Praticar motociclismo exige extremo trabalho mental em antecipar ações, discernir atos seguros e executar manobras com precisão e segurança

TEXTO E FOTOS: OSWALDO FERNANDES JR.

Relevar a necessidade de comportamentos perante a mudança nas dinâmicas das vias, itens de segurança, inabilidade, respeito à regras e regulamentos implicam no sentido contrário ao mundo moderno. A velha jaqueta de couro, atitudes hostis, capacete aberto, e a combinação de brigas, bebedeiras e motociclismo devem ser aposentadas e vistas como passado, ou ficção dos filmes de Hollywood. O universo das duas rodas desbrava novos caminhos, mais seguros, com muita atitude e mudanças de comportamento, isto é, motociclismo inteligente.

Novos tempos e novas motocicletas

Antigos conceitos de motociclistas ainda prevalecem sobre a modernidade.  Não adianta as motos possuírem o estado da arte em tecnologia, tais como ABS, módulos de mapeamento de motor, controle de tração, suspensão inteligente, dezenas de sensores, computadores e módulos eletrônicos de controle, se a inteligência do piloto não estiver preparada para conhecer e utilizar adequadamente cada tecnologia disponibilizada, e pior ainda, deixar se levar pela emoção em ostentar e menos pela razão ao uso das motocicletas.

Novos tempos e novas vias

Os pilotos devem ser consiente da gestão de riscos, ter foco em posicionamento seguro, saber avaliar limites, conhecer a dinâmica das vias e dos usuários, respeitar sinalizações, estar proposto a novos desafios e aventuras. É ter atitudes de desafiar-se, mas ao mesmo tempo, de conhecer limites e respeitar a vida.

Novos tempos para novos motociclistas, mas também aos antigos

Não basta possuir a motocicleta dos sonhos, elevar o emocional e vestir o manto da soberba e vaidade. O tamanho da moto e a quantidade de adereços despojados não impõe respeito. Não basta pensar que sabe acelerar, trocar de marchas, inclinar aos limites, utilizar técnicas de contra esterço, ter um líder para copiar os movimentos à sua frente, e conhecer uma turma animada para curtir as motocicletas. Velhos hábitos continuam provocando novos acidentes. Temos que pilotar muito mais com a inteligência, atentos, conectados ao meio e à motocicleta, estar ciente que eventuais falhas e despreparos podem levar a danos e prejuízos, que por muitas vezes mudam o roteiro de vidas.

Ser motociclista por toda a longevidade

Ser motociclista requer técnica e habilidade, conhecer competências, propor atos seguros, estar pronto para mudar valores, planejar novas rotas, validar novos desafios, cuidar de seu bem-estar, estar pronto para as adversidades, enfim, estar apto e pronto para a superação em aventuras e novas experiências.  Para ser motociclista é necessário utilizar roupas e acessórios de segurança, cuidar de sua saúde e de sua motocicleta, investir em você, é ter foco em metas, valores e destinos. Ser motociclista significa respeitar as diferenças, prevalecer a união, compartilhar conquistas e novas emoções. O motociclista deve ter respeito às pessoas, respeito à motocicleta, respeito ao meio de condução, respeitar a vida.  Ser motociclista é ter atitude!

O motociclismo não proporciona liberdade

O motociclismo exige que o piloto tenha toda atenção necessária ao meio, e equilíbrio para manter a motocicleta na via, com rumo certo ao seu destino.  Exige tanto que, ao pilotar, não temos tempo de pensar em outros assuntos que não seja a emoção de sentir ser o dono de seu próprio destino.  A sensação de dominar a motocicleta proporciona prazer, ultrapassa barreiras e proporciona poder de realização a qualquer piloto. A prática do motociclismo inteligente produz saudáveis hormônios de adrenalina, serotonina, dopamina e endorfina, responsáveis por sentimentos de prazer, felicidade, aumenta as atividades cerebrais e neurológicas, exalta a felicidade e proporciona bem-estar emocional.  Motociclista inteligente proporciona ações saudáveis.

OMNO Motociclismo

A OMNO Motociclismo atua desde 2012 em atividades de motociclismo, é homologada pela CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo – para atividades de capacitação de motociclistas na especialidade de moto turismo, e já formou mais de 2500 motociclistas em cursos. Desenvolve módulos, palestras, cursos, treinamentos e workshops para aprimorar técnicas e melhores práticas para pilotagem de sua motocicleta nas atividades em uso urbano, pilotagem em estradas e grupos de viagem.

A OMNO Motociclismo proporciona mais de 14 módulos estruturados em técnicas de pilotagem, bem-estar e planejamento de expedições, proporciona viagens nacionais e internacionais, desenvolve provas e estabelece valores saudáveis para os grandes momentos de suas aventuras.

Calendário OMNO Motociclismo – Maio e Junho:

Workshop: Gestão e planejamento de longas viagens e expedições – Maio – dias 8,9 e 10 –  Junho – dias 5, 6 e 7.

Treinamento RIDER TRAINING – Compilação e avaliação de técnicas seguras de pilotagem –  Junho – dia 2.

Curso ADVANCED RIDER – Curso intensivo para pilotagem em moto turismo – Maio – dias 25, 26 e 27 – Junho – dias 22, 23 e 24.

Treinamento PILOT & PILLION – Instruções para pilotagem de piloto e garupa –  Junho – dia 3.

A OMNO Motociclismo também disponibiliza aulas e cursos particulares para pilotos iniciantes ou grupos fechados.

Informações:

OMNO Motociclismo – Be Safe, Be a Rider!

Fone: (11) 4421-4746 – Fone/whatsapp (11) 98441-8000

E-mail: omno@omnoweb.com.br

Site: www.omnoweb.com.br

Facebook: OMNO Motociclismo

Instagram: OMNO Motociclismo

“A OMNO não se importa com o seu estilo, nós valorizamos as suas atitudes!”

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here