre confiabilidade, design atraente, motor resistente e econômico derivado da CG e versatilidade para uso nos mais diferentes ambientes, conferindo à motocicleta, consequentemente, um alto valor de revenda.
Em 2023 a moto alcançou a impressionante cifra de mais de 3 milhões de unidades produzidas, marco que merece ser comemorado. A evolução ao modelo segue o protagonismo da Honda com o mercado brasileiro e para tal, nada melhor do que apresentar a nova geração da NXR 160 Bros, pois agora serão duas as Bros disponíveis: a versão dotada de frenagem CBS e a equipada com frenagem ABS.
No trabalho conduzido pelo time de pesquisas da marca (Monozukuri Center (Mono-C), o “braço” onde técnicos e designers interpretam as preferências dos clientes Honda e as tendências de mercado, verificou-se que a NXR Bros atendia plenamente os anseios de seus usuários sob o ponto de vista dinâmico. No entanto, a necessidade de tornar o modelo mais atraente, modernizando seu design, foi um dado que saltou à vista.
A missão de adequar o motor para atender a norma de emissões determinada pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT 5 veio atrelada ao aperfeiçoamento de aspectos da ciclística. A adoção de uma suspensão dianteira inédita ou introdução da versão equipada com frenagem ABS teve como claro objetivo o respeito à tradição Honda de constante aperfeiçoamento de seus produtos.
Seguindo uma tecnologia aplicada às novíssimas Sahara e Tornado, a NXR 160 Bros 2025 traz o tanque metálico encapsulado por superfícies plásticas, com amplas carenagens laterais.
A nova conformação do assento cumpre um duplo papel nas novas NXR 160 Bros, garantindo mais conforto por ser mais largo, e evidenciando o aspecto estético mais atual, além de ter os dois níveis mais acentuados. Outro item novo na NXR 160 Bros 2025 é a pedaleira de garupa, agora de alumínio, uma mudança positiva sob o ponto de vista estético e prático, bem como o guidão, proporcionando nova ergonomia a piloto e passageiro. Apesar das mudanças, não houve alteração em relação à altura do assento em relação ao solo, mantida em 836 mm.
Na NXR 160 Bros 2025 o refinamento técnico e estético se percebe em detalhes como a nova passagem do duto de freio que parte do manete direito, cujo posicionamento permite uma visualização do painel sem interferências. O painel de instrumentos da NXR 160 Bros 2025 é novo, sempre digital, e segue o padrão blackout. Traz como novidade um útil indicador de marcha engatada além de indicador de consumo médio, nível do tanque de combustível, velocímetro, contagiros e hodômetro total e parcial (A e B). A moto também ganhou uma tomada USB-C para alimentar celulares, instalada próxima ao painel.
Motor
O motor que equipa a NXR 160 Bros 2025 é derivado do usado na CG 160 em suas diversas versões. Trata-se de um monocilíndrico 4T arrefecido a ar com comando único de válvulas no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft) que atua em balancins roletados.
O sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection) FlexOne permite o uso de etanol e gasolina em proporções variadas. A potência máxima da NXR 160 Bros 2025 é de 14,3 cv com etanol e 14,2 cv com gasolina, sempre a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,45 kgf.m com etanol e 1,44 kgf.m com gasolina, a 5.500 rpm.
Outra novidade da NXR 160 Bros 2025 é o filtro de combustível separado da bomba, que reduzirá o custo de manutenção.
Houve uma pequena alteração no câmbio de cinco velocidades: a quinta marcha está mais longa, o que na prática implica em um desempenho melhor com a mesma rotação do motor, favorecendo menor consumo em uso rodoviário.
Mudanças Ciclísticas
Para incrementar comportamento dinâmico e a resistência em uso severo, a suspensão dianteira passou a ter tubos de 33 mmØ em substituição a suspensão anterior, com tubos de 31 mmØ. A alteração não comportou em mudança do curso da roda de 19 polegadas, que é de 180 mm. Na traseira, a suspensão do tipo monochoque oferece um curso de 160 mm à roda de 17 polegadas. Os pneus são os Pirelli MT60.
Preços e Cores
As Honda NXR 160 Bros ABS e NXR Bros 160 CBS chegam na rede de concessionários Honda a partir de setembro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é:
Honda NXR 160 Bros CBS: R$ 20.490,00
Cores disponíveis: Cinza e Vermelho
Honda NXR 160 Bros ABS: R$ 21.390,00
Cores disponíveis: Preto e Vermelho
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together!