Há 21 anos, ele deixou para trás o inferno das drogas e agora procura contribuir com aqueles que estão em busca de ajuda e para isso usa da sua fé, aprendizado e sua motocicleta.
Texto: Taimara Marcon
Fotos: Rogério Amendola
Hoje vamos conhecer a história de Luciano do Amarante, de 47 anos, que venceu a dependência química de cocaína com a ajuda da Fazenda da Esperança e, desde que viveu essa experiência, recebeu um verdadeiro chamado para ser um missionário – um verdadeiro Mensageiro da Esperança.
Durante a adolescência, Luciano acabou caindo no mundo das drogas. Virou dependente químico de cocaína e permaneceu no vício por 10 anos. Depois de uma longa e sofrida batalha, sua mãe e suas irmãs encontraram a Fazenda da Esperança.
Em junho de 1998 Luciano foi acolhido e começou um processo de 12 meses de duração, que é baseado na tríade Espiritualidade, Convivência e Trabalho. Durante sua caminhada, teve muitas dificuldades para entender o que este tripé significava. Uma delas foi lidar com a distância da família – os acolhidos só recebem visitas após três meses de caminhada.
Quando recebeu essa notícia, Luciano tinha que decidir entre ficar trancado no seu quarto ou ajudar a servir as famílias dos outros 100 acolhidos que receberam suas visitas. E optou por ajudar – fazendo deste seu primeiro chamado espiritual para servir ao projeto.
Após 12 meses, chegou o grande dia de pegar o seu certificado de conclusão do processo, Luciano ouviu de um padre do projeto que estavam buscando voluntários para uma missão em Teresópolis (RJ). Lá seria desenvolvido um trabalho com os meninos de rua da Baixada Fluminense, envolvidos com o tráfico de drogas.
Missão
Imediatamente Luciano topou e em vez de retornar para casa da sua família, permaneceu 30 dias em missão. Ao retornar para a vida em família, sem muita demora, Luciano conseguiu seu primeiro trabalho e começou a constituir sua família seu filho Luca tem hoje 14 anos.
Ao longo desses 21 anos que encontra-se recuperado, Luciano viveu momentos difíceis em que poderia ter uma recaída, como uma demissão inesperada e um divórcio conturbado. Porém, ainda norteado pela doutrina da Fazenda da Esperança, manteve-se sempre forte, focando-se no trabalho, na sua espiritualidade e no convívio com aqueles que ama.
Em novembro de 2019, durante uma viagem pelo norte da Argentina, Luciano conheceu uma sede da Fazenda da Esperança, situada na cidade de Salta. Lá foi convidado a dar seu testemunho para os 20 acolhidos argentinos e ouviu de um deles que sentia muita insegurança sobre se o processo vivido na Fazenda realmente funcionaria, mas ao ouvir o testemunho de Luciano, sentiu-se fortalecido para permanecer o seu ano com a fé que se manteria limpo mesmo após sair. Luciano voltou da Argentina com a certeza que aquilo era um chamado espiritual, e mesmo não sabendo como o cumpriria, de uma coisa tinha certeza: ele seria um Mensageiro da Esperança.
Foi então que ele conhece o voluntário Ildo Foppa e o Centro Infantil Chi Tai Tai, que acolhe 200 crianças diariamente, oferecendo-lhes educação, uniforme e três refeições diárias.
A vida profissional de Luciano prosperou muito desde que completou sua estada na Fazenda da Esperança. Atualmente é representante comercial da Karsten e Trussardi (indústria têxtil) e seu escritório em Passo Fundo (RS) atende a 200 municípios. E na sua missão de Mensageiro da Esperança, Luciano também vem prosperando
Além de continuar levando seu testemunho para motivar e abastecer a fé dos acolhidos pela Fazenda da Esperança, Luciano também apadrinha algumas crianças em projetos da Fazenda e se compromete também a atrair mais padrinhos pelo mundo.
Além disso, Luciano comprometeu-se a visitar as 95 unidades da Fazenda da Esperança espalhadas por todo o Brasil, juntamente com as unidades estrangeiras sediadas em 24 países diferentes – tudo isso no período de 3 anos. A primeira viagem aconteceu no dia 1/12/2019 e para isso está utilizando a sua BMW F 800GS Adventure.
“Sinto uma satisfação muito grande, uma paz de espírito muito grande e sempre que termino meu testemunho algum dos meninos ou meninas vem até mim me dizer que o que eu disse lhes deu forças para permanecerem no tratamento, então isso me impulsiona para sair dali e procurar a próxima Fazenda da Esperança com se eu flutuasse em cima da minha moto por poder contribuir com as pessoas”, reflete Luciano.
Que tal acompanhar essa aventura e descobrir como pode participar e contribuir? Entre em contato e descubra como fazer parte deste lindo projeto!
Contatos: WhatsApp – (54) 99966-5420 Instagram – @lucianoamarante Centro Infantil Chitaitai @chitaitaicentroinfantil |