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Câmbio automático de dupla embreagem que equipa a motocicleta passa a ser fabricado na unidade de Manaus (AM), a única fora do Japão com know how para realizar a operação.

O segmento das big trail é, em todo o mundo, um dos mais disputados. Desde 2017 a Honda oferece no Brasil a moto que é referência mundial nesta categoria, a Africa Twin, herdeira de uma tradição que teve início no rali Paris-Dakar, com as quatro vitórias consecutivas da Honda NXR 750, no final dos anos 1980.
 

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CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT

A lendária campeã nos desertos africanos deu origem a modelos que inspiram nos motociclistas a vontade de se aventurarem ao guidão mundo afora. Passadas mais de três décadas de seu surgimento, as Africa Twin de qualquer geração tem um DNA comum: a eficiência em qualquer tipo de terreno, extrema confiabilidade, alta performance e tecnologia de vanguarda.
 

Desde seu lançamento no Brasil em 2017, a Africa Twin estabeleceu um novo padrão no segmento das big trail. Estabelecida pelo conceito ‘True Adventure’, a nova geração devolveu ao segmento adventure a maneabilidade e a capacidade de enfrentar terrenos de todo o tipo com excelente performance, tecnologia e conforto.
 

Em 2022, a CRF 1100L Africa Twin foi alvo de uma aprofundada renovação técnica, aperfeiçoamento que elevou potência, torque e reduziu o peso, o que em síntese resultou em performance ainda melhor. Paralelamente a este trabalho de lapidação do modelo ocorreu a introdução das versões dotadas do câmbio DCT – Dual Clutch Technology –, pelo qual as mudanças de marcha podem ocorrer automaticamente ou através de comando situado no punho esquerdo, sem necessidade do uso de alavanca de embreagem.
 

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CRF 1100L Africa Twin MT.

Para 2023, a CRF 1100L Africa Twin será oferecida em quatro versões que se diferenciam pela capacidade do reservatório de combustível e pelo tipo de câmbio, que pode ser convencional ou DCT, tecnologia exclusiva da Honda e que à partir desta geração, passará a ter a fabricação do câmbio DCT, antes feita exclusivamente no Japão, ocorrer na planta de Manaus-AM, confirmando assim o elevado padrão tecnológico alcançado pela Moto Honda da Amazônia. Esta inovação irá permitir aumentar o volume de produção e a competitividade, mantendo a mesma qualidade e confiabilidade que tornaram a big-trail referência no segmento.
 

Sua versão de entrada é caracterizada pelo tanque de 18,8 litros e agilidade decorrente de seu baixo peso. Para 2023 será oferecida tanto com câmbio convencional como DCT, e traz novas cores e grafismos que exaltam a esportividade do modelo, além de ter como equipamento de série um robusto bagageiro traseiro realizado em alumínio, predisposto para receber o prático baú, oferecido como opcional. No âmbito técnico, a única mudança diz respeito ao novo ajuste da transmissão DCT, otimizada na 1ª e 2ª marchas para proporcionar uma progressão mais suave em saídas à partir da imobilidade e em baixas velocidades.
 

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CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT

A Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (Eletronic Suspension), cujo tanque de 24,8 litros garante autonomia adequada à grandes viagens, também traz novas cores e grafismos em sua versão 2023, assim como o novo ajuste no sistema DCT. Além disso, o para-brisa regulável em cinco posições foi redesenhado, está 110 mm menor na altura, porém oferecendo a mesma proteção contra o vento e intempéries. Novas também são as proteções das carenagens laterais, em alumínio anodizado em preto, assim como o bagageiro.
 

Todas as versões contam com farol duplo de LEDs, luzes diurnas de condução (DRL) com ajuste da intensidade de iluminação automática. O painel MID (Multi Information Display) colorido, sensível ao toque, tem tela TFT de 6,5 polegadas através do qual é possível controlar os Riding Mode. Apple CarPlay® e Android Auto® fazem parte do equipamento das Africa Twin, permitindo conectividade através do uso de capacetes com fones e microfone por Bluetooth. Outro dispositivo presente é o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona luzes de direção dianteiras e traseiras na eventualidade de uma frenagem de emergência em velocidade superior a 50 km/h. Equipamento comum à todas as versões da CRF 1100L Africa Twin é o cruise control.
 

Dotadas de acelerador eletrônico TBW e sistema HSTC de controle de tração, as Africa Twin se valem de plataforma inercial IMU de seis eixos, que auxilia na gestão e elaborado funcionamento de itens relacionados aos Riding Modes como o ajuste dos parâmetros de potência (P) em 4 níveis, freio-motor (EB) em 3 níveis, controle de tração (T) em 7 níveis mais off e o antiwheelie (W) de 3 níveis mais off. Os quatro Riding Mode — TOUR, URBAN, GRAVEL e OFF-ROAD — são complementados por dois modos USER personalizáveis. Nas Africa Twin com câmbio DCT, a opção de mudança de marchas (D, S1, S2, S3 e MT) não altera os Riding Mode previamente selecionados.
 

Quanto ao motor, o bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas e arrefecido a líquido permanece inalterado: tem 1.084 cm3 de capacidade, 99,3 cv a 7.500 rpm de potência e 10,5 kgm.f de torque máximo a 6.000 rpm. O sistema de lubrificação é por cárter semi-seco e a alimentação PGM-FI tem corpos de injeção de Ø 46 mm.
 

Na parte ciclística, a Africa Twin se vale de um chassi de aço com arquitetura de berço semi-duplo e sub-chassi de alumínio, mesmo material usado na balança de suspensão traseira. A suspensão dianteira Showa invertida tem curso de 230 mm e tubos de 45 mmØ, é regulável na pré-carga da mola, extensão e compressão. O amortecedor traseiro Showa oferece curso de 220 mm e a pré-carga da mola pode ser ajustada através de um comando no corpo do amortecedor. O amortecimento em extensão e em compressão é totalmente ajustável. As Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES tem suspensões de controle eletrônico Showa EERATM que atuam eletronicamente ajustando em tempo real a capacidade de amortecimento.
 

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CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT

Os freios tem função Cornering ABS que otimiza o comportamento do sistema nas curvas. O disco dianteiro tipo wave de Ø 310 mm tem cálipers Nissin de quatro pistões e montagem radial. O disco traseiro tipo wave, tem Ø 256 mm e cáliper de pistão simples. As rodas são raiadas com aros de alumínio. A dianteira tem 21 polegadas e a traseira 18; à frente o pneu tem medida 90/90-21M/C e atrás 150/70B 18M/C, tipo Tubless nas versões Adventure Sports. O peso em ordem de marcha da CRF 1100L Africa Twin é de 215 kg seco, a versão Adventure Sports pesa 221 kg seco. As versões equipadas com câmbio DCT tem 10 kg suplementares.
 

Os preços sugeridos (base DF) e cores disponíveis são as seguintes:

Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou branco): R$ 81.100,00

Honda CRF 1100L Africa Twin DCT (preto fosco ou branco): R$ 88.100,00

Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branco): R$ 102.130,00

Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branco): R$ 109.130,00
 

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CRF 1100L Africa Twin MT.

A disponibilidade na rede de concessionários Honda está prevista para final de janeiro. A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem.

Moto Adventuyre, a Revista dos Melhores Motociclistas.

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