Team Brasil celebra fim de semana com vitória inédita, pódios, muitas disputas e liderança na República Checa

Maior equipe brasileira na motovelocidade internacional de todos os tempos comemora mais uma rodada de grande sucesso na série do World Superbike.

Créditos: LzPhotos

O Circuito de Most recebeu todas as categorias de base do certame, onde o Team Brasil foi destaque no Mundial de Supersport 300 e Yamaha R3 bLU cRU European Cup.

Brasileiros disputam liderançano Mundial de Supersport 300

No World Supersport 300, a mais importante e disputada competição do mundo na categoria, os pilotos Humberto “Turquinho” Maier #12 e Ton Kawakami #87 foram protagonistas nas principais disputas pela liderança nas duas provas do fim de semana na República Checa.

O presságio de um fim de semana forte e consistente para o AD78 Team Brasil e seus pilotos, vieram com os resultados da Superpole que definiram o grid de largada para as corridas, com Turquinho – estreante na temporada cravando o segundo melhor tempo – e Kawakami, o décimo.

Créditos: LzPhotos

Na Race1, no sábado (30), com piso ligeiramente úmido, Turquinho largou em segundo para assumir a ponta na freada da primeira curva, seguido por Kawakami em sétimo. A disputa por ultrapassagens se estendeu durante toda prova e pela briga para o segundo lugar até duas voltas do fim, quando Kawakami abandonou a prova após “highside” e forte queda na curva oito. Turquinho reassumiu a segunda colocação na última volta para cruzar a linha de chegada em quarto a menos de 0.1s do terceiro colocado. No entanto na classificação final Turquinho foi penalizado em duas colocações – por condução irresponsável – segundo a direção de prova que o classificou em sexto lugar, numa prova de tirar o fôlego da torcida brasileira, que pôde acompanhar tudo pelo canal BandSports.

Já no domingo de Race2, com piso totalmente seco e 42 graus Celsios no asfalto de Most, a dinâmica foi semelhante à primeira corrida, com Turquinho e Kawakami protagonistas nas primeiras colocações na volta inicial cancelada por acidente e bandeira vermelha. Na relargada Turquinho arrancou bem com sua Yamaha R3 do AD78 Team Brasil/ MS Racing para assumir a ponta, com Kawakami em quarto quando novamente a corrida foi interrompida por acidente e bandeira vermelha, desta vez à quatro voltas de nove previstas, pegou os brasileiros de surpresa em 10° e 14° lugares registrados na passagem da volta anterior, antes de poderem avançar no compacto pelotão na luta pelo pódio.

Créditos: LzPhotos

Contudo, a rodada checa foi marcada pela evolução e ótimo desempenho dos pilotos da equipe brasileira que possui três pódios e três pole positions na categoria. “A primeira vitória é uma questão de tempo”, diz Alan Douglas, chefe do Ad78 Team Brasil.

Vitória inédita de Manso; Valentim à um passo do título europeu

Com quatro representantes na Yamaha R3 bLU cRU European Cup, monomarca e exclusiva para jovens entre 12 e 20 anos de idade, a principal porta de entrada para as pistas e atmosfera do WorldSBK, o Team Brasil tem sido destaque absoluto em 2022, com 15 pódios, uma pole position, três vitórias e a liderança da competição.

Em sexta-feira de Superpole, Enzo Valentim #39 e Gustavo Manso #80 conquistaram a primeira fila para o grid de largada com 2-3, com Eduardo Burr #88 em P7 e Kevin Fontainha #26 em P11.

Créditos: LzPhotos

No sábado nublado e de corridas em Most, na Race1, Valentim o líder da copa largou bem e assumiu a ponta quando uma combinação de resultados poderia dar a ele o título de campeão com uma rodada de antecedência. Manso também brigava pela liderança e pódio, assim como Fontainha e Burr, quando os quatro brasileiros revezavam com pilotos de várias nacionalidades as primeiras colocações durante as 11 voltas da prova.

