https://motoadventure.com.br/husqvarna-preparando-a-vitpilen-901/

Nova motocicleta seria derivada da KTM 890 Duke, mas com estilo herdado de sua antecessora.

A Husqvarna parece pronta para reintroduzir uma versão de grande capacidade da roadster Vitpilen , já que fotos de espionagem mostram uma versão baseada na 890 Duke da KTM .

Atualmente, há apenas a Vitpilen 401; um modelo 701 monocilíndrico foi lançado em 2018, mas desde então foi descontinuado.

Este novo modelo parece quase pronto para produção e compartilha as mesmas linhas de sua antecessora, com acabamento em tinta preta e branca fosca.

husqvarna-preparando-a-vitpilen-901

Onde ocorre a maior diferença é no motor, com um novo chassi de treliça que parece ter sido retirado da Duke, que parece abrigar o bicilíndrico de 889cc derivado da KTM e já encontrado na família de aventura Norden 901, da Husqvarna . Uma versão deste motor já reside no Duke, produzindo 115 cv.

Mais evidências para apoiar o fato de ser este motor vêm das carcaças familiares e do escapamento de saída alta, que abraça o subquadro traseiro da mesma maneira que na Duke. O roteamento dos tubos principais também é o mesmo.

Apesar das alterações no quadro e no motor, o estilo é semelhante ao da 701 que veio antes dela, com carroceria minimalista e arrebatadora que parece tipicamente Husqvarna – além de um grande farol redondo, pequeno assento traseiro e faixa fina de iluminação traseira em LED, tudo reminiscente da antiga versão.

husqvarna-preparando-a-vitpilen-901

Os piscas também são em LED e, de antemão, parece haver um painel TFT colorido em andamento. Isso substituirá o antigo design LCD circular que simplesmente não seria páreo para sua concorrência contemporânea, que provavelmente incluirá a Ducati Monster , a Yamaha MT-09 , a Triumph Street Triple R e, claro, a 890 Duke.  

A moto vista nos testes aqui parece estar usando pneus esportivos Michelin Power 5, com kit de suspensão WP Apex ajustável manualmente, sinalizando ainda mais suas intenções de curva.

husqvarna-preparando-a-vitpilen-901

A Duke usa um par de tubos Apex de cartucho aberto de 43 mm na frente e é provável que a Husqvarna faça o mesmo. As barras agora também parecem mais planas para maior versatilidade.

A frenagem é coberta por pinças dianteiras duplas montadas radialmente e não é de surpreender se aparecer com um ABS habilitado para curvas – que já está presente em sua irmã Duke.