Col-du-Pourtalet-Pirineus

Percorrendo regiões belíssimas entre a Espanha e a França, este tour não contempla apenas rodar, mas sim, um mergulho inesquecível na cultura, história e gastronomia.

Texto: Luciano De Biasi

Fotos: Moto Nomads

Viajar para o exterior para conhecer outras culturas, lugares e paisagens é sempre bom. Fazer isso em cima de uma motocicleta é uma experiência inesquecível!  Há hoje diversas opções de tours de motocicleta e de lugares para se ter essa experiência incrível. 

Axat, França
Axat, França

O Tour do Pirineus é um roteiro muito especial com a bela combinação entre o turismo e o prazer de pilotar, ainda mais com um grupo alto astral e com o suporte de uma equipe profissional como a da Motonomads, a qual proporciona segurança, tranquilidade com uma ótima estrutura. 

Com início e fim na Espanha, o tour chega à França pela região dos Pirineus, em grande parte em estradas vicinais, passando por vilarejos charmosos, proporcionando o contato com a cultura local.

Domingo, 11 de maio, nove da manhã, aterrissamos em Barcelona. Eu, Carol, minha esposa, e mais um casal: Edna e Maurício. Edna e Maurício se tornaram amigos, já era o terceiro tour de motocicletas que fazíamos juntos, assim como a maioria do grupo que participava do tour. 

Barcelona é uma cidade vibrante, com várias atrações e uma gastronomia incrível. Fazer um tour para conhecê-la é indispensável. Assim, mesmo com um dia livre na programação do tour, optamos por chegar alguns dias antes à cidade, já contando com apoio da Motonomads, que nos hospedou no mesmo hotel. Por falar em hotel, as hospedagens do tour foram sempre de alto nível, garantindo conforto, comodidade e principalmente a integração do grupo. Esse apoio na  chegada antecipada à Barcelona pela Motonomads nos deu toda tranquilidade para desfrutarmos da cidade. Nesses dias que antecederam o tour, fomos a bares e restaurantes, visitamos,  dentre outras coisas, o Camp Nou, a Fundação Juan Miró, Museu de Picasso, Casa Batlló, onde estão obras de Gaudí; fizemos  passeios de barco e deu até para pegar uma “pelada” e assistir o El Clássico – Barcelona x Real da La Liga, com nossos amigos Edna e Maurício.

No primeiro dia do tour a Motonomads nos recebeu no hotel com um belo jantar de confraternização e briefing da viagem, no qual reencontramos o restante do grupo e conhecemos novos integrantes. 

Repletas de curvas e muito seguras, as estradas na região dos Pirineus são perfeitas
Repletas de curvas e muito seguras, as estradas na região dos Pirineus são perfeitas

No dia seguinte, a Motonomads levou o nosso grupo para um passeio em Barcelona, com uma excelente guia local. Visitamos a La Boqueria, o mercado tradicional da cidade, onde pudemos ter uma amostra da gastronomia local. Fomos ainda ao Bairro Gótico, La Rambla e, após um almoço organizado por eles, terminamos o tour conhecendo a belíssima Catedral da Sagrada Família.

É hora de pilotar!

De Barcelona, partimos em novíssimas BMW R 1300GS para o charmoso principado de Andorra, porta dos Pirineus, pilotando pela famosa rodovia Trans Pirineuca. No caminho, paramos para um delicioso almoço no La Fábrica, elegante e rústico restaurante com o melhor da cozinha Catalã, em Girona, conhecida como a cidade das flores. Lá, caminhamos pelo belo e rico centro histórico com ruas de paralelepípedos, construções de pedra, no qual se encontra a impressionante Catedral Gótica.

ponte Tibetana, Andorra
A Ponte Tibetana é mais uma das atrações do principado de Andorra

Chegamos ao final do dia em Andorra, a Velha, a capital do Principado. Foi uma das minhas cidades favoritas do tour. A cidade está a mil metros de altitude, encravada na serra e cercada por altas montanhas de pedra que impressionam, como um grande forte que protege a cidade, deixando o clima mais frio. Nesse dia tivemos tempo de curtir a noite e explorar um pouco os bares da cidade.

Andorra é uma mescla de belezas e estradas incríveis
Andorra é uma mescla de belezas e estradas incríveis

No dia livre em Andorra, pela manhã, fizemos um loop ride pelas montanhas da região, tendo uma amostra de 150 km do que seria a experiência de serpentear com as GS 1300 pelos Pirineus por curvas de todos os tipos, com paisagens impressionantes das montanhas com neve nos topos e os registros feitos até por drones pelo fotógrafo da equipe Motonomads. Na parte da tarde, passeamos pela charmosa Andorra a Velha explorando os bares e as lojas locais. Por sinal, Andorra é tax-free, por isso indicada para compras, principalmente de cosméticos e produtos de beleza, fazendo a alegria das garupas. Os pilotos também podem encontrar boas roupas e acessórios de moto na Motocard, loja situada a poucos metros de nosso super confortável hotel, onde o grupo fechou a noite com mais um belo jantar organizado pela Motonomads.

Um passeio pela histõria

No dia seguinte, cruzamos a fronteira para a França. Sim a França, onde pilotamos por estradas fantásticas. Pilotamos pelo Col da La Casa, o primeiro passo dos Pirineus e adentramos por charmosos vilarejos com destino à bela Tolouse. No caminho, entretanto, visitamos a Cité de Carcassonne, patrimônio histórico tombado pela Unesco, considerada a cidade medieval mais preservada de toda Europa. Por lá, caminhamos pelas ruas estreitas da cidade, onde se encontram o castelo Chateou Comtal, datado do século XII, e a Basílica Saint-Nazaire et Sant-Celse, construída no século XI, além de diversas opções de lojas, soverterias, charmosos cafés e restaurantes. Ao chegarmos à bela cidade de Tolouse, tivemos tempo e energia para caminharmos até a Pont Neuf, a ponte mais bela e antiga da cidade, construída no século XVII, na região em que o grupo encerrou a noite experimentando as boas cervejas locais.  

Hotel Grand Barrail, Saint Emillion, França
Hotel Grand Barrail, Saint Emillion, França

Como estávamos na França não poderia faltar enoturismo, certo? Com essa missão, pilotamos para a região de Bordeaux, passando por charmosas vilas e paisagens de vinhedo e plantações de Girassóis. No trajeto, paramos na pequena cidade Bergerac, onde descobrimos o excelente restaurante Le Bistro du Coin – uma parada mais longa para degustação da gastronomia francesa em uma pequena cidade, a qual pudemos acomodar em nosso tour, no caminho para Saint-Emilion. 

Enogastronomia

Em Saint-Emilion, ficamos hospedados no Chateaux Hotel & Spa Grand Barrel, um hotel belíssimo, calmo com uma bela vista para os vinhedos da região. No hotel, a Motonomads organizou um jantar sensacional! Um grupo de 20 pessoas se reuniu em volta de uma única mesa degustando a excelente gastronomia acompanhada com os vinhos da região. 

No dia seguinte, a Motonomads nos levou de van até linda vinícola Château Montalbert, considerada a joia da região; o Chateau combina a tradição de mais de um século de história com modernidade de suas instalações; os prédios tombados pelo patrimônio histórico, guardam uma vinícola moderna e sustentável, onde é feita parte da produção dos vinhos Grand Cru Classê e Lacroix, das uvas Cabernet Franc a Merlot. Fomos muito bem recebidos e fizemos um tour guiado com degustação.  No Chateaou Montalbert, a perfeição está nos mínimos detalhes: desde a produção dos vinhos, até nos belíssimos jardins onde finalizamos o tour com um pique-nique e vinhos rosés.

Col du Pourtalet, Pirineus
Col du Pourtalet, Pirineus

Como se nada estivesse tão bom que não pudesse melhorar, a Motonomads nos levou ao centro histórico de Sant-Emilion, para mim, a cidade mais charmosa do tour.  Saint-Émilion é uma encantadora cidade localizada na região da Nouvelle-Aquitaine, no sudoeste da França. Famosa por seus vinhos, especialmente os tintos, a cidade é um importante centro vinícola e Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1999. 

A cidade é conhecida por suas encantadoras ruas medievais, arquitetura histórica e um ambiente pitoresco. Entre suas atrações, destacam-se a igreja monolítica de Saint-Émilion, que é notável por ser esculpida em um único bloco de rocha, e as inúmeras caves de vinho, onde é possível degustar os vinhos locais.

Hotel Monasterio de Boltaña
Hotel Monasterio de Boltaña

Além do charme arquitetônico e do vinho, Saint-Émilion oferece uma excelente gastronomia, com restaurantes que servem pratos tradicionais da região os quais pudemos degustar no restaurante bistrô L´envers du Decor, reservado pela Motonomads.

