Pneu Michelin Anakee Adventure chega ao mercado esbanjando versatilidade, estabilidade e resistência ao desgaste

POR GUILHERME DERRICO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

No dia 13 de março, a Michelin convidou a imprensa especializada para apresentar seu mais novo lançamento: o pneu Anakee Adventure. A marca ampliou sua gama Trail e desenvolveu este pneu para 80% de uso urbano e 20% Track/Trail. A novidade chega para atender às necessidades do setor. É o que afirma Antonio Barbosa, diretor comercial da Michelin América do Sul.

“O Michelin Anakee Adventure irá surpreender, principalmente, os motociclistas que pilotam em estradas comuns, com ocasionais incursões off-road, incluindo condições desafiadoras. Seu design com apelo aventureiro também irá atrair os pilotos que valorizam a aparência de sua moto”, diz.

DETALHES

Para atender a essa ampla variedade de usos, o pneu combina novos compostos, nova arquitetura, tecnologia moderna e uma nova escultura, proporcionando maior aderência em piso molhado e seco, dirigibilidade, conforto e estabilidade, especialmente em altas velocidades, sem qualquer concessão à vida útil dos pneus ou à agilidade.

Daniel D’Almeida, gerente de marketing da Michelin América do Sul, fala um pouco mais sobre as tecnologias utilizadas no produto. “O novo Michelin Anakee Adventure é o primeiro pneu Trail da Michelin a incorporar as tecnologias Michelin 2CT e Michelin 2CT+, anteriormente utilizadas apenas em pneus on-road, que se aplicam, respectivamente, à dianteira e à traseira. Isso traz mais segurança e diversão durante a pilotagem”.

De acordo com o fabricante, o pneu dianteiro combina diferentes compostos de sílica no centro e nos ombros, garantindo uma boa aderência em todos os momentos – especialmente em piso molhado – sem prejudicar a performance no tempo seco ou a vida útil do produto. Já devido à tecnologia chamada Michelin 2CT+, o composto de borracha usado no centro do pneu funciona como uma camada rígida abaixo do composto utilizado para os ombros, proporcionando maior estabilidade ao inclinar, ao mesmo tempo em que oferece alto desempenho em condições úmidas e secas, também sem prejudicar a durabilidade do pneu.

O Michelin Anakee Adventure ainda apresenta dois novos compostos, 100% de sílica, que proporcionam estabilidade em velocidades altas e um alto nível de agilidade. As motos que podem receber o novo pneu são: Honda Africa Twin, BMW GS, Yamaha Super Ténéré, Suzuki V Strom, KTM Adventure e Triumph Tiger.

ALTO PADRÃO

Embora tenha um desenho mais aberto, a banda de rodagem do novo Anakee Adventure proporciona a tração necessária em qualquer tipo de piso, aumentando a confiança e o conforto do motociclista. Enquanto o centro do pneu apresenta um padrão mais compacto para garantir mais estabilidade em linha reta em altas velocidades, seus sulcos gradualmente se alargam em direção aos ombros, aumentando o escoamento de água, em diferentes ângulos de inclinação para, assim, melhorar a performance em estradas molhadas.

TESTANDO!

O piloto Jan Terwak, que representou a Moto Adventure no teste, passa as impressões sobre o pneu. “O Michelin Anakee Adventure me impressionou. Primeiramente por conta de toda a tecnologia envolvida no desenvolvimento do produto. O pneu foi pensado para oferecer bastante durabilidade, por isso, a maior parte dele é feita de uma borracha mais dura. Também oferece muita tração, especialmente quando a moto está inclinada. Por esse motivo, as laterais do pneu são de uma borracha mais macia”, diz.

De acordo com Terwak, o pneu encara as situações off-road com tranquilidade. “O Anakee Adventure encara muito bem o cenário off-road. É um pneu voltado para 80% no asfalto e 20% na terra, mas, na prática, a impressão que passa é muito boa. A moto mantém a trajetória correta, maximizando a tração onde, via de regra, há pouca aderência. O desenho nas laterais do pneu foi pensado para oferecer um nível de aderência maior nas curvas. Já no asfalto, ele também garante ótima dirigibilidade. Certamente é um ótimo pneu para quem tem uma Big Trail e curte mais o asfalto que a terra. E se o asfalto acabar, sem problemas: ele dá conta do recado”, conclui o piloto.

DIMENSÕES (BOX)

•          90/90 – 21 M/C 54V ANAKEE ADVENTURE F TL/TT

•          130/80 R 17 M/C 65H ANAKEE ADVENTURE R TL/TT

•          110/80 R 19 M/C 59V ANAKEE ADVENTURE F TL/TT

•          140/80 R 17 M/C 69H ANAKEE ADVENTURE R TL/TT

•          150/70 R 17 M/C 69V ANAKEE ADVENTURE R TL/TT

•          120/70 R 19 M/C 60V ANAKEE ADVENTURE F TL/TT

•          170/60 R 17 M/C 72V ANAKEE ADVENTURE R TL/TT

•          150/70 R 18 M/C 70V ANAKEE ADVENTURE R TL/TT

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here