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Nova trail média que substitui a XRE 300 chega totalmente renovada. Motos começam a ser faturadas para a rede no próximo dia 24.

A Honda apresentou nesta sexta-feira (17) em um evento destinado a mídia, formadores de opinião e convidados, sua mais nova aposta para o segmento de trails médias.

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Terceira geração da motocicleta e batizada de XRE 300 Sahara, a moto traz de volta o sobrenome que surgiu em 1991 com a NX 350 Sahara e chega repleta de novidades que prometem fazer com que ela passe a incomodar ainda mais a rival Yamaha XTZ Lander 250 ABS.

Embora o visual assemelhe-se com o da XRE 300, o novo produto herdou pouquíssimas peças da antecessora (precisamente, lanterna traseira e alças do garupa).

Assim como ocorrera com a naked CB 300F Twister, o projeto que deu origem à nova Sahara foi totalmente desenvolvido pelo time de designers e engenheiros da Honda Motos da Amazônia, que tratou de criar uma motocicleta praticamente do zero.

Para começar, toda a “cara” da moto foi renovada. Com inspiração na Africa Twin e nas motos de rally da marca, a moto recebeu novos plásticos; o farol e o anteparo frontal sobre ele também são novos e já que falamos em iluminação, esta segue totalmente em LED, com a adoção da novidade ESS (Emergency Stop Signal), que ativa o pisca-alerta da moto em frenagens mais bruscas (redução superior de distância de frenagem de 2,5 m/s2) e que até então, só estava presente nas motos da marca acima de 500 cm3. Com isso, a Sahara torna-se a primeira moto de sua faixa de cilindrada com tal recurso de segurança.

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CICLISTICA

O chassi também é totalmente novo. Fabricado em tubos de aço com conceito berço semi-duplo, teve seu desenho inspirado na peça que equipa a off-road CRF 250F; sua arte superior, mais larga, agora permite que que o tanque de combustível seja alocado mais baixo que na XRE, melhorando a centralização de massas. A balança foi outra herança da CRF 250F. Fabricada em alumínio e um pouco maior que a de ferro que equipava a XRE 300, deixou a distância entre eixos maior que na antecessora, mas para evitar que isso comprometesse a conhecida agilidade da XRE 300, os engenheiros fizeram uma ligeira alteração no ângulo de cáster, fechando um pouco o ângulo da caixa de direção (25,6o contra 26,5o), resultando em uma distância entre-eixos na Sahara de 1.425 mm, apenas 8 mm mais longo que na irmã mais velha.

Apesar do novo posicionamento, o tanque não sofreu alteração em sua capacidade: segue comportando 13,8 litros (2,6 litros para a reserva), mas agora, recebendo uma cobertura plástica em três peças (duas laterais e uma superior), assim como já ocorrera na CB 300F Twister.

Os aros também são novos: Excel, no lugar dos Daido, assim como os pneus: agora a Sahara sai de fábrica equipada com os novos Metzeler Karoo Street no lugar dos Tourance, que apresentam melhor rendimento de rolagem e menor índice de ruído, sem, entretanto, comprometer sua performance na terra ou no asfalto.

A altura do assento praticamente não sofreu alteração, afinal, está 1 mm mais baixo que na XRE 300 (860 mm contra 859 mm), mas a altura em relação ao solo subiu 10 mm, passando dos 259 mm para 269 mm (na versão Adventure é de 265 mm). As suspensões também foram revistas: a dianteira teve mantido o garfo telescópico convencional com tubos internos de 41 mm, mas ganhou uma revalvulação; atrás, o monoamortecedor é novo e agora conta com 7 regulagens de pré-carga da mola. Os cursos foram mantidos: 245 mm na frente e 225 mm atrás. Nos freios, nenhuma alteração: discos nas duas rodas com ABS, sendo o dianteiro medindo 256 mm e 225 mm, na frente e atrás, respectivamente.

MOTOR

O motor também é uma peça totalmente nova na motocicleta e apresenta diferenças fundamentais que o distanciam do motor que equipava a XRE 300. A começar pelo fato de ser um motor que nasceu para funcionar com injeção eletrônica, ele deriva do que equipa a CB 300F e traz comando de válvulas único no cabeçote (SOHC), balancins roletados e apresenta maior capacidade cúbica que o de sua antecessora: são 293,5 cm3 contra 291,6 cm3, e que já está homologado para atender a norma Promot 5, que entra em vigor no final do ano que vem, estando equipado com cânister para controlar emissões evaporativas e catalisador mais robusto.

Seu pistão é 2 mm menor (77 mm contra 79 mm), mas seu curso é quase 4 mm maior (63,3 mm contra 59,5 mm), o que privilegia o torque. No total, ele é 0,7 kg mais leve que o da XRE 300: 35,5 kg contra 36,2 kg.

Mas justamente este aperto em suas emissões o deixou ligeiramente mais fraco. Na gasolina, a potência é de 24,8 cv a 7.500 rpm, contra 25,4 cv à mesma rotação na XRE 300. Quando abastecida com álcool, a Sahara desenvolve 25,2 cv a 7.500, contra 25,6 na XRE 300. No torque, a Sahara também perdeu um pouco de seus números. Abastecida com gasolina, o pico máximo é de 2,7 kgf.m a 5.750 rpm e com álcool, vai para 2,6 kgf.m à mesma rotação. Já na XRE 300, os números de torque são os seguintes: 2,76 kgf.m a 6.000 rpm na gasolina e de 2,80 kgf.m à mesma rotação no álcool.

Uma outra novidade no conjunto motriz está na embreagem, que agora é assistida e deslizante.

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ADICIONAIS

O painel também é outra herança da CB 300F Twister e traz design inspirado no que equipa as CB 650R e CB 1000R, e traz indicador de marcha engatada, computador de bordo para cada trip, além de indicador de tensão da bateria. Sob o painel a Honda instalou uma tomada USB – Tipo C, para alimentar celulares e GPS.

Junto à GIVI a Honda desenvolveu um baú traseiro em plástico, com capacidade para 36 litros e que será vendido como item original nas concessionárias. Outra novidade é um conjunto de roupas e equipamentos inspirados na motocicleta.

A XRE 300 Sahara conta com garantia de 3 anos e 7 trocas de óleo grátis, mediante as condições impostas pela garantia (conferir junto ao concessionário).

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VERSÕES

A nova XRE 300 Sahara estará disponível em três versões: Standard, Rally e Adventure, sendo que a segunda vem com adesivos e pintura que lembra a da XRE 300 Rally e da Africa Twin, enquanto que a versão Adventure traz, além de pintura marrom metálica, adesivos exclusivos, além de vir equipada de fábrica com para-brisas maior e protetores de motor e de carenagens.

No evento de lançamento, a Honda ainda revelou uma versão especial com pintura e gráficos inspirados na primeria NX 350 Sahara, de 1991. A moto ainda trazia alguns itens especiais como protetores de mão, protetor de motor maiior, faróis auxiliares, defletor de para-brisas, manetes especiais, rodas de alumínio anodizado em dourado e suporte para GPS/Celular no guidão.

A Honda divulgará os preços somente no próximo dia 24, quando então, as motos começaram a ser faturadas para a rede de concessionários.