Com um quadriciclo, Richard Amaral fica à frente das motos no Rally Rota SC, que teve características de Cross Country e um belíssimo visual
TEXTO: DONI CASTILHO
FOTOS: DONI CASTILHO, NELSON DE ALMEIDA, PEDRO HENRIQUE SANTOS E VIRGÍLIO CRUZ
Novamente, Santa Catarina sediou uma etapa do Brasileiro de Rally Baja, desta vez, válido pelo Campeonato Brasileiro Baja e disputada em Capão Alto, cidade próxima a Lages, região serrana do Estado. O rally passou pela bela região da Coxilha Rica, sob baixas temperaturas. A prova catarinense reuniu motos, quadriciclos e UTVs, nos dias 21 e 22 de setembro. A especial (trecho cronometrado) teve 122 km e foi percorrida duas vezes, no sábado e no domingo. O primeiro dia foi frio e com lama, o que deixou o terreno, que normalmente já é liso, ainda mais escorregadio. Já no domingo, o clima melhorou e o piso secou um pouco, mas ainda houve trechos com lama, e sempre com pedras soltas (uma característica da região).
O piloto paranaense Fernando Cardoso, vencedor da categoria Marathon, confirma as condições da prova. “Pense em uma prova difícil, totalmente diferente das que costumamos fazer. Primeiro dia, frio, terreno molhado e pedras; e no domingo, o solo secou, mas ficaram algumas poças com mais pedras soltas, por conta da passagem dos UTVs. Mesmo assim, me diverti e foi uma prova muito boa”, conta Cardoso, que está na liderança da Marathon no campeonato e abriu ainda mais sua vantagem. “O objetivo foi alcançado, aumentei a vantagem do segundo colocado e, agora, é ir para a próxima etapa com mais tranquilidade”, afirma o piloto.
Na geral das motos e quadriciclos, a vitória ficou com o piloto de quadriciclo Richard Amaral, que, com seu Suzuki LTR 450, deixou para trás motos e quadris. Em segundo lugar, e aparecendo com a primeira moto, ficou o piloto local Felipe Silveira Castelo Branco, com uma KTM Exc 350. Fechando o pódio, o sempre rápido Bruno Leles pilotou uma Yamaha YZ 450FX.
Entre os UTVs, vitória de Richard Fliter, seguido pelos pilotos Maurício Pena Rocha, em segundo, e Deninho Casarin, em terceiro. Já Bruno Varela segue na liderança da categoria para UTVs no Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2019. Depois de vencer o primeiro dia de disputas, ele ficou em quarto lugar nos resultados acumulados do Rally Rota SC – o suficiente para manter a ponta da classificação no Brasileiro de Rally Baja. “Tive um pneu furado no domingo, o que atrapalhou os planos de vitória em Santa Catarina. O campeonato está extremamente disputado, então, qualquer detalhe faz toda a diferença. Estou feliz por manter a liderança e pelo desempenho do Can-Am Maverick X3, que, mais uma vez, foi maravilhoso na prova”, conclui Bruno.
Destaque, também, para a equipe Território 4×4, que deixou Capão Alto com duas vitórias: Pirondi/Decker na UTV Double e Bruno/Justo na UTV Start. Após os dois dias de disputa, Pirondi e Decker levaram a melhor e venceram na UTV Double. E ainda terminaram em nono lugar na geral. A dupla estreou nessa temporada no Brasileiro de Rally Baja e, também, nos UTVs, conquistando, pela primeira vez, o lugar mais alto do pódio.
“Estamos muito felizes, a prova foi bem legal e ainda colocamos mais de 4minutos no segundo colocado. Essa conquista é resultado de um trabalho que começou a quatro ralis atrás, lá em Botucatu (RallyCuesta Off-Road). Agora entendemos melhor o carro e as suas reações, a sintonia com o navegador melhorou, além do carro, que passou por modificações”, explica o piloto de Americana (SP). “Começamos juntos nos UTVs, e o que comprova toda essa evolução é a conquista do primeiro lugar de hoje”, completa o navegador paranaense de Cascavel.
O jovem Bruno Luppi, de 15 anos, comemorou sua primeira vitória na categoria Start, destinada a novos talentos. Após seis provas conquistando o segundo lugar, o piloto de Vinhedo (SP) venceu, ao lado do navegador Maykel Justo. A dupla venceu a especial de sábado e, no domingo, fez o segundo tempo, resultados que a levaram ao lugar mais alto do pódio. “Foi uma prova rápida e dura, com muitas pedras, tanto que furou o pneu nos dois dias, mas foi bem divertida e o piso, hoje, estava mais seco”, conta o jovem piloto. “Maykel é bem experiente e me ajudou demais nesta primeira vitória e sigo liderando no Brasileiro”, comemora. Navegador com vasta trajetória no off-road, com diversas participações no Dakar, além do Sertões, Justo coleciona alguns títulos e diz que foi uma experiência produtiva ter andado com Bruno. “Foi muito bom participar desta primeira vitória dele. O rapaz está em constante aprendizagem e tem tudo para ser um grande piloto”, ressalta o navegador de Taubaté (SP).
A competição organizada por André Alcantara marcou, mais uma vez, o campeonato deste ano. Sempre com um visual de tirar o fôlego e um percurso verdadeiramente técnico, as provas em Santa Catarina são imperdíveis para os verdadeiros aficionados pelo off-road.
RESULTADO GERAL:
MOTOS E QUADRICICLOS
1 – Richard Amaral – Quad Suzuki 450
2 – Felipe Silveira Castelo Branco – KTM EXC 350
3 – Bruno Ayrton Leles – Yamaha YZ 450
4 – Alexandre Tormen Branco – KTM 250 2T
5 – Rodrigo Magnago – KTM 450
CATEGORIA UTVS
1 – #125 – Richard Fliter – Can-Am Maverick X3
2 – #105 – Maurício Pena Rocha – Can-Am Maverick X3
3 – #107 – Deninho Casarini – Can-Am Maverick X3
4 – #102 – Bruno Varela – Can-Am Maverick X3
5 – #119 – Otavio Leite – Can-Am Maverick X3
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: