honda-crossover-motor-4-cilindros

Marca japonesa fez o registro da patente no Escritório Europeu de Propriedade Intelectual

Nos últimos anos a Honda tem procurado apostar no segmento de motocicletas crossover, aquelas que trazem alguns elementos adotados para versões trail, mas com maior vocação para o asfalto.

Assim foi com a NC 700 (que depois virou 750) e posteriormente, com o X-ADV, um scooter que apresenta traços aventureiros, mas sem deixar de lado sua predileção pelo asfalto.

E agora, parece que a marca nipônica está pronta para um novo salto nesta direção. É que vazaram hoje desenhos (sketches) mostrando uma nova crossover que seria equipada com um motor quadricilíndrico.

A moto (que ainda não tem nome) apresenta carenagem que envolve o tanque, associada a para-brisa, suspensão invertida na frente e balança monobraço traseira, quadro diamond, rodas de liga de alumínio (que parecem aros 17″) e saída dupla de escape que lembra (muito) a presente na Multistrada 1200/1250.

Até agora, só duas marcas possuem modelos on/off com motor de quatro cilindros: a BMW (S 1000XR) e a Kawasaki (Versys 1000). A pouca presença deste tipo de motor em motocilcetas aventureiras é o fato de sua concepção promover entregas de torque em regimes de rotação mais altos e concentrarem ampla área superior, o que deixa as motos mais largas nesta porção, entretanto, para uma crossover, que não é voltada a encarar pegadas mais radicais na terra, caem muito bem.

Há cerca de 5 anos, a Honda apresentou um protótipo trail no EICMA equipado com um quatro-em-linha de 650cm. quem sabe, agora, tenha chegado a hora de tirar o plano do papel, em definitivo?

O que você acha da ideia?

Lets together!