O prestigiado Massachusetts Institute of Technology está realizando estudos para encontrar a melhor solução para o futuro da mobilidade.
À medida que o mercado de veículos eléctricos a bateria (BEV) se expande, torna-se cada vez mais claro que o futuro da mobilidade caminha para a electrificação. No entanto, há um interesse crescente na energia do hidrogênio, vista como uma alternativa promissora tanto para alimentar veículos elétricos através de células de combustível como como combustível para motores de combustão interna.
Nessa direção, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts se destaca com suas iniciativas baseadas no hidrogênio. A equipe de veículos eléctricos do MIT , conhecida pela sua experiência na concepção e competição de veículos elétricos inovadores, está expandindo o seu âmbito de investigação, concentrando-se no desenvolvimento de motocicletas elétricas movidas a hidrogênio até 2024.
Testes
Aditya Mehrotra, estudante de pós-graduação, lidera todo o projeto, colaborando com Alex Slocum, professor de engenharia mecânica, para avançar esta iniciativa inovadora. Em outubro de 2023, a equipe de veículos elétricos do MIT concluiu com sucesso uma demonstração de seu protótipo de motocicleta elétrica a hidrogênio .
Com o objetivo de tornar seus resultados possíveis a qualquer um, a equipe tornou o projeto open source, ou seja, disponibilizando todos os planos online. Esta mudança permite que outros contribuam para o desenvolvimento, adicionem novos componentes e realizem mais testes no protótipo.
Em um vídeo postado no canal oficial do MIT no YouTube (abaixo) , Mehrotra ilustra como funciona a motocicleta a hidrogênio, explicando que ela funciona de forma semelhante a uma motocicleta elétrica a bateria equipada com extensor de autonomia. A propulsão ocorre através de um motor que move a roda, enquanto um controlador do motor converte corrente contínua em corrente alternada para o motor. Este controlador recebe energia de uma bateria e a transfere para o motor para girar a roda.
Mehrotra explica que, desde que a potência média da bateria seja inferior à potência média da célula de combustível de hidrogênio, a bateria nunca esgota a sua carga. Quando a célula de combustível acaba, substituí-la por uma nova é rápido e fácil, demorando apenas alguns segundos ou no máximo alguns minutos.
A equipe de veículos elétricos do MIT fez progressos notáveis no passado, tanto que o projeto foi apresentado na Cúpula do Hidrogênio nas Américas e espera-se que seja apresentado também na Cúpula Mundial do Hidrogênio. Além disso, o protótipo foi exibido na Consumer Electronics Show, uma das maiores exposições em Las Vegas, Nevada, dedicada a apresentar inovações no mundo da eletrônica, incluindo veículos elétricos.
E aí, será que estamos caminhando para encontrar uma solução que, de fato, torne os veículos elétricos factíveis?
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