Moto Adventure fez o teste dos pneus Rinaldi RMX 35. Em uma fazenda, pudemos avaliar o produto em várias situações

TEXTO: CELSO RENATO A. DA SILVA

FOTOS: AGNALDO TARABORELLI

Recebemos a missão de testar os pneus Rinaldi RMX 35. Para este desafio, utilizamos uma KTM 525, tendo na dianteira 80/100-21 e na traseira, 120/90-18, ambos montados com mousse no lugar de câmeras, com uma pressão equivalente a 13 libras. A moto é própria para Enduro – extremamente potente, conta com mais de 50cv. Quanto ao local escolhido para o teste, optamos pela Fazenda ASW Off Road Park, que oferece uma diversidade de pistas e condições de piso em um mesmo local. Porém, nos concentramos no tipo de uso indicado pelo fabricante: trilhas, Enduro e rally.

1ª condição – Pista para Iniciação: possui piso plano, duro e seco, além de marcações com cones. O comportamento da moto foi excelente, tanto nas frenagens como nas curvas e mudanças de trajetória. Transmitiu segurança em todas as simulações, inclusive em drift.

2ª condição – Pista para Veloterra: curta, piso gradeado, irrigado, com variações de níveis e muitas curvas apoiadas. Os pneus permitiram uma excelente tração. Nas curvas apoiadas em alta velocidade, manteve a trajetória, garantindo uma condução rápida e divertida.

3ª condição – Pista para Cross Country: longa, com várias subidas e descidas bem inclinadas, trechos sinuosos e travados, pequenos saltos, mata fechada, facões e curvas com canaletas (condições similares às das trilhas e provas de Enduro). Novamente, a pilotagem foi segura, com controle tanto nos trechos travados, subidas e descidas. Mesmo em bloqueio de roda, a dirigibilidade foi satisfatória e segura. Nas curvas com velocidade em canaletas, a trajetória era linear, sem tendência de perda de direção. Na diversidade de condições, a sensação de controle foi total. Após os testes, não foi percebido qualquer desgaste do produto.

EXPERIÊNCIA

Pratico off-road há mais de 30 anos. No início, só podíamos contar com pneus importados ou produzidos localmente por empresas estrangeiras. É bom constatar que a indústria nacional, hoje, possui uma qualidade e um nível de excelência que não deixa a desejar às marcas tradicionais estrangeiras. Os pneus Rinaldi RMX 35 permitiram excelente dirigibilidade e segurança. Testado e aprovado!

A Pista

Fazenda ASW Road Park – Av. Francisco Rodrigues Filho nº 8460 – Mogi das Cruzes/SP

Tel: (11) 9 8354-0968

www.fazendaasw.com.br

Serviços

Aventur – Fale com o Celsinho, que organiza tripson e off-road pelo Brasil afora

Tel: (11) 99296 4677

www.aventur.tur.br

Apoio

ASW

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here