A nova KTM 390 Duke veio com tudo! O que já era bom, ficou muito melhor!
TEXTO E FOTOS: TRINITY RONZELLA
No último dia 17 de maio, Moto Adventure esteve no lançamento da tão esperada nova KTM 390 Duke ABS. O local, um antigo barracão da empresa Controlar, estava muito bem paramentado, com um octógono, telão, dois painéis de grafite, tambores e um circuito curto para experimentarmos a moto. Enfim, um ambiente com o apelo da moto. Ela está pronta para enfrentar a selva de pedra com uma pegada mais esportiva, convidando a transformar qualquer deslocamento na cidade em uma tocada mais dinâmica e divertida.
Bem-vindos!
A recepção aos convidados ficou a cargo do diretor geral da KTM do Brasil, Paulo Alegria, que deu as boas-vindas e, juntamente com José Ricardo, da área comercial da Dafra Motos, e Rafael Vieira, gerente de Marketing da KTM, passaram a “ficha” do novo modelo, o que nos deixou mais ansiosos para ligar e andar na motocicleta. Dentro de um octógono e coberta, a máquina foi apresentada, demonstrando que ela está pronta e vem forte para a “briga” da categoria!
KTM 390 Duke ABS
Ao entrarmos no octógono, para ver a moto de perto, já percebemos algumas mudanças. O farol de LED, painel com tela TFT, suspensão invertida WP, manetes com regulagem de altura e disco de freio dianteiro com 320 mm, já chamam atenção de cara! Outras mudanças visíveis: o tanque de combustível, que passou para 13,4 litros; o chassi, que tem o sub quadro destacável, e um novo escapamento. Ao sentarmos na motocicleta, notamos que sua ergonomia foi melhorada, dando um posicionamento mais adequado, e também ficou um pouco mais alta, 830 mm.
Sobre o motor, foram mantidos os 44 HP, mas a curva de potência foi melhorada. O acelerador é ride by wire (mesma tecnologia usada na KTM 1290 Super Duke, que realiza a aceleração por meio de um sinal elétrico, e não por cabos), e a moto está um pouco mais pesada em relação à anterior, devido principalmente ao aumento do tanque. Entretanto, isso é quase imperceptível.
Outra novidade é a possibilidade de conectar o smartphone via Bluetooth que, combinado com o software original KTM My Ride, permite a visualização de chamadas telefônicas e controle do áudio.
Em uso
Experimentamos a moto em um circuito curto, que exigiu agilidade da máquina e do piloto, coisas do dia a dia da cidade. Deu para fazer uma “degustação“ e perceber que a nova Duke está bem acertada para o que ela se propõe. Imaginamos que o uso diário na cidade fique mais “divertido” devido ao total controle, principalmente nas curvas. Saberemos mais quando tivermos mais tempo com a moto!
O mercado dessa categoria é bastante concorrido e conta com boas opções – como a BMW G 310 R e a Yamaha MT-03, mas a KTM quer mais! Com preço sugerido de R$ 23.990,00, um novo grafismo e uma série de mudanças e melhorias, essa Naked que tem o DNA da marca austríaca está realmente mais “Ready to Race” do que nunca!
KTM tem 24 revendas no país
Atualmente a KTM, em parceria com a Dafra, conta com 24 concessionárias no país. Essas lojas são divididas em três categorias:
1- Flagship: uma loja conceito KTM que comercializa todos os modelos da linha no Brasil (4 lojas em São Paulo, Goiânia, Belo Horizonte e Curitiba).
2- Street: Loja KTM e Dafra que disponibiliza motos street, ou seja, as Duke 200 e 390, mais motos da Dafra (16 lojas nos estados de SP, RJ, SC, MG, PR e PB).
3- Street e Off Road: Loja KTM e Dafra que, além dos modelos street, disponibiliza a linha Off Road (4 lojas).
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: