patente-da-honda-preve-possivel-futura-fireblade

Novos winglets prometem reduzir ainda mais o arrasto e reduzir consumo de combustível.

A Honda acaba de dar à sua CBR1000RR-R Fireblade SP um conjunto surpreendentemente substancial de atualizações técnicas para o ano modelo 2024 , mas a maioria delas está sob um conjunto de carroceria praticamente inalterado. Agora, um novo pedido de patente da empresa mostra que um conjunto mais substancial de revisões visuais está em desenvolvimento, com foco em aumentar a força descendente e, ao mesmo tempo, reduzir o arrasto.

patente-da-honda-preve-possivel-futura-fireblade
O desenho da patente da Honda mostra uma nova carenagem aerodinâmica e frontal que pode chegar à CBR1000RR-R Fireblade SP. Honda

Uma das poucas revisões externas da 2024 CBR1000RR-R SP é a adição de novos winglets na frente da moto ao estilo aro inspirados na MotoGP, substituindo as versões multicamadas montadas na lateral da versão atual Estas são uma solução testada e comprovada para a crescente procura de downforce frontal, comprovada no calor da competição e oferecendo uma ligação visual útil às máquinas Honda de MotoGP , mas inevitavelmente acrescentam resistência quando comparadas com um design de carenagem mais limpo. 

A forma completamente reformulada vista em um pedido de patente recém-publicado visa o melhor dos dois mundos, deixando cair as asas salientes e reduzindo a área frontal da moto em busca de menos arrasto, ao mesmo tempo em que introduz um design de nariz inovador que visa replicar a força descendente das asas.

patente-da-honda-preve-possivel-futura-fireblade
A patente da Honda descreve a remoção de winglets da parte externa da carenagem e deixar a carenagem dianteira fazer o trabalho aerodinâmico. Honda

Em essência, a ideia é mover os winglets de sua posição normal em ambos os lados do nariz da moto e empurrá-los para mais perto, direcionando o ar sobre as superfícies dentro do próprio nariz através de uma série de entradas e saídas de ar. O documento de patente da Honda explica: “…quando são fornecidas asas invertidas em ambas as extremidades da carenagem dianteira, a força descendente torna-se grande. No entanto, o arrasto aerodinâmico também se torna grande.” Prossegue dizendo: “Na presente invenção, a força descendente pode ser aumentada pela primeira porção da carenagem dianteira tendo um formato de asa invertida. Além disso, como as asas são desnecessárias, o arrasto aerodinâmico pode ser reduzido. Assim, o desempenho do movimento (velocidade máxima e desempenho de aceleração)…melhora e, como resultado, o desempenho do consumo de combustível pode melhorar.”

Os principais componentes do novo design são as entradas claramente visíveis em ambos os lados da carenagem, logo à frente do guidão. Eles são combinados com um segundo conjunto de entradas montadas mais abaixo, dentro da seção côncava logo abaixo da borda principal do nariz. Ambas as entradas correspondem às saídas na parte traseira da carenagem, mas o que não é imediatamente visível é o formato da carroceria interna por onde o ar flui entre as entradas e saídas. Isto só é revelado em um desenho no pedido de patente da Honda (marcado como Fig. 5) que mostra uma seção em corte do nariz e revela que o ar flui em torno de um perfil de asa em ângulo agressivo dentro da moto.

patente-da-honda-preve-possivel-futura-fireblade
O ar flui através da carenagem dianteira e através de uma asa interna (marcada com 59). Honda

Além de criar downforce e reduzir a área frontal da moto, afirma-se que o design oferece benefícios aerodinâmicos adicionais mais atrás, direcionando o fluxo de ar de forma mais limpa sobre e ao redor do piloto. A patente diz que ao passar pelo nariz e pelas seções internas da asa, o “ar descarregado funciona como uma cortina de ar… Como resultado, o alcance de proteção contra o vento para o ocupante pode ser reduzido, e o tamanho… [da moto] quando visto de frente pode ser reduzido. Portanto, o arrasto aerodinâmico pode ser ainda mais reduzido.”

Embora todos os desenhos da patente mostrem a carenagem montada em torno de uma CBR1000RR-R Fireblade SP, com os formatos do escapamento, do quadro e do braço oscilante combinando com a superbike atual da empresa, também é claramente possível usar a mesma ideia em praticamente qualquer superesportiva e ao solicitar a patente da ideia a Honda espera evitar que rivais possam seguir na mesma direção.

Fonte: Cycle World

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!