Nova motocicleta seria derivada da KTM 890 Duke, mas com estilo herdado de sua antecessora.
A Husqvarna parece pronta para reintroduzir uma versão de grande capacidade da roadster Vitpilen , já que fotos de espionagem mostram uma versão baseada na 890 Duke da KTM .
Atualmente, há apenas a Vitpilen 401; um modelo 701 monocilíndrico foi lançado em 2018, mas desde então foi descontinuado.
Este novo modelo parece quase pronto para produção e compartilha as mesmas linhas de sua antecessora, com acabamento em tinta preta e branca fosca.

Onde ocorre a maior diferença é no motor, com um novo chassi de treliça que parece ter sido retirado da Duke, que parece abrigar o bicilíndrico de 889cc derivado da KTM e já encontrado na família de aventura Norden 901, da Husqvarna . Uma versão deste motor já reside no Duke, produzindo 115 cv.
Mais evidências para apoiar o fato de ser este motor vêm das carcaças familiares e do escapamento de saída alta, que abraça o subquadro traseiro da mesma maneira que na Duke. O roteamento dos tubos principais também é o mesmo.
Apesar das alterações no quadro e no motor, o estilo é semelhante ao da 701 que veio antes dela, com carroceria minimalista e arrebatadora que parece tipicamente Husqvarna – além de um grande farol redondo, pequeno assento traseiro e faixa fina de iluminação traseira em LED, tudo reminiscente da antiga versão.

Os piscas também são em LED e, de antemão, parece haver um painel TFT colorido em andamento. Isso substituirá o antigo design LCD circular que simplesmente não seria páreo para sua concorrência contemporânea, que provavelmente incluirá a Ducati Monster , a Yamaha MT-09 , a Triumph Street Triple R e, claro, a 890 Duke.
A moto vista nos testes aqui parece estar usando pneus esportivos Michelin Power 5, com kit de suspensão WP Apex ajustável manualmente, sinalizando ainda mais suas intenções de curva.

A Duke usa um par de tubos Apex de cartucho aberto de 43 mm na frente e é provável que a Husqvarna faça o mesmo. As barras agora também parecem mais planas para maior versatilidade.
A frenagem é coberta por pinças dianteiras duplas montadas radialmente e não é de surpreender se aparecer com um ABS habilitado para curvas – que já está presente em sua irmã Duke.