No dia seguinte, partimos para uma viagem de 400 km em direção a Lourdes, que além do cenário estonteante, pudemos passar por Biarritz para um passeio e almoço. Biarritz, na costa do Oceano Atlântico, é conhecida por suas belas praias, como a Grande Plage, e suas ondas ideais para o surfe, atraindo turistas de todo o mundo. Além disso, Biarritz é a porta do Pirineus, percorrendo uma parte montanhosa do lado francês, parte do País Basco, até chegarmos na famosa cidade de Lourdes para mais um jantar agradável em grupo, organizado pela Motonomads.

Caminhasr pelas ruas históricas e estreitas de Girona é como viajar no tempo
Caminhasr pelas ruas históricas e estreitas de Girona é como viajar no tempo

Lourdes é uma cidade situada no sudoeste da França, famosa por ser um importante santuário católico e um destino de peregrinação. Localizada aos pés dos Pirineus, Lourdes ganhou notoriedade após as aparições da Virgem Maria a uma jovem chamada Bernadette Soubirous em 1858, que foram reconhecidas pela Igreja Católica. Essas aparições transformaram a cidade em um local sagrado, atraindo milhões de visitantes todos os anos.

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é o principal ponto de interesse, incluindo a Gruta de Massabielle, onde ocorreram as aparições. O local é conhecido por suas águas consideradas milagrosas, que muitos acreditam ter propriedades curativas. 

Hotel Lourdes, Pirineus
Hotel Lourdes, Pirineus

Adicionalmente, e o mais importante para os amantes do motociclismo, Lourdes é o ponto estratégico para explorarmos os Pirineus. Pilotamos 230 km pelo Col Du Turmalet, com Montanhas cobertas de neve; pegamos 1oC de temperatura a mais de 2.000 metros de altitude; paramos para um café, ou melhor, chocolate quente no pico, para fotos e curtimos as paisagens encantadoras. 

A estrada era um espetáculo à parte, curvas fechadas, subidas e descidas para todos os gostos. Esse passo é a meca do motociclismo e fazê-lo em um grupo entrosado com motos de primeira linha,  cruzando com outros motociclistas pelo caminho torna esse loop ainda mais especial. Ao fim do dia, felizes pelo loop, passeamos por Lourdes, onde alguns renovaram a fé e todos curtimos os restaurantes da cidade.

Mais um trecho da viagem cortando os Pirineus
Mais um trecho da viagem cortando os Pirineus

Espanha novamente

Dia seguinte, retornamos para a Espanha, por mais estradas eletrizantes, com belos vales e mais paisagens especiais. Reencontramos a culinária espanhola pelo caminho, no qual paramos em um restaurante pitoresco, o La Terraza de Arratiecho, em meio a um belo parque de mesmo nome, em um lugar extremamente agradável. 

Seguimos para Boltagña, onde mais uma vez tivemos uma noite muito divertida com todo o Grupo, no Hotel Monastério de Boltaña. Além de um ótimo jantar, podemos adentrar a noite, com todo o grupo, curtindo vinhos e cervejas. Tivemos ainda um “show” à parte de violão de um dos membros do grupo, violão esse que a equipe da Motonomads nos providenciou durante o nosso tour. Em nossa estada em Boltaña, a Motonomads ainda presentou membros do grupo com prêmio fidelidade.

Último dia foi o de retorno à Barcelona; porém, a diversão ainda não acabara. Mais uma vez a Motonomads nos organizou um jantar, presenteando-nos com uma rodada de vinho, no mesmo hotel que chegamos, o que facilitou muito a logística.

A turma se reuniu para mais uma foto, desta vez, no Col du Tourmalet, Pirineus
A turma se reuniu para mais uma foto, desta vez, no Col du Tourmalet, Pirineus

Toda essa experiência foi possível graças ao excelente trabalho da Motonomads. Desde antes do início do tour, eles nos deram todo apoio. No tour ofereceram uma equipe com dois guias, van e nosso paparazzi, que por muitas vezes era um cinegrafista, sentado de costas na moto do guia para pegar as melhores imagens para nossos vídeos; um trabalho impecável para que tudo fosse inesquecível. A ótima interação do grupo foi muito importante para o excelente clima da viagem, no qual todos se ajudaram, fora as resenhas que eram diárias em toda viagem.

Por fim, esse foi meu terceiro tour com esse grupo, o segundo com a Motonomads e foi tão especial que já fechamos o próximo – com a MotoNomads, é claro!

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui