Equipe Honda Racing também alcança o primeiro lugar da categoria Super Production, com o piloto Gregorio Caselani

POR REDAÇÃO

FOTOS: MARCELO MACHADO DE MELO/MUNDO PRESS

O mineiro Tunico Maciel é o novo líder da classificação geral das motocicletas no Sertões 2019. O piloto da equipe Honda Racing foi o mais rápido da segunda etapa do rali, realizada nesta segunda-feira (26/8) entre Costa Rica (MS) e Barra do Garças (MT), mantendo a ponta da tabela na disputa da classe Production Aberta.

O percurso do dia incluiu 647 quilômetros, 536 deles de especiais (trechos cronometrados). A entrada no estado do Mato Grosso teve desafios variados, como trechos de serra, areia, cascalho, travessia de rios e retas de alta velocidade. As lombas foram outra característica do roteiro, bem como as zonas de radar.

“A etapa de hoje foi muito desgastante, principalmente por conta das lombas. Eu me senti confiante e ataquei em alguns trechos onde fiquei mais à vontade. O Sertões é muito longo, não pode arriscar tudo de uma vez só. É preciso pegar confiança para, etapa a etapa, construir o resultado e conquistar a vitória”, explica Maciel, que defende o título das motocicletas.

Para chegar à ponta da tabela na Super Production, Caselani levou um grande susto. “Tive que desviar de um carro e saí da pista, tomei um tombo leve, que agora está incomodando. Não é fácil, mas vou recuperar para seguir em frente”, conta o piloto, campeão do Sertões em 2016.

Jean Azevedo completou a trinca da Honda na classificação geral das motos. O heptacampeão do Sertões também subiu uma posição na Super Production e agora está na vice-liderança. “Tivemos a maior especial da história do Sertões nesses 27 anos. Foi um dia muito duro pelos saltos e pela quilometragem, que exige muito dos pilotos. Chegamos 100% no Mato Grosso, bem como as motos Honda CRF 450RX, que só precisam passar por uma manutenção de rotina para a terceira etapa”, conclui. 

Nesta terça-feira (27/8), a caravana do rali chega ao estado de Goiás, na cidade de São Miguel do Araguaia. A terceira etapa da prova soma 764 km (403 de especiais). O trecho cronometrado promete muitos desafios, como depressões de poças secas (DEPS), pontes com vão central, navegação apurada e retas de alta velocidade.

O 27º Sertões largou no dia 25 de agosto de Campo Grande (MS). O rali conta com oito dias de disputas até a chegada em Aquiraz (CE), marcada para 1º de setembro. O roteiro total é de 4.890 quilômetros, sendo 2.861 de especiais (trechos cronometrados), com passagem por seis estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Piauí e Ceará. A prova inclui também categorias para carros, UTVs e quadriciclos.

SERTÕES 2019 – CLASSIFICAÇÃO APÓS DUAS ETAPAS (RESULTADOS EXTRAOFICIAIS)

CLASSIFICAÇÃO GERAL – MOTOCICLETAS

1 – Tunico Maciel #1 – 11:25:22.5 – Honda CRF 450RX

2 – Gregorio Caselani #5 – 11:32:10.1 – Honda CRF 450RX

3 – Jean Azevedo #3 – 11:44:07.2 – Honda CRF 450RX

4 – Bruno Leles #18 – 12:03:01.0

5 – Ricardo Martins #2 – 12:16:25.9

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também