Motociclismo nas alturas: Pico do Jaraguá (SP)

Pico do Jaraguá

Pico do Jaraguá oferece visual maravilhoso e belas curvas para testar sua motocicleta ao máximo

Texto: Guilherme Derrico
Fotos: Laertes Torrens Filho

Pico do Jaraguá (SP)

Ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude, o Pico do Jaraguá proporciona ao visitante um panorama incrível da capital paulista (com uma vista que alcança até 55 quilômetros) e um aspecto, no mínimo, inusitado da cidade para os acostumados somente ao incessante movimento da megalópole. Para os amantes do motociclismo, é uma aventura bastante interessante e enriquecedora. Com pouco mais de 30 quilômetros rodados, tendo a capital como ponto de partida, é possível chegar à região.

Para essa ocasião, utilizamos o novo scooter da Honda, o modelo SH150i, e as impressões foram as melhores possíveis. No uso urbano, a motocicleta é perfeita: rápida, econômica e fácil de pilotar. Ao chegarmos ao destino, pudemos testar o desempenho do veículo ao máximo. Estávamos na companhia de outro colega motociclista, que pilotava uma 125 cc carburada. Enquanto o scooter exerceu o percurso com tranquilidade, inclusive na subida, a outra máquina apresentou falhas devido à altura do local.

VEJA TAMBÉM: Viagem de moto de São Paulo a Mato Grosso do Sul.

Pico do Jaraguá
Pico do Jaraguá

Outra surpresa boa foi a posição da garupa. “Para quem senta na garupa, a moto é muito confortável. Fiquei bastante impressionado com o acerto desse item. O sistema que desliga a motocicleta e liga apenas acionando o acelerador é muito legal, além de ser um veículo ecologicamente correto. O tamanho da roda é um diferencial sobre as concorrentes. A máquina também possui freios ABS, ou seja, para uma moto de pequena cilindrada, toda essa tecnologia faz a diferença”, diz o motociclista Laertes Torrens Filho.

VEJA TAMBÉM: Volunturismo: de moto por São Paulo, Goias e Tocantins.

Natureza encantadora

Para os amantes da natureza, o acesso ao topo pode ser feito de duas formas: através de uma via asfaltada, a Estrada Turística do Jaraguá, que tem início no km 18 da rodovia Anhanguera e, aos mais dispostos, através da “Trilha do Pai Zé”, numa caminhada de cerca de dois quilômetros.

Lá no alto há uma grande antena de televisão, além de pequenas lanchonetes e estacionamento para os veículos e, é claro, a melhor vista da cidade. Existem ainda outras duas trilhas, a Trilha da Bica e a Trilha do Silêncio (desenvolvida e instalada para passeios com grupos de terceira idade, e portadores de necessidades especiais).

VEJA TAMBÉM: Viagem de moto entre São Paulo e Itajaí (SC).

DEIXE UMA RESPOSTA