Versão apresenta pintura tricolor celebrando o Made in Italy e será produzida em uma série limitada e numerada de 500 unidades
A Ducati está celebrando os 30 anos da Monster com um modelo especial, numerado e limitado a 500 unidades. A versão Monster 30° Anniversario é a homenagem do fabricante de Bolonha a uma motocicleta que revolucionou o mundo das duas rodas e que desde 1993 conquistou a paixão de mais de 350.000 “Monsteristi” em todo o mundo.
A Monster sempre foi isso: motor esportivo, perfeito para uso em estrada, chassi derivado da Superbike, guidão largo e sem carenagem. Uma ideia tão simples quanto eficaz, que permitiu criar a moto que reinventou o segmento naked e que ao longo dos anos evoluiu várias vezes mantendo-se sempre fiel à ideia original.
Esta versão especial também mantém as características icônicas dos modelos Monster: estilo inconfundível e máxima diversão na estrada. Sua verdadeira natureza emerge à primeira vista, graças à pintura Tricolor do 30º Aniversário inspirada nas Monster mais esportivos do passado. Esta pintura celebra o Made in Italy, do qual a Ducati é embaixadora, e é embelezada pela cor dourada das rodas, feitas especialmente para este modelo, e da suspensão invertida Öhlins NIX30. Outros elementos distintivos deste modelo são um assento embelezado com um logotipo bordado de 30 anos e a animação dedicada do painel que começa quando a ignição é ligada. Por fim, cada motocicleta é tornada única por uma placa na mesa superior com o nome do modelo e número da cópia, certificado de autenticidade e capa dedicada para a motocicleta.
A Monster 30° Anniversario é equipada com componentes que, além de melhorar sua aparência, também melhoram suas qualidades dinâmicas e permitem chegar a um peso total de 184 kg, ou seja, 4 kg a menos que o modelo padrão, já referência no mercado. Esse marco é ainda mais importante se considerarmos que componentes e, portanto, peso, como o amortecedor de direção e o para-brisa foram adicionados em relação ao modelo padrão.
A Monster, uma reinterpretação moderna da receita original, é uma motocicleta leve, fácil de manusear e rápida. É movida pelo motor Testastretta 11°, um bicilíndrico de 4 válvulas refrigerado a líquido com distribuição desmodrômica e 111 cavalos de potência. Um motor extremamente confiável e pouco exigente do ponto de vista da manutenção, graças aos intervalos principais distribuídos ao longo do tempo (15.000 km para mudanças de óleo e 30.000 km para verificações da folga das válvulas). Possui curva de entrega de potência total em todas as rotações, principalmente nas médias-baixas, as mais utilizadas na estrada. Isso significa um motor mais responsivo, o que se traduz em maior prazer de pilotagem.
Extremamente funcional e eficaz, o chassis da nova Monster transfere os princípios inspiradores das Ducati Superbikes para uma moto de estrada. O motor é de suporte de carga e um front frame é conectado a ele que lembra conceitualmente o da Panigale V4.
A suspensão Öhlins totalmente ajustável possui um garfo 0,6 kg mais leve que o usado na Monster e na Monster+ , e melhora a sensação, além de aumentar a distância ao solo e, consequentemente, o ângulo de inclinação. A configuração da suspensão é esportiva, e isso permite que a Monster 30° Anniversario proporcione muita diversão ao andar em estradas mistas, mas também entre as curvas de um circuito. O equipamento Öhlins é completado com um amortecedor de direção ajustável que aumenta a precisão no ritmo mais alto.
O sistema de freios possui pinças dianteiras Brembo Stylema® (-0,4 kg que as da Monster) e pinças de alumínio para os discos de freio dianteiros de 320 mm (0,5 kg mais leves que o padrão da Monster) e faz com que a Monster 30° Anniversario tenha um melhor desempenho em frenagem e mais ágil graças a uma redução da inércia na extremidade dianteira. O caráter ágil da moto é aprimorado ainda mais graças aos novos aros forjados, que reduzem o peso não suspenso em 1,86 kg , diminuindo o momento de inércia da roda dianteira em 21,8% e da traseira em 26,9%.
A eletrônica do Monster está no topo do segmento. O equipamento padrão inclui ABS Cornering, Ducati Traction Control e Ducati Wheelie Control, todos os quais podem ser ajustados para diferentes níveis de intervenção. O caráter esportivo da nova Monster 30° Anniversario também é destacado pelo Launch Control, que garante partidas extremamente rápidas. Este equipamento topo de gama, que inclui ainda a adoção de uma bateria de lítio que contribui para a redução do peso total da moto, permite à Monster 30° Anniversario exprimir a sua performance em segurança.
Os três modos de pilotagem – Sport, Road e Wet – permitem que a personalidade da Monster seja moldada de acordo com os gostos e necessidades do piloto.
Tudo é facilmente gerido através dos comandos do guidão e do painel de instrumentos TFT a cores de 4,3″, com gráficos de corrida que lembram os da Panigale V4, com um grande conta-giros e um conjunto completo de informações à esquerda, incluindo a marcha engatada.
Equipamentos principais do modelo
- Decoração comemorativa “30° Aniversário” com estilo tricolor*
- Placa com nome e número da bicicleta (XXX/500)*
- Animação de painel dedicada ao teclar*
- Forma do assento do piloto esportivo com logotipo*
- Motor Testastretta 11° de 937 cm3
- Potência máxima: 111 CV @ 9.250 rpm
- Torque máximo: 9,5 kgm @ 6.500 rpm
- Mochila Termignoni legal para as ruas*
- Peso total: 184 kg *
- Estrutura frontal de alumínio
- Subquadro GFRP iluminado
- braço oscilante de alumínio
- Amortecedor de direção Öhlins*
- Garfo Öhlins NIX30 *
- Amortecedor traseiro Öhlins *
- Rodas de alumínio forjado (-1,86 kg/- 4 lb vs rodas fundidas Monster) *
- Guarda-lamas dianteiro e traseiro em fibra de carbono*
- Sistema de iluminação full-LED com indicadores abrangentes
- Cockpit TFT colorido de 4,3″ com indicador de nível de combustível e marcha
- Riding Modes (3 configurações) recalibrados de acordo com o novo chassis. Novo modo de condução em piso molhado *
- ABS de curvas em 3 níveis, com modo somente frontal
- DTC (8 níveis) e DWC (4 níveis)
- Controle de Lançamento (3 níveis)
- Configuração do freio dianteiro Brembo; Discos de 320 mm com flanges internos de alumínio, pinças monobloco Stylema®, cilindro mestre radial e pastilhas sintetizadas*
- Comando da embreagem hidráulica, cilindro mestre radial
- Altura do assento: 840 mm
- DQS para cima/para baixo
- Bateria de íons de lítio*
- Pneus Pirelli Diablo Rosso IV*
- Capota dianteira*
- Capa do banco do passageiro*
- Cobertura dedicada para bicicleta*
- Certificado de autenticidade*