A fabricante de motos elétricas buscou a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração para utilizar Nióbio, um metal que permite aumentar a eficiência do motor, em suas motos

A fabricante de motocicletas elétricas norte-americana Lightning Motorcycles se uniu aos especialistas em ímãs da CBMM para criar um salto tecnológico que poderia ajudá-los a quebrar outro recorde de velocidade para motos elétricas.

A Lightning estabeleceu anteriormente um recorde de velocidade em Bonneville em 2012, atingindo uma velocidade máxima de 352 km/h, mas agora eles esperam exceder os 402 km/h.

Então, qual é a grande ideia? A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) é especialista no uso de um metal chamado Nióbio. O Nióbio é um metal muito puro pois apenas 0,1% dele é misturado com outro metal, formando uma superliga que não é apenas incrivelmente estável em diferentes temperaturas, mas também muito forte.

É mais frequentemente encontrado em motores a jato e como supercondutor em máquinas de ressonância magnética. Ele oferece potencial imediato para motos elétricas, pois seu uso nos catodos e anodos da bateria permite carregamento ultrarrápido e maior densidade de energia em comparação com as baterias tradicionais de íons de lítio.

“Atualmente, as tecnologias contendo nióbio estão entre os materiais mais avançados para o desenvolvimento da próxima geração de baterias”, afirma Mariana Perez de Oliveira, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da CBMM.

Mas como isso pode elevar a velocidade final de uma moto de 352 km/h para 402 km/h? Bem, para começar, usar ligas de Nióbio significa que a Lightning pode ter menos metal mantendo a mesma rigidez, tornando a moto muito mais leve. Segundo, a condutividade aprimorada também significa que você pode obter energia das baterias mais rapidamente em temperaturas mais estáveis, o que significa mais potência. Além de tudo, a tecnologia também permite um carregamento mais rápido da bateria.

“Estamos pesquisando Nióbio há algum tempo”, disse Richard Hatfield, CEO e fundador da Lightning Motorcycles. “Um exemplo é um indutor de Nióbio para um carregador integrado de alta densidade de potência. Os indutores de Nióbio reduzem a temperatura de nosso magnetismo em mais de 33% em comparação com nosso material padrão.”

Com o alto potencial de uso do Nióbio em veículos elétricos, é provável que nosso país se torne um grande exportador do metal! Agora resta saber como ele será implementado nos produtos do nosso mercado doméstico.

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