Roadster e crossover foram apresentadas na última edição do Salão de Milão
A Moto Morini, como muitos outros fabricantes italianos de motocicletas, passou por tantos picos e vales que é difícil acompanhar onde está. Fundada em 1937 por Alfonso Morini, a empresa original sobreviveu até 1987, quando foi adquirida pela Cagiva . Isso durou apenas alguns anos antes que o nome, junto com a Ducati (que também era sua propriedade), fosse vendido para o Texas Pacific Group.
Na época, não havia intenção de reviver a Moto Morini. Houve mais duas tentativas de resgatar a empresa, incluindo o sobrinho de Alfonso, Franco, e depois outra tentativa em 2012, que viu um período turbulento de produção limitada.
Finalmente, avançando para 2018, o grupo chinês Zhongneng Vehicle Group, assumiu o controle da empresa e trouxe, com isso, alguma estabilidade à companhia.
Moto Morini 3 1/2 Sport
No EICMA deste ano — 50 anos depois do dia em que a primeira 3 1/2 foi revelada — uma nova versão de um dos modelos mais famosos da empresa veio à tona novamente. O estilo e os gráficos são inspirados na moto original, o que é lógico, pois a Zhongneng está tentando sublinhar que os novos modelos são Moto Morinis “reais” e não apenas motos chinesas com um nome italiano.
A nova 3 1/2 Sport é alimentada por um bicilíndrico DOHC refrigerado a líquido de 60 graus V-twin deslocando 350cc com quatro válvulas por cilindro e dimensões de curso e diâmetro de 58 x 66,3 mm. Já homologado Euro 5+, ele entrega 32 cv a 8.500 rpm e 34,5 kgf.m de torque a 8.500 rpm.
Esse motor fica alocado em um chassi de estrutura de berço de aço com uma distância entre-eixos de 1.422 mm e um peso seco declarado de 165 kg. Na frente, há um garfo invertido de 43 mm, enquanto um único amortecedor é usado na traseira. Uma pinça de quatro pistões de montagem radial e um disco de 300 mm controlam a frenagem na frente, enquanto uma pinça de dois pistões e um disco de 255 mm são usados na traseira. Rodas de alumínio fundido são montadas com pneu dianteiro 110/70-17 e traseiro 150/60-17. Outro número notável é que a moto tem uma altura de assento baixa e amigável para iniciantes: 780 mm.
O retorno da clássica 3 1/2 Sport é uma jogada de marketing inteligente que pode criar uma conexão positiva entre o presente e o passado glorioso, o que fortaleceria a imagem da nova Moto Morini, de propriedade chinesa.
Moto Morini X-Cape 700
Após a aquisição da companhia em 2018, a Zhongneng desenvolveu gradualmente uma nova geração de modelos que encontraram crescente aprovação do público italiano, embora a progressão tenha sido relativamente lenta até o ano passado, quando a Moto Morini apresentou a X-Cape 700, uma crossover equipada com um motor bicilídrico paralelo DOHC, de 693 cc, refrigerado a líquido, que fornece 71 cv a 8.500 rpm e 6,91 kgf.m de torque máximo a 6.500 rpm.
A ADV de peso médio tem uma distância entre-eixos de 1.488 mms e pesa 213 kg a seco. Os componentes de chassi de alta qualidade incluem um garfo invertido Marzocchi de 50 mm, um monoamortecedor Kayaba e aros de alumínio raiados montados com pneus Pirelli Scorpion Rally STR nos tamanhos 110/80-19 e 150/70-17. O sistema de freios inclui um par de pinças Brembo de pistão duplo e rotores de 298 mm na frente e uma pinça de pistão duplo e disco de 255 mm na traseira, que são gerenciados pelo ABS 9.1 da Bosch.
A X-Cape 700 possui uma tela TFT de 7 polegadas e um conjunto completo de auxílio ao piloto, além de navegação por conectividade com smartphone.
Outros novos modelos Moto Morini
Outros novos modelos da Moto Morini que foram anunciados são a X-Cape 1200 , equipada com um motor V-twin de 1.187 cc e 87 graus, compatível com Euro 5+ , que é um motor remanescente de uma das últimas tentativas de reviver a Moto Morini, há 20 anos.
Há também três modelos que usam um V-twin de 90 graus, 749 cc e 96 cv, incluindo a naked Corsaro, a Corsaro Sport totalmente carenada e a Corsaro GT adventure-tourer. Outro modelo que utilizará a mesma plataforma da 3 1/2 Sport é a Rumble, uma cruiser estilo bobber usando o mesmo motor e chassi. Enquanto isso, a Alltrhike é um modelo de aventura de média cilindrada, que usa um motor bicilíndrico paralelo de 450 cc.
Com informações da Cycle World
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
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