Esta é a primeira leva de mudanças pós-parceria com a KTM e inclui modelos novos, rede de revendedores global renovada e isso é só começo.
A MV Agusta está reformulando sua rede global de concessionárias, simplificando a infraestrutura existente e estabelecendo uma nova parceria de serviços com a KTM.
“Rescindimos oficialmente todos os nossos revendedores”, disse o CEO da MV Agusta, Timur Sardarov, ao site britânico Motorcycle News. “Todas as concessionárias que achamos que podem ser trazidas para o padrão da marca e o padrão de nossos planos futuros se juntarão a nós.”
No futuro, a empresa deseja que os revendedores estejam à altura de sua impressionante loja principal em Milão.
No início de novembro de 2022, a marca anunciou que a controladora da KTM, a Pierer Mobility, havia adquirido uma participação de 25,1% por meio de um aumento de capital. Consequentemente, agora estão sendo lançados planos que resultarão na presença de modelos MV Agusta nas lojas KTM, inicialmente, na Europa, com as peças de reposição fornecidas pela sede da Pierer na Áustria.
Quando questionado se mais participação acionária na MV seria comprado pela KTM, Sardarov acrescentou: “Esta parceria tem muitos planos e antes de passarmos para a próxima conversa, precisamos trabalhar nas coisas que já planejamos em nosso acordo de parceria.
Não sabemos o que pode acontecer no futuro e tudo está aberto. A parte mais importante é que a MV está se expandindo e agora vamos nos concentrar na reconstrução das instalações aqui também”, acrescentou, afirmando que qualquer proprietário de MV que precise de manutenção ainda pode entrar em contato com a concessionária local.
“A parceria [com] a KTM criará uma segunda camada de centros de serviço que os revendedores da KTM carregarão”, continuou Sardarov. “[Um] grande número deles serão certificados como nossos centros de serviços, para que possamos estar próximos do cliente”.
Mover a logística de peças de reposição para a Áustria é algo que também está acontecendo com o parceiro chinês da Pierer, CFMoto, com os austríacos cuidando da distribuição da empresa de Hangzhou no Reino Unido e na Irlanda.
No entanto, Sardarov foi rápido em afirmar que a produção de MV permaneceria na Itália, sem plataformas compartilhadas.
“A MV Agusta tem uma identidade própria em termos de plataformas de motores e mantemos essa estratégia. Não vamos desenvolver motos com motores KTM e a KTM não vai desenvolver motos com motores MV Agusta. A MV Agusta será produzida na Itália. Vamos fazer 100% do produto em Schiranna”.
Apesar de manter sua fábrica atual, a MV diz que aproveitará a capacidade da Pierer de aumentar a produção de peças, com Sardarov acrescentando: “Um dos pontos-chave de nossa parceria é otimizar a rede de fornecimento e torná-la mais eficiente, mais confiável, e aqui a KTM tem grande experiência.”
Sardarov também disse que algumas das outras marcas da KTM, como WP Suspension e Pankl, seriam consideradas para uso em modelos futuros.
Declaração da KTM Reino Unido
“A KTM Sportmotorcycle UK Ltd tem o prazer de esclarecer a situação com a rede de concessionárias MV Augusta no Reino Unido. Antes de assumir a responsabilidade total pela marca em 1º de abril de 2023, trabalhamos em estreita colaboração com a rede de concessionárias MV Agusta existente, entrando em contato com cada concessionária com a intenção de que continuem com a MV Agusta.
“O feedback que recebemos da rede MV Agusta foi totalmente positivo. Eles veem o investimento da KTM como uma injeção de estabilidade e suporte para obter o melhor da marca e sua fantástica gama de motocicletas de ponta.
“A aquisição de uma participação de 25,1% na MV Agusta também incluiu a criação de uma nova empresa, a MV Agusta GmbH, que será responsável pelas vendas e distribuição no futuro. Isso exigiu que passássemos de acordos de revendedores com a empresa SpA existente para um novo acordo com a MV Agusta GmbH.
“As mudanças no contrato do revendedor não são significativas, mas refletem nossas intenções de desenvolver ainda mais a marca e a experiência do cliente. Todos os revendedores existentes foram informados de seu conteúdo e estamos trabalhando em estreita colaboração com eles para mantê-los como parte da rede MV Agusta do Reino Unido.
“A partir de 1º de abril de 2023, anunciaremos aqueles que continuarão a ser revendedores MV Agusta, mas não vemos mudanças significativas aqui. Em termos de expansão da rede, pretendemos entrar em áreas com pouca ou nenhuma cobertura atual de MV – Escócia e Sudoeste da Inglaterra são dois exemplos.
“A força da marca MV Agusta, juntamente com a garantia da nova estrutura corporativa e acordos de aquisição, significa que estamos confiantes de que encontraremos revendedores ambiciosos dispostos a levar a marca MV Agusta adiante conosco.”
O porta-voz também contradisse Timur Sardarov, da MV Agusta, dizendo: “Ao contrário do que foi relatado, não há planos para permitir que os clientes da MV Augusta atendam ou comprem peças de revendedores da KTM – a menos, é claro, que um revendedor já opere ambas as franquias.
“As plataformas de cada marca são completamente diferentes e não seria praticável, nem justo para a rede MV Agusta, que revendedores autorizados da KTM atendessem motocicletas MV Agusta, dado o investimento em treinamento e ferramental necessário para todas as nossas marcas. Para confirmar, os revendedores MV Agusta ainda estão abertos e aptos a vender e fazer manutenção em motocicletas MV Agusta novas e usadas.
“É um momento muito emocionante para a MV Agusta no Reino Unido e estamos todos ansiosos para que esta lendária fabricante italiana cumpra seu enorme potencial.”
Novos modelos MV Agusta chegando
Mais modelos estão a caminho, diz o chefe da MV Agusta, Timor Sardarov, com a Superveloce 1000 retro superbike entrando em produção este ano e a 921 S retro chegando na linha para 2025.
Com a máquina vista pela primeira vez na concessionária MV Agusta Milano durante um evento exclusivo coincidindo com o show Eicma de 2022, Sardarov disse: “A Superveloce não era um conceito, era a moto que 100% veremos.
“A 921 é uma plataforma muito importante que colocará a MV Agusta na categoria de motos clássicas, mas também com nosso próprio DNA e com nossa própria visão. Esta moto entrará em produção em 2025. Até o final do ano, você verá – como a Superveloce 1000 – uma versão de produção desta moto.”
No final da primeira década dos anos 2000, a MV Agusta chegou a ter alguns modelos vendidos no Brasil, quando a marca era representada pelo extinto Grupo Izzo. Por enquanto nenhuma palavra foi dita sobre planos para o Brasil, mas nós estamos ligados.
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