Nova Kawasaki Ninja 400 chega repleta de atributos tecnológicos e muito mais leve que a irmã menor, de 300 cc, para agitar o mercado brasileiro de médias cilindradas. Confira as impressões de pilotagem de Moto Adventure

TEXTO: LAERTES TORRENS FILHO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Moto Adventure testou a nova Kawasaki Ninja 400 no autódromo Haras Tuiuti, localizado no interior de São Paulo. O novo modelo chegou para apimentar o mercado de médias cilindradas, que já está bem disputado por várias marcas. A motocicleta é o mais novo reforço da linha Ninja e promete manter os mais altos níveis de adrenalina nas pistas, estradas e ruas de nosso país. A carenada é fiel ao verdadeiro propósito esportivo da Kawasakie oferece melhor desempenho do que sua antecessora, a Ninja 300 – que deixa o line-up da marca –, graças ao seu novo motor e quadro de treliça, que se apresentam mais poderosos e leves.

O aumento de 100 cc face ao modelo anterior é uma pequena melhora entre as principais atualizações, já que a nova Ninja 400 entrega mais potência com seus 48 cavalos e também conta com significativas melhorias de suspensões. Essa nova máquina tem muito mais a oferecer do que sua elevada performance. Além do visual deslumbrante e da alta qualidade de acabamentos, do forte desempenho de seu motor, o novo modelo tem um excelente torque (3,9 KGF a 8.000 rpm) em baixa rotação, que torna a moto muito divertida tanto para um passeio quanto para a condução esportiva. Um dos principais aspectos que contribuem para sua fácil dirigibilidade é o ângulo de caster, que foi alterado, e também a distância mais curta entre-eixos. É claro que a redução de peso, que agora está com 4 kg mais leve que a 300 cc, deixa a pilotagem mais ousada.

Carenada master

O grande volume das carenagens, que foram inspiradas nas poderosas Ninjas ZX 10R e Ninja H2, comprovam a excelente ação aerodinâmica e acrescenta à nova Kawasaki Ninja 400 um visual de motos de maior cilindrada. Destaque para o spoiler na frente da motocicleta, que, além de ousar no aspecto visual, tem a função de manter a máquina bem “grudada” no chão. Agora, os faróis são em LED e acendem juntos. O painel é misto e conta com conta-giros analógico e display digital em LCD. A embreagem é do tipo assistida e deslizante, e alivia em 20 % o esforço do piloto na hora da condução.

A ergonomia está muito bem acertada para o motociclista brasileiro (tenho 1,70 m de altura e me encaixei perfeitamente na motocicleta). O freio dianteiro é superdimensionado (310 mm) e conta com maior eficiência na frenagem. O modelo vem com sistema ABS original de fábrica.

Os pneus foram muito bem escolhidos, Pirelli, modelo Diablo Rosso II, de 110/70R17 M/C 54H na dianteira e 150/60R17 M/C 66H na traseira, produto que tem excelente aderência e casou perfeitamente com a nova Ninja, transmitindo total confiança ao piloto.Costumamos dizer que de nada adianta o fabricante desenvolver um novo projeto de moto se os pneus não acompanharem a evolução desse processo.Pois bem, o novo modelo está com medidas de pneus mais largas em relação à Kawasaki Ninja 300. Um detalhe: a Ninja 400 também pode ser adquirida por consórcio. Cores disponíveis: preta, verde e verde KRT  -Kawasaki Racing Team. O preço sugerido sem frete,nas cores preta ou verde, é de R$ 23.990,00. Compintura especial KRT vai a R$ 24.990,00.

O mercado promissor de médias cilindradas, que cresce a cada dia, acaba de receber uma das maiores promessas na categoria: a Kawasaki Ninja 400, que promete apimentar a briga entre as concorrentes. Sorte a nossa!

Vale destacar:

– A moto está 4 kg mais leve em relação à irmã Ninja 300 (que não será mais fabricada): são 168 kg contra 172 kg da antiga, ambas em ordem de marcha.

– Com a alteração do ângulo de caster, a moto ficou mais fácil de pilotar nas curvas sinuosas e também facilitou o desvio dos buracos que encontramos no dia a dia.

– A moto superou sua antecessora com o novo motor bicilíndrico de 399 cc3.

– Para este modelo, a Kawasaki oferece dois 2 anos de garantia.

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