Os momentos de introspecção, associados à identidade de grupo e à sensação de liberdade fazem com que nos sintamos preenchidas por sentimentos que elevam nosso estado de espírito.

Desde que lancei meu site, o acelerada.com.br, tenho feito diversas pesquisas, e uma delas é sobre a felicidade de ser mulher motociclista. Mas por que será que a moto é capaz de deixar, nós mulheres, ainda mais felizes?


Pelo que tenho notado, é nítido que mulheres motociclistas se bastam mais, têm auto estima mais elevada, são bem menos estressadas e se sentem mais bonitas.


E conversando com mulheres que não pilotam motos, vejo o número enorme daquelas que desejam pilotar motos, que admiraram e acham lindo ver uma mulher em cima de uma moto, mas que ainda lhes falta a coragem de aprender a pilotar, ou infelizmente, são brecadas pela família.

Busquei o ponto de vista de uma psicóloga e neuropsicóloga, a minha amiga do instagram Amably Monari, Mestre pela USP, que inclusive também é motociclista.

“A paixão pelas duas rodas nos transforma em um grupo com características especificas fazendo com que nos sintamos parte de algo maior que nós mesmos, o que nos dá um sentido para nossa vida”, explica. “Além disso, quando fazemos algo que nos dá prazer, nosso cérebro produz hormônios do prazer, enviando uma mensagem de que aquilo deve ser repetido porque é muito bom e embora o mundo das duas rodas não cure nossa saúde mental, proporciona espaços onde podemos explorar nossas inúmeras formas de ser no mundo“, conclui Amably.

Espaço pessoal

O motociclismo a meu ver, inclusive para minha própria saúde mental, é meu momento de meditação, de desligar da vida caótica e também, uma importante rede de apoio que se forma a partir da união entre aquelas que dividem esta paixão. Ou seja, nossa conexão com nossa moto torna-se um vínculo de espaço com nós mesmos.
Resumindo, você pode ser feliz sozinha, pelo menos ali, naquele instante que está desfrutando de um passeio, curtindo a moto e se conhecendo melhor, você acaba se surpreendendo com você mesmo, quando se vê em situações que só você pode resolver, e você vai lá e resolve! E isso lhe deixa mais forte e auto confiante.

E bora ser feliz? Pilote sua história!