Ao final, vitória inédita de Gustavo Manso, tornando-se o segundo brasileiro a vencer na temporada, seguido por Valentim que formou a dobradinha verde-amarela 1-2 no primeiro pódio do dia. Com isso, Valentim também ampliava a pontuação para seu rival na disputa pelo título, o italiano Devis Bergamini, que não pontuou. Fontainha foi o quarto colocado, e Burr o sétimo a menos de meio segundo do vencedor.

Créditos: LzPhotos

Com a expectativa alta por vitória e possível título na Race2, Valentim foi o piloto que mais liderou voltas nesta corrida e, de olho no título, traçou uma estratégia certeira na linha de chegada da volta final quando deu o “bote” em seu rival Bergamini para vencer. No entanto, ao ultrapassá-lo excedeu o limite de pista e foi penalizado em uma posição, fato que tirou a possibilidade de sua quarta vitória na temporada e o título antecipado, finalizando em segundo lugar. A Race2 foi encerrada com Manso em sétimo, Burr em nono e Fontainha em 11° à apenas 0.791s do vencedor.

Restando apenas uma rodada e 50 pontos em jogo, Valentim soma 41 pontos de vantagem para Bergamini, uma boa margem em termos de classificação onde o brasileiro apresenta grandes chances de conquistar o título inédito para o país. Ainda, Fontainha briga pelo título de vice-campeão com 11 pontos atrás do piloto italiano.

Créditos: LzPhotos

Alan Douglas – AD78 Team Brasil
“Toda equipe trabalhou muito duro durante todo fim de semana na República Checa. No WSSP 300 largamos na primeira fila e disputamos a ponta nas duas provas, o que sinaliza que estamos no caminho certo, a vitória nesta categoria é uma questão de tempo. Já na R3 Cup aumentamos as possibilidades de títulos para a próxima etapa. Só tenho a agradecer todo o time por isso, seguiremos em busca de novas conquistas para o esporte e o país”.

Próxima parada: Neves, Circuito de Magny-Cours, a grande final da R3 Cup Europa!

A próxima e última rodada Yamaha R3 bLU cRU European Cup 2022 será em Magny-Cours, na França, prevista para os dias 09 e 10 de setembro. Nesta mesma rodada da série do WorldSBK, a dupla do Mundial de Supersport 300, segue para a sexta rodada de oito previstas da categoria.

Classificação Yamaha R3 Europa:
Race1
1° – Gustavo Manso
2° – Enzo Valentim
4° – Kevin Fontainha
7° – Eduardo Burr

Race2
2° – Enzo Valentim
7° – Gustavo Manso
9° – Eduardo Burr
11° Kevin Fontainha

Copa Geral
1° – Enzo Valentim – 189 pontos
3° – Kevin Fontainha – 137 pontos
6° – Gustavo Manso – 98 pontos
11° – Eduardo Burr – 41 pontos

WorldSS300:
Race1
6° – Humberto Maier
NC – Ton Kawakami

Race2
10° – Ton Kawakami
14° – Humberto Maier

Campeonato Geral
16° – Humberto Maier – 18 pontos
20° – Ton Kawakami – 17 pontos

Acompanhe todas as novidades sobre as competições e notícias pelas redes sociais @missao_78 e faça parte da torcida M78!

Saiba mais:  O Instituto Missão78 visa o desenvolvimento da nova geração de talentos do esporte a motor no Brasil, com apoio e investimento na revelação de jovens pilotos. Sem fins lucrativos, o Instituto traz no escopo um programa completo de treinamento, ações sociais, aperfeiçoamento e profissionalização dos atletas, e proporciona um novo cenário de projeção internacional, com formação inicial no Brasil. Faça parte conosco do M78!

Não deixe de conferir:
Mobyou lança quadriciclos elétricos
Honda ADV 2023 ganha nova opção de cor prata
Dário Júlio e Bárbara Neves, da Honda Racing, são campeões do Ibitipoca Off Road 2022

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together!

Deixe uma resposta