o-imparavel-toprak

Piloto turco da BMW é o primeiro na história a conquistar 13 vitórias seguidas na no Mundial de Superbike.

A caça ao recorde foi bem-sucedida. Toprak Razgatlioglu é o primeiro piloto na história do Campeonato Mundial de Superbike da FIM (WorldSBK) a alcançar a incrível sequência de 13 vitórias consecutivas. O piloto de fábrica da BMW Motorrad venceu todas as três corridas partindo da pole position em sua ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team BMW M 1000 RR em Portimão, garantindo seu quarto hat-trick consecutivo.

o-imparavel-toprak

Razgatlioglu ampliou sua liderança no campeonato de pilotos para 92 pontos. Das 21 corridas realizadas até agora nesta temporada, ele venceu 15 e subiu ao pódio mais três vezes.

A BMW lidera a classificação dos fabricantes por 20 pontos. Os companheiros de equipe de Razgatlioglu, Michael van der Mark (HOL) e Garrett Gerloff (EUA), da Bonovo Action BMW Racing Team, também tiveram um desempenho forte em Portimão.

Trajetória

A sequência de vitórias de Razgatlioglu e BMW Motorrad Motorsport começou em 21 de abril na segunda corrida principal em Assen (HOL). Isso foi seguido por três hat-tricks em Misano (ITA), Donington (GBR) e Most (CZE). O objetivo para a sétima rodada em Portimão era claro: igualar ou superar o recorde anterior de 11 vitórias consecutivas, detido por Álvaro Bautista (ESP) e Jonathan Rea (GBR).

o-imparavel-toprak

Razgatlioglu lançou as bases para sua bem-sucedida caça ao recorde com sua quarta pole position consecutiva, a quinta da temporada. No entanto, a primeira corrida principal na noite de sábado se transformou em um verdadeiro suspense. A liderança foi ferozmente disputada, com inúmeras mudanças de posição, e foi somente na 13ª das 20 voltas que Razgatlioglu finalmente assumiu a liderança. Ele a manteve até o final – igualando o recorde.

Na corrida da Superpole na tarde de domingo, ‘El Turco’ liderou a partir da segunda volta. Após dez voltas, ele conseguiu, estabelecendo um novo recorde de 12 vitórias consecutivas e gravando seu nome nos livros de história do WorldSBK. A segunda corrida principal foi ainda mais intensa. Quando Razgatlioglu passou por Alex Lowes (GBR / Kawasaki) no início da sexta volta, ele perdeu a asa esquerda dianteira de sua BMW M 1000 RR. Mesmo assim, ele continuou até a bandeira quadriculada após 20 voltas, defendendo sua liderança contra todos os ataques e finalmente vencendo por uma margem de 0,035 segundos.

o-imparavel-toprak

O companheiro de equipe van der Mark também estava entre os primeiros colocados de Portimão, largando em quinto no grid. Na primeira corrida principal, ele fez parte da batalha pela liderança, mas teve que cair um pouco nas etapas finais, terminando em sexto lugar. Na corrida da Superpole no domingo, van der Mark estava novamente na disputa por uma vaga no pódio, mas perdeu por apenas dois centésimos de segundo, terminando em quarto. Na segunda corrida principal, van der Mark teve uma excelente largada e até liderou o grid às vezes. No entanto, ele acabou perdendo terreno e terminou em sétimo.

o-imparavel-toprak

Gerloff também teve um desempenho forte em Portimão na BMW Racing Team BMW M 1000 RR da Action BONOVO. Já rápido nos treinos livres, o texano lutou para sair do nono lugar no grid para um impressionante quarto lugar na primeira corrida principal, garantindo seu melhor resultado de corrida da temporada até agora para ele e sua equipe. Na corrida da Superpole, ele caiu um pouco na largada e terminou em 11º. Na segunda corrida principal, Gerloff inicialmente caiu para 18º na largada, mas fez uma ótima recuperação para terminar em oitavo. O companheiro de equipe Scott Redding (GBR) lutou em Portimão. Apesar de um tempo de volta forte, ele só conseguiu se classificar em 16º na sessão disputada. Ele abondonou pouco antes do final da primeira corrida principal. Na corrida da Superpole, Redding terminou em 17º, e na segunda corrida principal, ele correu brevemente entre os dez primeiros antes de terminar em 14º.

Agora, o WorldSBK enfrenta uma pausa um pouco mais longa. A próxima rodada será realizada de 6 a 8 de setembro em Magny-Cours, França.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!