A temporada 2018 de Rally tem muitas novidades, mas é claro, sem deixar de percorrer algumas das mais belas paisagens do país. Do Rio Grande do Norte até as Serras Catarinenses, passando pelo Deserto do Jalapão, o desafio está para começar!

TEXTO: DONI CASTILHO
FOTOS: DONI CASTILHO/DFOTOS, GUSTAVO EPIFÂNIO/DFOTOS E LUCIANO GOMES/DFOTOS

O ano de 2017 mal terminou e a temporada de 2018 já começou a ser preparada. Com a união cada vez mais forte dos organizadores, o resultado não podia ser outro: um campeonato verdadeiramente nacional, com etapas em quatro regiões do país e bastante estruturado, o que vem atraindo cada vez mais pilotos e patrocinadores.

A temporada de rally é disputada em duas categorias. O Rally Baja, no qual o percurso em geral é mais rápido e o piloto segue placas que indicam o caminho, e que também servem de aviso para situações de atenção e perigo. Essa é a categoria do Rally Cuesta e Rally dos Amigos, por exemplo.

Já o Rally Cross Country tem um percurso com mais dificuldades naturais, são mais longos e os pilotos seguem o caminho com uma planilha disponibilizada pela organização, no caso dos UTV’s, um navegador acompanha o piloto para indicar o percurso. Essa é a categoria em que é disputado o Rally dos Sertões e o RN1500.

Uma das novidades é o Rally Poeira, que será disputado em março na cidade de Araçatuba, interior do estado de São Paulo. Outro “pega” inédito será o Rally Caminhos da Neve, que vai percorrer a estonteante região da divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Casa nova

Até a abertura do campeonato está de casa nova: realizado pela Rally Makers, que já organiza tradicionalmente a 1ª etapa do certame, o Rally Minas Brasil entra no lugar do Rally de Barretos abrindo as cortinas para a temporada 2018. E o novo palco terá as trilhas entre as montanhas da cidade de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais. A cidade, ainda pouco conhecida da maioria dos brasileiros, é um verdadeiro point de aventuras, com trilhas, cachoeiras e visual de tirar o fôlego.

A segunda etapa do Campeonato de Rally Baja também será em casa nova. A cidade de Araçatuba (SP) receberá as equipes entre os dias 24 e 25 de março para o Rally Poeira. Uma das provas mais aguardadas da temporada sem dúvida é o Rally RN 1500, disputado em quatro dias entre o litoral e o sertão do Rio Grande do Norte, e que abre o Campeonato de Rally Cross Country. Umas das principais etapas do Brasileiro, esse belo e desafiador rally chega à sua 20ª edição com muitas novidades e percursos inéditos, principalmente na região do Seridó, no interior do estado. “Estamos bem contentes com a procura para esta edição mais do que especial. Teremos um grid forte e, com certeza, será recorde entre motos e UTV’s. Deveremos confirmar outros destaques da modalidade e temos a certeza de um grande evento em 2018”, destaca Kleber Tinoco, diretor-geral do RN1500.

Outra prova muito aguardada, o Rally Jalapão muda o formato e passa a ter três dias. Esse foi um pedido dos próprios pilotos, que viram a oportunidade de aproveitar mais a região norte do estado do Tocantins, que parece ter sido feita sob medida para uma disputada de rally. O Rally dos Sertões, que esse ano volta a um de seus roteiros mais tradicionais (Goiânia a Fortaleza), também faz parte do Campeonato Brasileiro, mas apenas em cinco dias que valerão por cinco etapas do campeonato.

Segundo semestre

No segundo semestre, belas provas no sul: Rally Rota SC, em Lages (SC), a volta do Rally das Serras, em princípio marcado para ser em São Joaquim (SC). E a estreia do Rally Caminhos da Neve, na região das Serras Catarinenses, que promete agitar bastante a região, já que se trata de uma verdadeira prova Cross Country em uma das mais belas regiões do sul do país. Ainda no segundo semestre, as provas de Rally Baja agitam também o interior do estado de São Paulo: Rally de Inverno, Rally Serra Azul e Rally Rota Sudeste, todos esses organizados pela Arena Eventos. E para encerrar o ano, o tradicionalíssimo Rally dos Amigos, em Avaré. Uma prova de um dia organizada pelo experiente Du Sachs.

Na próxima edição você já poderá acompanhar como foi o início desta jornada, com a cobertura completa do rally Minas Brasil.

CONFIRA MAIS IMAGENS NA GALERIA:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here