instituicao-inglesa-lanca-campanha-de-conscientizacao-a-motociclistas-quanto-ao-barulho

Objetivo é prevenir o desenvolvimento de problemas auditivos como o zumbido e a surdez provocados por excesso de ruidos.

A única instituição de caridade específica para zumbido no Reino Unido está pedindo que os motociclistas adquiram o hábito de usar protetores auriculares para evitar danos permanentes.

A Tinnitus UK diz que a exposição contínua ao ruído de mais de 80 decibéis pode causar danos à audição. Para contextualizar, esse limite de 80dB é considerado seguro em um ambiente de trabalho pelo Executivo de Saúde e Segurança, enquanto acima de 85dB o empregador deve fornecer protetores auriculares.

instituicao-inglesa-lanca-campanha-de-conscientizacao-a-motociclistas-quanto-ao-barulho

“Estamos apenas tentando lembrar as pessoas de usar proteção auditiva da mesma forma que você coloca o capacete”, disse Nic Wray, da Tinnitus UK, à MCN. “Devido à combinação do ruído da moto, ruído da estrada e ruído do vento, os níveis de ruído certamente atingem um nível perigoso muito rapidamente.

“Se o uso que faz não é contínuo e por longas horas, você talvez não venha a sofrer danos, mas se você estiver andando de moto regularmente, esse dano pode aumentar e não pode ser desfeito. Você pode perder parte da audição e isso pode afetar todos os aspectos da sua vida”, alerta Wray.

De acordo com os dados da Tinnitus UK, a combinação de ruído do motor, ruído da estrada e turbulência do vento é geralmente em torno de 85-95dB em velocidades de até 56 km/h, subindo para 110-116dB a 104 km/h. Nesses níveis superiores, danos auditivos podem ocorrer em menos de um minuto.

instituicao-inglesa-lanca-campanha-de-conscientizacao-a-motociclistas-quanto-ao-barulho

Wray continuou: “Nossa preocupação é que as pessoas fiquem com zumbido, que sabemos que pode ter um impacto enorme. Pode afetar a concentração, pode afetar o prazer das atividades, pode afetar sua vida social e pode afetar o humor. Muitas pessoas relatam ansiedade, pensamentos suicidas ou pensamentos de automutilação. Não é uma coisa trivial”, reforça.

“Não queremos que as pessoas parem de fazer o que gostam… Só queremos que as pessoas façam isso com segurança e usando proteção auditiva, que está prontamente disponível.”

Em uma pesquisa recente feito pelo site MCN perguntando aos leitores se eles usam protetores auriculares, preocupantes 45% dos cerca de 2.000 entrevistados admitiram que não usavam proteção.

“Existem dois aspectos do ruído que são prejudiciais quando você anda de moto”, diz Wendy Faulkner, da empresa de protetores auriculares Auritech. “As pessoas tendem a pensar no ruído do motor, mas é o ruído do vento que as pessoas tendem a ignorar e, na verdade, é particularmente prejudicial porque pode ser bastante alto”, ressalta.

instituicao-inglesa-lanca-campanha-de-conscientizacao-a-motociclistas-quanto-ao-barulho

“Quanto mais tempo você convive com o ruído, mais prejudicial é. Mesmo se você não estiver indo tão rápido, mas andando muito de moto – por exemplo, como entregador na cidade – o efeito é cumulativo, uma vez que torna-se prolongado.

E aí, você usa protetores auriculares ao pilotar?

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!