liga-brasileira-de-flat-track-moto-adventure

Você conhece a Liga Brasileira de Flat Track?

Texto: Gui Foster (@duasrodaspelomundo)

Fotos: Gui Foster e Kadu Pinheiro (@kadupinheiro_roadpics)

Desde que a motocicleta foi inventada, o ser humano sempre achou um jeito de competir, criando diversas variações para o ato demasiado humano de conferir quem chega primeiro. Uma das criações mais interessantes, sem dúvidas, é o Flat Track®. Trata-se de uma modalidade em que as curvas imperam, já que praticamente não há retas – e o desafio de mudar a direção em um veículo com apenas duas rodas é o que garante a emoção, com muitas derrapadas e motos deslizando quase na horizontal.  

O início desse esporte centenário aconteceu nos EUA e muitas montadoras têm suas raízes ligadas à modalidade. Em 2016, chegou ao Brasil por meio do Lucky Friends Rodeo de Sorocaba, um dos maiores eventos da Cultura Custom Brasileira. O sucesso foi muito grande e o Flat Track® começou a crescer por aqui. Com o aumento da popularidade, o BMS, outro grande evento Custom do país, abraçou a ideia e incluiu o esporte como uma de suas atrações. A cada ano a modalidade ganhou mais e mais força, até que, em 2019, foi criado o Campeonato Brasileiro de Flat Track®, com quatro etapas.

Com a popularidade, veio o crescimento no número de participantes. Ato contínuo, o nível de competividade também aumentou – tanto que alguns pilotos brasileiros chegaram a competir nos EUA. Neste ano, nove brasileiros viajaram até Milwaukee para correr no Flat Out Friday, uma das competições mais populares do circuito norte-americano. Infelizmente, devido ao avanço da Covid-19, as corridas foram suspensas na véspera da competição. Mas a viagem da maior equipe brasileira de Flat Track® não foi em vão. Houve uma rica conexão com times locais e foi plantada uma semente para futuras parcerias entre Brasil e Estados Unidos.

O desenvolvimento do Flat Track® no Brasil também trouxe a necessidade da criação de uma entidade para organizar e ser responsável pelo fomento do esporte por aqui. Chegamos, então, ao nascimento da Liga Brasileira de Flat Track®, ou apenas Flat Track® Brasil (@flattrackbr). A Liga é responsável pela regulamentação de equipes, pilotos, montadoras e eventos participantes. Além disso, tem a premissa de ajudar no crescimento do Flat Track® brasileiro, atraindo a atenção de um público cada vez maior. Tudo isso sem perder o espírito familiar que é uma das essências da modalidade.

Com tanta coisa que aconteceu nos últimos anos, o futuro do Flat Track® no Brasil é muito promissor. Trata-se de um esporte que cresce bastante principalmente por conta da sintonia, conexão e grande apoio da Cultura Custom nacional. Independente se você é um iniciante ou já é aficionado, não perca nenhum momento do Flat Track® no Brasil, seguindo todos os canais oficiais da liga no Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook.

You don't have permission to register
%d blogueiros gostam disto: