Triumph Motorcycles anunciou ontem através de uma postagem em seu Twitter que nova moto será revelada na terça-feira, 26 de janeiro.
O fato de a moto se chamar Speed Triple 1200 RS também confirma que o motor será maior que o antigo 1050, como já era esperado pela imprensa internacional, uma vez que a restritiva norma Euro5 tem obrigado os fabricantes a aumentarem o volume de seus motores para suas motos não percam performance em relação aos modelos mais velhos, que ainda atendiam a Euro4.
Embora seja uma máquina popular lá fora, a Triumph perdeu terreno no mercado mundial de naked bikes contra superbikes despojadas como a V4 Streetfighter da Ducati e monstros de potência como a KTM 1290 Super Duke R.
No coração da moto está um novo motor, que tudo leva a crer ter passado por um completo processo de reformulação, em vez de somente terem dado um tapinha no motor existente. Para competir com as melhores, a Triumph certamente aumentou a capacidade cúbica para provavelmente em torno de 1200 cc, bem como buscado soluções internas aplicadas à Street Triple para perder algum peso.
Dada a competição, imaginamos que a Triumph terá como objetivo alcançar cerca de 175 cv, bem como um bom torque a partir deste novo tricilíndrico. Como esta moto precisa estar pronta para a Euro5 quando for lançada, a Triumph a equipou com um escapamento com saída inferior totalmente novo.
É claro que uma supernaked deste calibre também terá tecnologia de ponta embarcada como quickshifter, bem como um painel totalmente novo atrás das luzes reestilizadas. Pode-se esperar também controle anti-wheeling, modos de pilotagem, embreagem deslizante e alguns mimos extras, como integração com o Google Maps. Uma embreagem mais alta também sugere uma caixa de câmbio vertical, permitindo um melhor acondicionamento e um braço oscilante mais longo.
O estilo do subframe é semelhante ao da versão antiga, mas sem um escapamento para segurar, a treliça de aço foi trocada por uma de alumínio fundido. As novas rodas não apenas adicionam um toque extra de estilo, mas também são, sem dúvida, mais leves para ajudar a compensar os ganhos de peso provocados pela Euro5.
Acredita-se que esta nova Speed Triple 1200RS esteja chegando aos concessionários no exterior no segundo trimestre deste ano e por aqui, não há ainda sequer rumores da vinda dela.
E aí, o que achou?
Let’s go together!