Abraciclo estima crescimento de 7,9% na comparação com o ano passado que fechou com 1,19 milhão de motocicletas fabricadas

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo projeta que a produção de motocicletas deve atingir 1.290.000 unidades em 2022. O volume representa crescimento de 7,9% na comparação com as 1.195.149 motocicletas fabricadas no Polo Industrial de Manaus – PIM no ano passado.

No varejo, a expectativa é que sejam emplacadas 1.230.000 motocicletas, o que corresponde a uma alta de 6,4% em relação a 2021 (1.156.074 unidades). As exportações deverão totalizar 54.000 unidades, alta de 1% sobre o volume registrado no ano passado (53.476 motocicletas).

        As projeções de crescimento confirmam o cenário de recuperação gradativa da indústria de motocicletas, que vem retomando os volumes pré-pandemia. “Esperamos um cenário mais estável neste ano para conseguirmos atingir novamente os patamares de 2015, quando a produção ficou na casa do 1,2 milhão de unidades”, comenta Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Fermanian explica que o avanço dos serviços de entrega e o maior uso da motocicleta nos deslocamentos urbanos, devido ao aumento dos preços dos combustíveis e a disponibilidade de crédito, estão entre os fatores que fazem a demanda pelo modal continuar em alta.

        No entanto, a Abraciclo está atenta para algumas variáveis que podem impactar esse desempenho, como o aumento dos casos da variante Ômicron e da gripe H3N2, que podem afastar os colaboradores dos postos de trabalho e impactar a produção. As instabilidades do cenário macroeconômico que influenciam desde o abastecimento e reorganização das cadeias produtivas, até a alta nas taxas de juros e do frete, por exemplo, também merecem atenção. “Também acompanhamos outros movimentos do cenário político e econômico que podem afetar o poder de compra do consumidor e impactar negativamente a demanda por motocicletas”, comenta Fermanian.

PROJEÇÃO MOTOCICLETAS 2022  
 REALIZADO 2019REALIZADO 2020REALIZADO 2021PROJEÇÃO 2022PROJEÇÃO 2022/REALIZADO 2021  
  
PRODUÇÃO1.107.758961.986 1.195.1491.290.000  7,9%  
EXPORTAÇÃO38.61433.750 53.476 54.000 1,0%  
VAREJO1.077.234 915.1571.156.0741.230.0006,4%  

Fonte: Associadas Abraciclo

Fechamento 2021

        A indústria de motocicletas fechou 2021 com a produção de 1.195.149 unidades, alta 24,2% na comparação com o ano anterior (961.986 motocicletas). O volume ficou 2% abaixo da expectativa da associação, que era de fabricar 1.220.000 motocicletas.

O presidente da Abraciclo ressalta que a meta poderia ser atingida, mas as fabricantes enfrentaram dois obstáculos: a segunda onda de coronavírus que atingiu a cidade de Manaus no início de 2021, quando deixaram de ser produzidas cerca de 100 mil motocicletas, e as restrições implantadas nas linhas de produção para evitar a disseminação da doença. “O maior distanciamento entre os postos de trabalho, por exemplo, aumenta o tempo de fabricação”, explica. “É importante ressaltar que todas as medidas estão mantidas, pois a prioridade é a saúde e segurança do colaborador”, completa. 

HISTÓRICO DE PRODUÇÃO ANUAL
ANO2015201620172018201920202021
UNIDADES1.262.708887.653882.9761.036.7881.107.758961.9861.195.149

Fonte: Associadas Abraciclo

Os emplacamentos totalizaram 1.156.074 unidades, alta de 26,3% na comparação com 2020 (915.157 motocicletas). “As limitações nas linhas de montagem fizeram com que, em 2021, tivéssemos dificuldade em atender à demanda crescente. Hoje a fila de espera é de cerca de 30 dias para modelos de baixa cilindrada e scooters. A tendência para os próximos meses é de normalização. Todas as associadas estão se esforçando para atender ao consumidor que espera, quer e precisa de uma motocicleta nova”, enfatiza Fermanian.

