Disputas por vitórias e pódios marcam presença do time brasileiro na quarta rodada da R3 Cup Europa

A nova geração de talentos brasileiros na principal Copa Yamaha R3 disputada no velho continente, mais uma vez se apresentou como o time protagonista ao somar o maior número de voltas na liderança durante as provas deste fim de semana, no tradicional Circuito de Donington Park, na Inglaterra.

O presságio de uma rodada promissora na Terra da Rainha, logo veio à tona com a conquista do terceiro lugar para Gustavo Manso #80 na Superpole, que garantiu uma posição privilegiada ao piloto na primeira fila do grid de largada para as duas baterias, seguido por Enzo Valentim #39 em quarto, Kevin Fontainha #26 em sexto e Eduardo Burr #88, em 12°.

Com intensas batalhas já nas primeiras voltas da Corrida 1, Enzo Valentim, o líder da competição, cruzou a linha de chegada da quarta volta na ponta, seguido por Fontainha e Manso, momento em que os brasileiros formavam um suposto pódio 1-2-3, totalmente verde-amarelo. Ao longo das 11 voltas, a alternância pela liderança foi frenética com Valentim por muitas vezes cruzando a linha de chegada em primeiro até a penúltima volta, quando foi surpreendido pelo italiano Devis Bergamini, que venceu a disputa final por apenas 0.076 milésimos. Contudo, Valentim conquistou a segunda colocação e o seu quinto pódio na temporada. Fontainha que também liderou a prova, foi sexto após se tocar com outro piloto na sétima volta, Manso o décimo após cravar o recorde da pista e também pagar uma penalização de long-lap, também aplicada para Valentim e Burr, que finalizou em 13°.

Com novas estratégias e cuidados intensificados para a Corrida 2, nas voltas iniciais os brasileiros já figuravam entre os primeiros colocados. Valentim cruzou a linha de chegada em primeiro já na segunda volta e, Manso na segunda posição, quando ambos se alternavam na liderança até as voltas finais junto com Fontainha que novamente se aproximou dos líderes, no entanto, mais uma vez o italiano Bergamini assumiu a ponta na última volta para vencer, rumo à segunda vitória em Donington, seguido por Fontainha à 0.137s em segundo lugar e Valentim em terceiro. Após os resultados da rodada, Valentim mantém a liderança da Copa, agora com 26 pontos de vantagem em relação ao piloto italiano, que assume a vice-liderança. Com a segunda colocação, Fontainha conquista seu quinto pódio na temporada e, Valentim, o sexto. Burr, foi oitavo na prova e fez a melhor volta em 1min.46.4s, e Manso que cometeu um erro na Curva Harpin, o 11°.

Com a liderança na competição, três pódios conquistados, maior número de voltas em primeiro lugar e recorde de Donington Park, o AD78 Team Brasil segue confiante e preparado para a República Checa, no Circuito de Most, dias 29 e 30 de julho para a quinta de seis rodadas previstas da Yamaha R3 bLU cRU European Cup 2022.

Confira todas as ações e novidades do Team Brasil nas redes sociais: @missão_78 e venha com a gente fazer história!

Resultados – Donington Park

Corrida 1
2° Enzo Valentim.
6° Kevin Fontainha.
10° Gustavo Manso.
13° Eduardo Burr.

Corrida 2
2° Kevin Fontainha.
3° Enzo Valentim.
8° Eduardo Burr.
11° Gustavo Manso.

Classificação após quatro rodadas:

1° Enzo Valentim – 149 pontos.
3° Kevin Fontainha – 119.
6° Gustavo Manso – 69.
15° Eduardo Burr – 25.
26° Fábio Florian  – 5.

Curiosidades:

*Recorde Race Lap de Donington Park – Gustavo Manso, com 1min 45s.001.
*Maior número de voltas na liderança: 13 de 22 voltas.
*Enzo Valentim tem o maior número de pódios na temporada: 6.

Enzo Valentim – “Foi um final de semana complicado, tive um problema na Superpole que não me possibilitou largar da primeira fila. Na Corrida 1 tive que cumprir uma long-lap, mas consegui liderar várias voltas e chegar na segunda colocação. A Corrida 2 também foi difícil porque errei na estratégia na última volta mas consegui subir no pódio, no geral, consegui aumentar a liderança em dois pontos, totalizando 26 de vantagem. Agora é focar e analisar os erros desta rodada e fazer melhor em Most.”

Gustavo Manso – “Foi um fim de semana bom, estava muito rápido na Superpole e nas corridas, consegui líderar bastante, mas infelizmente não tive bons resultados nas corridas, um toque com um piloto e uma escapada prejudicaram os resultados finais, mas conquistamos o recorde da pista e muitos aprendizados, agora tenho duas semanas pra focar e me preparar para Most.”

Eduardo Burr  – “Muito contente com a rodada em Donington Park, fomos evoluindo a cada entrada na pista. Fizemos P13 na primeira corrida após uma penalização com long lap. Na segunda prova fomos P8 e ficamos a apenas 1,5s do primeiro colocado, além de fazermos a melhor volta da prova. A próxima será em Most onde treinei recentemente e pretendo melhorar ainda mais minhas marcas.”

Kevin Fontainha – “Um fim de semana bom em Donington, consegui me adaptar bem a pista e a moto logo no primeiro treino, é uma pista de alta. Na classificação fui bem confiante, mas cometi um erro de estratégia com 5 minutos pra acabar o treino em P6. No início da Corrida 1 bati em um que freou muito antes, mas me recuperei e terminei em P6. Na Corrida 2 fizemos uma ótima estratégia e sempre andando entre os três primeiros conquistei uma segunda colocação, e fiquei muito feliz com mais um pódio, o quinto da temporada”.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together!