O São Paulo Moto Classic reuniu diversos apaixonados pelo lado clássico do motociclismo

POR REDAÇÃO

FOTOS: WEL CALANDRIA / CARLOS PATRICIO

O Centro Histórico da capital paulista se transformou num autêntico museu a céu aberto no dia 05 de agosto. O primeiro São Paulo Moto Classic reuniu motocicletas e scooters fabricados até o ano de 1980.  O local não poderia ser mais apropriado: a exposição de altíssimo nível aconteceu no pátio do Museu Catavento, com cerca de 900 motos clássicas (originais e restauradas) para delírio dos 4.500 fãs do antigo motociclismo, que lá estiveram.

O maior destaque do encontro foi uma Indian 1907, modelo que mais se assemelha a uma bicicleta motorizada e que foi fabricada nos Estados Unidos, num lote de apenas 15 unidades, sendo que a mais antiga foi uma Bianchi 1902, outra raridade difícil de se encontrar inclusive na Itália.

Diversas marcas também estiveram presentes, entre elas: BMW, Zundapp, DKW, Harley-Davidson, Guzzi, Ducati, Norton, Triumph, BSA, NSU, FN, Excelsior e um incrível motor estacionário de 1941 em pleno funcionamento. Chamou a atenção grande quantidade de clássicas japonesas da década de 1970: Honda, Yamaha, Suzuki e Kawazaki, todas impecáveis. O encontro exibiu ainda as charmosas Vespas, Lambrettas, e as bicicletas motorizadas da molecada da década de 1970: as Mobilete e Puch.

Fabricantes em peso

A Honda participou com o Clubinho Honda, a Triumph e a Royal Enfield também marcaram presença com a exposição de seus atuais modelos clássicos. Visitantes de outros estados que vieram à cidade especialmente por conta do evento (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Paraíba ) e interior de São Paulo, saíram extremamente satisfeitos com o que viram.

Vários Troféus foram ofertados às melhores motocicletas do São Paulo Moto Classic, todas escolhidas pelos próprios participantes, no mesmo sistema de votação utilizado nos eventos de motocicletas clássicas (TT) na Ilha de Man, no Reino Unido.

Palavra dos organizadores

Os quatros aficionados por motocicletas de todas as idades, José Peloso Filho (Zezé); Thiago Matiussi; Jairo Portilho e Dinno Benzatti, são os organizadores que, há anos, tentaram reviver este momento único das motos clássicas na cidade, e prometem que o ano que vem será ainda melhor. “Este encontro já passa a fazer parte do calendário oficial de São Paulo. A partir de agora, todo primeiro domingo de agosto teremos no pátio do Museu Catavento uma exposição de motos clássicas de nível internacional, afinal, esta cidade merece e aguardava há muito tempo um evento desta magnitude. Ajustaremos para o próximo ano alguns detalhes como alimentação, que faltou, e estacionamento, que superlotou”, diz Dinno Benzatti.

 

Os premiados foram:

MELHOR PROJETO CAFE RACER:

Motocicleta n° 143 – Honda CB400 – 1980

Proprietário: Marcio Maidame

 

MELHOR MOTO DE CORRIDA:

Motocicleta n° 37 – Honda CB500 Nikko Baker

Proprietário: Remaza Collection

 

MELHOR MOTO DO EVENTO:

Motocicleta n°134 – Indian 1000cc – 1907

Proprietário: Orbio Max Borba

 

MELHOR MOTO EUROPEIA:

Motocicleta n° 132 – FN750 – 1921

Proprietário: Orbio Max Borba

 

MELHOR MOTO JAPONESA:

Motocicleta n° 174 – Honda Benly – 1956

Proprietário: Rodrigo Gomes

 

MELHOR MOTO NACIONAL:

Motocicleta n° 298 – Yamaha RS125

Proprietário: Ricardo Pupo

 

MELHOR MOTO NORTE AMERICANA:

Motocicleta n°134 – Indian 1000cc – 1907

Proprietário: Orbio Max Borba

 

MELHOR SCOOTER:

Scooter n° 48 – Lambretta 125A – 1948

Proprietário: Paulo Cesar Ianzillotta (PC)

 

MELHOR CICLOMOTOR:

Ciclomotor n° 50 – Caloi Mobylette – 1977

Proprietário: Bruno Batista

 

MOTO MAIS RARA:

Motocicleta n°134 – Indian 1000cc – 1907

Proprietário: Orbio Max Borba

 

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