A Scooter foi a categoria que registrou o maior crescimento anual. Foram licenciadas 107.285 unidades, volume 40,9% superior ao registrado em 2020 (76.129 motocicletas). “Apesar de ter 9,3% de participação no mercado, as Scooters estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas, graças a sua praticidade, versatilidade e baixo consumo de combustível. A tendência é de que a procura cresça ainda mais”, analisa o presidente da Abraciclo.

Confira o ranking de emplacamentos registrado em 2021 por categoria:

 EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS POR CATEGORIA
CATEGORIAJAN A DEZ 2020PARTICIPAÇÃOJAN A DEZ 2021PARTICIPAÇÃOJAN A DEZ 2020 / JAN A DEZ 2021
Street457.43250,0%563.77348,8%23,2%
Trail176.99019,3%239.30620,7%35,2%
Motoneta141.65415,5%164.37114,2%16,0%
Scooter76.1298,3%107.2859,3%40,9%
Naked23.0622,5%30.1272,6%30,6%
Big Trail15.3321,7%21.5641,9%40,6%
Ciclomotor11.9061,3%15.5191,3%30,3%
Sport6.1230,7%6.9350,6%13,3%
Custom5.1770,6%5.8100,5%12,2%
Touring2040,0%1170,0%-42,6%
Triciclo1.1480,1%1.2670,1%10,4%
TOTAL915.1571.156.07426,3%

Fonte: Associadas Abraciclo

As motocicletas de baixa cilindrada (até 160 cilindradas), que são as mais utilizadas nos serviços de entrega, responderam por 80,7% do mercado, com 932.797 unidades emplacadas. A participação dos modelos de média cilindrada (de 161 a 449 cilindradas) no total de licenciamentos foi de 15,5% (179.481 unidades). Já as motocicletas de alta cilindrada (acima de 450 cilindradas) representaram 3,8% do mercado (43.796 unidades).

As exportações somaram 53.476 unidades, o que corresponde a um aumento de 58,4% em relação a 2020 (33.750 unidades). De acordo com levantamento do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Argentina foi o principal mercado, com 16.119 unidades exportadas e 28,7% do volume total exportado. Em segundo lugar, ficou a Colômbia (12.541 motocicletas e 22,4% das exportações), seguida pelos Estados Unidos (11.642 unidades e 20,8%).

Resultados de dezembro

        No último mês de 2021, 76.359 motocicletas saíram das linhas de montagem do Polo de Manaus. O volume é 32,9% inferior ao registrado em novembro (113.776 unidades). Na comparação com o mesmo mês de 2020, quando foram fabricadas 73.471 motocicletas, houve alta de 3,9%. “O recuo no nível de produção era esperado devido às férias coletivas que já estavam programadas”, explica Fermanian. “As fábricas aproveitam esse período para executar serviços de manutenção e instalação de novos equipamentos”, completa.

        Com 112.363 motocicletas licenciadas, o mercado atingiu o segundo melhor resultado do ano e ficou atrás apenas de julho (112.538 unidades). O resultado foi 6,3% superior em relação ao mês anterior (105.740 motocicletas) e 13,8% maior na comparação com dezembro de 2020 (98.775 unidades).

        Veja o ranking e a comparação com o mês e ano anteriores:

EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS
 DEZEMBRO20NOVEMBRO/21DEZEMBRO/21  
CATEGORIAAPARTICIPAÇÃOBPARTICIPAÇÃOCPARTICIPAÇÃOC/AC/B
Street48.97349,6%51.69448,9%56.09349,9%14,5%8,5%
Trail19.90020,1%22.38621,2%21.96219,5%10,4%-1,9%
Motoneta15.90316,1%15.25014,4%17.41715,5%9,5%14,2%
Scooter8.2828,4%9.3738,9%9.5728,5%15,6%2,1%
Naked2.3952,4%2.5262,4%2.6302,3%9,8%4,1%
Big Trail1.3891,4%1.8391,7%2.0191,8%45,4%9,8%
Ciclomotor9461,0%1.3541,3%1.3351,2%41,1%-1,4%
Sport6440,7%5630,5%5320,5%-17,4%-5,5%
Custom2080,2%6360,6%6510,6%213,0%2,4%
Touring180,0%80,0%

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