Vinte anos após o nascimento da primeira Multistrada, a recém-nascida V4 Rally sai da linha de produção, ampliando ainda mais a família touring da marca.
A produção da Multistrada V4 Rally, a Ducati pensada para os amantes de viagens longas e apresentada no terceiro episódio da Ducati World Premiere 2023, começou na fábrica de Borgo Panigale. A nova moto completa uma gama touring nunca tão extensa e que nasceu há exatos 20 anos com a primeira Multistrada 1000, moto que marcou a entrada da Ducati para o mundo das viagens.
Vinte anos em que a Multistrada evoluiu através das 1100, 1200 e 1260, chegando à sua quarta geração movida pelo novo e revolucionário motor V4 Granturismo. A Multistrada V4 interpreta o conceito do Grand Tourer de acordo com os valores de estilo, sofisticação, Desempenho que são intrínsecos ao DNA da Ducati.
A Multistrada introduziu várias inovações na gama Ducati, como os Riding Modes e a distribuição variável de válvulas DVT, mas também foi a primeira moto do mundo equipada com inovações tecnológicas como a suspensão semi-ativa Skyhook, ou mais recentemente a primeira do mundo a contar com radar dianteiro e traseiro para suportar sistemas de controle de cruzeiro adaptativos e detecção de ponto cego, bem como desativação estendida.
Com a “Rally” a Ducati leva o espírito globetrotter da Multistrada V4 a um nível ainda mais alto, graças ao maior conforto para piloto e passageiro, maior autonomia e uma aptidão off-road mais pronunciada sem descuidar do desempenho (170 cv), confiabilidade e redução de custos de manutenção, com intervalos a cada 60.000 km e trocas de óleo a cada 15.000 km (ou 24 meses) graças ao motor V4 Granturismo de 1.158 cc. A nova estratégia de desativação se estende aos cilindros traseiros quando em baixas rotações, quando a rotação do motor e a solicitação de torque do acelerador são baixas, impactando positivamente no consumo de combustível, que cai em torno de 10%, e no de emissões.
Para enfrentar ainda melhor as estradas não pavimentadas, esta Multistrada pode contar com suspensão semi-ativa com curso aumentado de 200 mm, aros raiados mais leves, protetores de motor reforçados, Enduro Riding Mode com o novo Power Mode dedicado ao uso off-road, pedaleiras do piloto mais largas e um funcionamento da suspensão Skyhook DSS EVO ainda mais precisa e eficiente neste modelo.
O conforto melhora com atenção especial ao uso de dois lugares: o para-brisa foi redesenhado (aumentado em 40 mm de altura e 20 mm de largura), a rabeta foi alongada e o suporte de malas laterais recuado para oferecer mais espaço na área das pernas para o passageiro, que também pode contar com apoios de pés com inserções de borracha maiores para reduzir o nível de vibrações transmitidas. Além disso, graças à disponibilidade de selins de diferentes alturas para piloto e passageiro e ao kit de suspensão rebaixada, a Multistrada V4 Rally pode ser personalizada para se adaptar a qualquer configuração. Visando melhorar o conforto térmico, as saídas de ar na área das pernas agora podem ser divididas para manter o calor liberado pelo motor nas estações frias.
Para apoiar ainda mais a segurança ativa, a Multistrada V4 Rally também traz Cornering ABS, que permite aproveitar a potência de frenagem de seu sistema mesmo nas curvas, Ducati Cornering Lights (DCL), que melhoram a visibilidade noturna iluminando o interior do curvas, Ducati Wheelie Control (DWC) e Ducati Traction Control (DTC). Esses sistemas usam a plataforma inercial (IMU) para otimizar a intervenção com base no ângulo de inclinação e inclinação do veículo.
O painel TFT colorido de 6,5 polegadas oferece funções de navegação no mapa graças ao aplicativo Ducati Connect, que suporta o uso do telefone, agora alojado em um compartimento ventilado, até mesmo para atender chamadas ou ouvir música, usando um capacete equipado com um sistema de intercomunicação .
A Ducati Multistrada V4 Rally chegará às concessionárias europeias a partir de fevereiro de 2023 (aqui no Brasil não há ainda previsão de chegada) nas duas cores Ducati Red e Brushed Aluminium & Matt Black, esta última com tanque de alumínio escovado visível. Ambas as versões têm aros raiados pretos.
Existem três versões diferentes: Adventure Radar, equipado com funções de Adaptive Cruise Control e Blind Spot Detection, Adventure Travel & Radar, que adiciona caixas laterais de alumínio, punhos e assentos aquecidos, enquanto o Full Adventure completa este último equipamento com um excapamento homologado Akrapovič e para-lama dianteiro em fibra de carbono.
A Multistrada V4 Rally – como todas as Ducati Multistradas – está coberta pela garantia “4|Ever Ducati”, válida por 4 anos sem limite de quilometragem, com assistência em viagem incluída em toda a Europa continental.
O vídeo de apresentação da nova Multistrada V4 Rally, filmado nas esplêndidas paisagens da savana queniana, pode ser visto clicando aqui.