MTA Experience realiza aventura entre Cachoeira Paulista e Piquete (SP). Grupo de apaixonados por motos e aventura se reuniu para a prática da pilotagem sobre terrenos arenosos

Texto: Rosa Freitag
Fotos: Divulgação

MTA Experience

O grupo MTA – Moto Turismo de Aventura – foi formado em 2013 para agregar no Facebook aqueles que curtem explorar roteiros off road e valorizam tanto o percurso como o destino, parando para conhecer a história e cultura dos locais e fotografar. A cidade de Cachoeira Paulista (SP), no meio do caminho entre o Rio de Janeiro e São Paulo, tem acesso fácil para as Serras da Mantiqueira e da Bocaina e, logo na entrada da cidade, saindo da Dutra, o restaurante Fornace, de Pino Rossi – motociclista, chef e fundador do grupo, foi o ponto de encontro para o MTA Experience.

Criamos esse evento de um dia, que permitiu a quem tem problema de “alvará curto” fazer um bate e volta, para estimular o encontro presencial dos membros do grupo, em formato de desafio de orientação em duplas. Seguindo um mapa rústico, desenhado a caneta, e uma cartela com fotos, era preciso localizar “waypoints” indicados no mapa e fazer fotos fiéis às do modelo, com atenção ao enquadramento da paisagem e da moto em cada foto. Aproveitamos para estimular o uso de uma nova tecnologia para criar e seguir rotas: o aplicativo Wikiloc, para celular. Com largada ao meio-dia, a dupla que retornasse até as 17 horas com o maior número de fotos dos waypoints (nove ao todo), comprovando ter percorrido o roteiro correto através da rota gravada no Wikiloc, seria a vencedora. Pino deu uma dica importante: “Se você encontrar o asfalto, o caminho está errado”. Todo o roteiro é pelo off-road, desde a largada, no bairro do Quilombo, em Cachoeira Paulista, e em todas as ramificações do mapa por regiões pouco exploradas da Mantiqueira.

Os participantes vieram das capitais e do interior do RJ e SP, em motos crossover, trail e big trail. Criamos categorias de acordo com a cilindrada e, como não choveu nos dias anteriores, havia poucos trechos com lama, mas foram realizadas algumas “compras de terrenos”, destacando Luiz Carlos Munhoz, que derrubou cerca e estaca com sua GS Rallye. Nenhum arranhão, nem na moto, nem no piloto, apenas risadas e foto registrada! Rogério Ming também registrou um lote em Brejetuba, em um dos pontos mais distantes do percurso, com sua linda Sahara.

Seria impossível percorrer todos os roteiros do mapa, mas quem optou por ir à Fazenda Mundo Novo, em Piquete, aos pés do Pico dos Marins, além da vista deslumbrante no caminho pôde se refrescar na cachoeira da propriedade, além de saborear aquela comida boa de forno a lenha.

Encontro ao acaso

Em vários momentos os participantes se encontraram pelo percurso, e um dos waypoints era em frente a um bar, para fazer uma pausa para hidratação e comentar sobre os desafios e belezas do roteiro. Os organizadores e amigos que não quiseram competir fizeram um roteiro mais livre e ficaram em stand-by caso alguém precisasse de auxílio.

Os campeões na categoria Big Trails acima de 1.000 cc foram a dupla paulista Munhoz (R1200GS Rallye) e “Crodão” Guimarães Ferreira (KTM 990), com Fábio Kilão acompanhando de F800GS, com 100% dos waypoints registrados e 65% dos roteiros explorados. Na categoria Big Trails, venceram os fluminenses Marco Alves (KTM 690) e Luciano Natella (F800 GS).

Encerramos com a premiação e “contação” de causos no almoço tardio no Fornace, com menu especial do Pino com antepastos e carnes deliciosas. Todos gostaram da união de técnicas de orientação tradicionais e modernas: quem tinha medo de mapa não se desnorteou, e quem não conhecia o Wikiloc gostou de ter salvo toda a rota explorada no celular.

Participe do MTA – Facebook: MTA – Moto Turismo de Aventura

Agradecimento:

Restaurante Fornace. Av. Sarah Kubitschek, 779, Cachoeira Paulista (SP). Tel.(12) 3101-1267.

VEJA TAMBÉM: Viagem de moto: Curitiba off road.