A pequena cidade de São Félix do Tocantins será protagonista do ZMatch City, um projeto experimental que irá fomentar o desenvolvimento da região de forma sustentável, priorizando o meio ambiente. A Polaris, que participa e patrocina a iniciativa, terá 10 unidades do RZR Pro XP destinados a locomoção

Desenvolvimento sustentável, fomento ao ecoturismo aliado à inovação e ao uso de tecnologia para a construção de um futuro melhor. Estas são algumas das práticas apoiadas pela Polaris – uma das principais marcas de UTVs e quadriciclos do país –  que serão adotadas no ZMatch City, um projeto social que visa promover o desenvolvimento nas mais diversas áreas na pequena São Félix do Tocantins (TO), cidade de apenas 1,5 mil habitantes, repleta de belezas naturais, próxima ao Parque Estadual do Jalapão. Além de participar, a fabricante de veículos off-road é uma das patrocinadoras do projeto, que tem início nesta segunda-feira (23) com a realização da ‘Edição Zero’, uma semana inteira de atividades, palestras e apresentações com diversas personalidades da área de tecnologia e inovação, que segue até o dia 29 de agosto.

O ZMatch City contará com 10 unidades do UTV RZR PRO XP Ultimate 4 lugares da Polaris, que serão utilizados para os deslocamentos em locais ‘fora de estrada’ ao longo da realização do projeto. Além disso, dois destes veículos, que receberam novos grafismos e pintura customizada, estarão disponíveis aos participantes da ‘Edição Zero’ para passeios nos diversos lugares paradisíacos da região. Dentre alguns dos pontos que poderão ser visitados estão as Dunas do Jalapão e a Serra da Catedral – uma serra rochosa que lembra o formato de uma igreja –, os fervedouros de Veredas e Bela Vista – piscinas naturais com água cristalina de nascentes onde é impossível afundar devido à pressão da água – e o Rio do Sono onde é realizada a prática de rafting.

Durante os próximos meses, o projeto-piloto patrocinado pela Polaris tem como objetivo promover o crescimento de São Felix do Tocantins por meio do uso de tecnologia e em harmonia com a natureza. Entre as propostas do ZMatch City estão tornar a cidade autossuficiente em energia, promover reciclagem do lixo, proporcionar alternativas para captura de carbono utilizando tanques de algas, oferecer meios de geração de alimento aos habitantes com a instalação de tanques de tilápia, além de construir uma escola modelo para 200 alunos e disponibilizar internet gratuita e de alta velocidade para toda a população.

“Precisamos pensar no futuro do nosso planeta e projetos como este são um passo fundamental para tornarmos o mundo mais sustentável, com desenvolvimento social e uma visão centrada no meio ambiente. Este é um legado que devemos deixar para as novas gerações e a Polaris tem tudo a ver com estes conceitos, de liberdade e preservação da natureza”, ressalta Caio Fernandes, Gerente de Vendas e Marketing da Polaris.

O UTV da Polaris utilizado no projeto social ZMatch City pertence à mesma linha do modelo que competiu na 29ª edição do Rally dos Sertões, prova que encerrou neste domingo (22), após os pilotos da equipe Polaris percorrerem cerca de 3.500 quilômetros, boa parte na árida região da caatinga do nordeste brasileiro. Equipado com motor bicilíndrico Pro Star Turbo de 925 cilindradas, o RZR PRO XP possui sistema de tração real AWD/2WD isolada sob demanda e alcança 184 cv de potência máxima.

Lembrando que a organização cumprirá todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19, com disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara e capacidade reduzida de presentes, por exemplo.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together!