Jean Azevedo Off Road School: um fim de semana aprendendo técnicas de pilotagem off road no ambiente de treinos do campeão de rali

Texto: Rosa Freitag
Fotos: Divulgação

 

Jean Azevedo Off Road School

Quando notou que sua BMW F800 GS não se comportava na terra da mesma forma que a moto de trilha, Jorge Abu Jamra, o “Abu”, contatou Jean Azevedo, piloto brasileiro com melhor desempenho em competições off road, para desenvolverem um curso de off road para big trails. Os cursos se iniciaram em 2012 e a 42ª turma, nos dias 21 e 22 de outubro, foi uma Edição Especial Serra da Canastra, que acontece de duas a três vezes por ano. O conteúdo é o mesmo do curso nível 1, realizado em Santa Branca (SP), mas a prática é mais intensa, incluindo um passeio off road de 120 km.

Os participantes chegaram na sexta-feira à Pousada Alecrim, em São João Batista do Glória (MG), estrategicamente posicionada para se conhecer o melhor da Canastra, com boas acomodações e a cordialidade da Jô e do Wallace, que também são motociclistas e guias para passeios em motos de trilha e big trail.

Quem foi, com quais motos… Só big trail?

Bertão (GS1200) e Marcelo (Africa Twin) vieram de Imperatriz (MA); de MG, Alexandre (GS1200), Marcus e Marcos (F800GS); do RJ, Boaz (XRE300) e de SP, Richard (Tiger 800), Tony, Abilio e Newton (GS1200), Giovanni (TEX 1200), Nicécio (F800GS), Paulo (Teneré 250) e Rogério (Varadero); e as três mulheres: Rosa (F650GS), Kelly (GS1200) e Cristina (Tiger 800).

Jean Azevedo foi de Africa Twin e o Abu de F800 GS. Rogério Oliveira, administrador e instrutor assistente, foi de Versys 650. “Essa moto serve para off road?” Positivo, e ele incentiva a participação das motos crossover, com rodas aro 17 e pneus para asfalto – até recentemente, Jean usava no curso uma Honda CB500X. Quem também deu a honra de acompanhar a turma foi seu irmão, André Azevedo, piloto pentacampeão do Rally dos Sertões e com 25 participações no Rally Dakar, em sua KTM990.

O curso

No sábado, já saímos da pousada por estradas de terra até uma fazenda. Abu mostrou vídeos e conceitos de pilotagem off road e cada um se apresentou, dizendo a motivação de estar no curso. Em uma área gramada, para sentir a distribuição de peso da moto, iniciamos os exercícios práticos, equilibrando a moto com uma mão e a contornando, depois conduzindo a pé, controlando a embreagem. Treinamos o contrapeso em exercícios de slalom, lidando também com os tocos e pedras do terreno. Jean apontava as falhas e vícios de cada um com olho clínico – pois no off road, são detalhes no posicionamento na moto e no controle da embreagem, aceleração e frenagem que fazem toda a diferença! Depois do almoço, fizemos exercícios de frenagem e parada em subida e algumas voltas em uma trilha pela fazenda para praticar todos os conceitos.

No domingo, passeio por cenários maravilhosos da Serra. À beira do Rio Quilombo, Jean explicou como escolher o melhor ponto para a travessia e depois orientou o caminho da subida com pedras e erosões. Não é um percurso para iniciantes, mas todos chegaram empolgados com os desafios vencidos no restaurante da Vanda, point consagrado de trilheiros com a melhor comida mineira. Seguimos até o Vale da Babilônia e descemos a Serra Calçada até a reta final que guardava mais um desafio: trechos de areião, onde o jeito é acelerar para não perder o rumo!

De cara suja e alma lavada, recebemos os certificados com orgulho aventureiro, felizes com a habilidade de explorar novos horizontes com nossas máquinas!

Informações:

Jean Azevedo Offroad School

rogerio@offroadschool.com.br

(012) 99790-0987

http://www.offroadschool.com.br

Pousada Alecrim – São João Batista do Glória – MG

pousadaalecrimmg@hotmail.com

(35) 3524-1018 / (35) 98473-8664

http://www.pousadaalecrimmg.com.br/

VEJA TAMBÉM: Tour off-road – Viagem de moto pelo interior paulista.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here