ducati-factory-italy-autoevolution-revista-moto-adventure
Fábrica da Ducati na Itália fecha as portas por conta do coronavírus. Revista Moto Adventure.

Após a China divulgar a doença em seu país, o coronavírus começou a se alastrar por outros países e continentes Na Europa, o foco concentrou-se principalmente na Itália, afetando a produção de marcas como Ducati, Brembo, MV Agusta e Aprilia.

A Ducati e MV Agusta anunciaram a paralisação temporária por determinação do governo com o intuito de ajudar a conter o vírus.

MV Agusta paralisa temporariamente suas atividades. Foto: Revzilla

Desde o dia 24 de fevereiro, a Itália está em estado de emergência e com isso, as marcas decidiram afastar temporariamente os seus funcionários entre os dias 13 e 18 deste mês, mas como a situação ainda continua crítica, houve uma extensão na paralisação, com previsão de término para o dia 25 de março.

“Tenho orgulho de como as pessoas da Ducati estão enfrentando esse momento difícil de emergência em saúde, respeitando as diretrizes e seguindo as instruções recebidas. No entanto, todos os serviços de suporte para nossos clientes estão garantidos, principalmente, o fornecimento de peças de reposição. Queremos tranquilizar os ducatistas e nossos revendedores em todo o mundo: estamos nos organizando para estarmos prontos para o reinício e, mesmo neste período de inatividade, não deixaremos de atendê-los”, disse o presidente da Ducati, Claudio Domenicali, em comunicado.

Brembo suspendeu temporariamente suas atividades. Foto: Pinterest

A Brembo foi outra empresa afetada e suspendeu temporariamente suas atividades em suas quatro fábricas italianas por falta de peças. A marca é uma das principais fabricantes de freios do mundo.

Pertencente à Piaggio, a marca Aprilia também teve sua produção comprometida, pois sua fábrica fica na região noroeste do país, que também sofre com a epidemia do corona vírus.

A Yamaha também anunciou a suspensão no trabalho das fabricas na Itália e França – país que também foi atingido pelo coronavírus e que lida com medidas restritivas em comércios locais.

Mas a Covid-19 vem atrapalhando também a produção fora da Itália. A KTM anunciou o fechamento de suas fábricas na Áustria por duas semanas. Segundo comunicado da marca, a falta de peças vindas da Itália comprometeu o desempenho de suas linhas de produção.