Único representante do Brasil em Tokyo, Moto Adventure esteve presente no lançamento da Kymco Ionex, scooter elétrico que chega para revolucionar o mercado mundial

POR GUILHERME DERRICO E LAERTES TORRENS FILHO
FOTOS: LAERTES TORRENS FILHO/DIVULGAÇÃO

No dia 21/03, a Revista Moto Adventure esteve no Marriott Hotel, em Tokyo, no Japão, para acompanhar o lançamento do scooter elétrico Kymco Ionex, que no Brasil é importado pela JTZ, marcando o início de uma nova era de motocicletas elétricas, com design inovador e plataformas de energia aberta. A Ionex é uma solução revolucionária para scooters elétricos, que elimina todas as barreiras de sustentabilidade.

A imprensa do mundo inteiro estava presente, todos ansiosos para conhecer a grande novidade do mercado. Depois do todo o processo de credenciamento, tivemos acesso ao local, que tinha uma ampla infraestrutura, contendo um grande espaço para a apresentação das motos e três telões enormes, entre outros aspectos, para que nada fosse perdido.

O presidente mundial da Kwang Yang Motor Co., Ltd (KYMCO), Allen Ko, apresentou o novo modelo que utiliza o “conceito verde” – de não agressão ao meio ambiente. A Kymco é a maior marca de motocicletas de Taiwan e exibe soluções e modelos conceituais para resolver vários problemas relacionados à mobilidade elétrica. Segundo os fabricantes, o veículo chega a rodar até 200 quilômetros, ou seja, autonomia não é problema. “Veículos elétricos representam uma das mais significativas transformações do transporte pessoal”, disse Allen Ko.

Energia inteligente

Com a arquitetura Ionex para scooters é possível superar pela primeira vez os desafios associados ao design de veículos elétricos. A motocicleta é inteligente, bem pensada, e permite o carregamento da bateria sem tanto esforço, ou seja, uma vez que a máquina está sendo utilizada, a carga é distribuída para um componente que armazena a energia, que poderá ser utilizada após o término da carga da bateria original. “Com a Ionex queremos tornar o mundo mais sustentável, deixar nossas cidades mais limpas e transformar veículos elétricos em uma realidade prática para consumidores do mundo todo”, afirma Allen Ko.

Em parceria com o governo, a Ionex utiliza um sistema de recarga da bateria bastante interessante. Diversos pontos de recarga estão espalhados por toda a região, em sociedade com postos de gasolina, mercados, farmácias, shopping centers, estações de metrô, entre outras opções de comércio, tudo para facilitar a vida do condutor. Os governantes disponibilizam um programa de benefícios para os comerciantes que oferecem esses pontos de recarga. A estrutura, uma espécie de box, aceita a bateria para recarga, sendo muito mais rápido e barato que o preço da energia cobrado em uma residência. Além disso, na rede de pontos de carga, é possível alugar uma bateria extra completa.

Beleza silenciosa

Basta acionar um botão no punho da moto para que a bateria, que fica embutida em um compartimento, apareça. Ele se abre, fazendo com que a bateria fique numa posição perfeita. Para recolocar, é só empurrar a peça, que ela irá se encaixar com facilidade. Todo esse processo se torna bastante elegante aos olhos do proprietário e não emite ruídos. A Ionex comporta uma bateria interna que pode ser usada como fonte de energia enquanto a bateria removível está sendo carregada. “A Kymco está comprometida em impactar decisivamente, na mais importante transformação da história recente para o setor de duas rodas. Nos próximos 3 anos, a marca planeja lançar 10 modelos elétricos em 20 países e vender mais de meio milhão de unidades em todo o mundo”, finaliza Allen Ko.

CONFIRA MAIS IMAGENS NA GALERIA ABAIXO:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here